terça-feira, 13 de julho de 2010

A volta do Brasileirão

Com o término da Copa do Mundo na África do Sul, tão comentada e falada, e com o título merecido da Espanha, voltamos nossas atenções novamente ao nosso Campeonato Brasileiro, que volta depois de um recesso de mais de um mês, já deixando saudades no torcedor brasileiro, que tenta agora se animar novamente depois da decepção da seleção no Mundial.

Faço agora um Raio-X de como os principais times da Série A ficaram neste recesso, com entradas e saídas de jogadores. Seu time ficou mais forte ou mais fraco? Confira.

Atlético-MG
Colocação - 17º lugar


O time do técnico Vanderlei Luxemburgo, que se encontra na zona de rebaixamento, ganhou reforços bons e conhecidos, como o goleiro Fábio Costa (ex-Santos), o lateral Fernandinho (ex-Cruzeiro), os meias Diego Souza (ex-Palmeiras), Daniel Carvalho (ex-Internacional) e Edison Méndez (ex-LDU), além do zagueiro Lima e do atacante Reinaldo. As principais saídas foram do lateral Coelho, dos volantes Carlos Alberto (Goiás) e Corrêa (Flamengo) e o atacante Muriqui, que embarcou para a China. A expectativa na Cidade do Galo é grande para tirar o time da zona da degola e lutar por pelo menos uma vaga na Libertadores.
Time-base: Fábio Costa, Diego Macedo, Werley, Jairo Campos e Leandro; Zé Luís, Serginho, Edison Méndez e Diego Souza; Diego Tardelli e Daniel Carvalho.

Próximo confronto: 15/06 - Atlético-GO (Arena do Jacaré) - 21h.

Botafogo
Colocação - 8º lugar


A diretoria alvinegra repatriou dois de seus mais importantes atacantes nos últimos anos: Jóbson volta ao clube depois da suspensão pelo doping, e Maicossuel retorna do Hoffenheim-ALE. A única saída é do zagueiro Wellington, que foi para o Cruzeiro. Do mais, Joel Santana não deve mudar muito o time campeão carioca para a continuação do Brasileiro.
Time-base: Jefferson; Antônio Carlos, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Lucio Flavio, Maicosuel e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu.

Próximo confronto: 14/06 - Flamengo (Maracanã) - 21h.

Corinthians
Colocação - 1º lugar


Depois da eliminação na Libertadores, o timão, na liderança, vem com poucas novidades. A única contratação foi do goleiro paraguaio Bobadilla, que vêm do Independiente de Medellín. As saídas foram considaráveis. O alvinegro perdeu duas peças importantíssimas, o goleiro Felipe (Genoa-ITA) e o zagueiro Chicão (Sporting-POR). Além deles, saíram também os laterais Escudero e Balbuena e o volante Marcelo Mattos. Com Ronaldo e cia, sob a batuta de Mano Menezes, o Corinthians tentará salvar o ano do centenário com o título brasileiro.
Time-base: Bobadilla; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Elias, Bruno César e Danilo; Dentinho e Ronaldo.

Próximo confronto: 14/06 - Ceará (Castelão) - 21h50.

Cruzeiro
Colocação - 11º lugar


Novidades na raposa, no campo e no banco de reservas. Para o comando da equipe, sai Adílson Batista e entra Cuca. Dentro das quatro linhas, chegaram o zagueiro Wellington (ex-Botafogo), o lateral Rômulo (ex-Santo André), os meias Montillo (ex-Universidad de Chile) e Everton (ex-Fluminense) e os atacante Robert (ex-Palmeiras) e Wallyson (ex-Atlético-PR). Foram embora o zagueiro Léo Fortunato, o lateral Fernandinho, o meia Guerrón e o atacante Kléber. Com estas caras novas, a celeste espera melhorar a modesta colocação obtida até aqui.
Time-base: Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Gil e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Gilberto e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista.

Próximo confronto: 14/06 - Atlético-PR (Arena da Baixada) - 19h30.

Flamengo
Colocação - 9º lugar


No atual campeão brasileiro, além da chegada de Zico para o departamento de futebol, o rubro-negro trouxe também alguns jogadores. Os destaques ficam para a contratação do zagueiro Jean (ex-FC Moscou-RUS), o volante Corrêa (ex-Atlético-MG), os meias Renato (ex-Al Shabab-EAU, que volta ao clube), Marquinhos (ex-Palmeiras) e o atacante Val Baiano (ex-Monterrey-MEX). As saídas foram mais importantes que os reforços. O império do amor foi desfeito. Adriano seguiu para a Roma e Vágner Love voltou para o CSKA. Além deles, o goleiro Bruno teve o contrato suspendido, pelo caso que todos já sabem. Fierro, meia, Gil, atacante e Álvaro, zagueiro, também saíram do clube. Com o time teoricamente mais fraco que antes da Copa, o Flamengo segue seu caminho para tentar manter a hegemonia.
Time-base: Marcelo Lomba, Leo Moura, David, Angelim, Juan, Maldonado, Willians, Kleberson, Renato e Petkovic, Val Baiano.

Próximo confronto - 14/06 - Botafogo (Maracanã) - 21h.

Fluminense
Colocação - 3º lugar.


A diretoria tricolor, satisfeitíssima com o trabalho de Muricy Ramalho, aposta na mesma base para continuar bem e lutar pelo título. As únicas novidades são o zagueiro André Luis (ex-São Paulo), o volante Valencia(ex-Atlético-PR) e o atacante Emerson, ex-Flamengo, que vêm do Al-Ain-EMI. As principais saídas foram do do volante Everton (Cruzeiro) e do atacante André Lima (Grêmio).
Time-base: Fernando Henrique, Mariano, Gum, Andre Luís e Carlinhos; Diogo, Diguinho, Marquinho e Conca; Alan e Fred.

Próximo confronto - 15/06 - Grêmio Prudente (Maracanã) - 21h.

Grêmio
Colocação - 12º lugar.


Poucas novidades no tricolor gaúcho. Chegaram o zagueiro Patrick Borges (ex-Pelotas) o lateral Uendel (ex-Avaí) e o atacante André Lima (ex-Fluminense). Saíram o lateral Bruno Collaço e o atacante William, ambos para a Ponte Preta. Silas, pressionado, aposta no seu ataque matador, com Borges e Jonas, para fazer bonito e melhorar consideravelmente a posição do time.
Time-base: Victor, Edilson, Mario Fernandes, Rodrigo e Neuton; Rochemback, Adilson, Leandro e Douglas; Jonas e Borges.

Próximo confronto - 14/06 - Vitória (Olímpico) - 19h30.

Internacional
Colocação - 15º lugar


O colorado mais uma vez deixa o Brasileirão de lado para focar nas semifinais da Libertadores, contra o São Paulo. Mas antes, os gaúchos ainda terão quatro jogos do Brasileirão pela frente. Novidades: no comanda da equipe, sai o uruguaio Jorge Fosatti e chega Celso Roth. O clube repatriou o goleiro Renan, vindo do Valencia-ESP, o volante Tinga, que chega do Borussia Dortmund-ALE e o atacante Rafael Sóbis, ex-Al-Jazira-EAU. Chegam também o lateral Leonardo (ex-Olympiacos) e o meia Oscar (ex-São Paulo). A única saída foi do lateral Eltinho, que volta ao Avaí.
Time-base: Abbondanzieri; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Sandro, Tinga, Guñazu, Giuliano e D'Alessandro; Alecsandro.

Próximo confronto - 14/06 - Guarani (Brinco de Ouro) - 21h50.

Palmeiras
Colocação - 10º


Renovações no verdão. A principal novidade é a volta do técnico Luis Felipe Scolari, que vêm do Uzbequistão. Junto com ele, vieram também o volante Tinga (ex-Ponte Preta) e os atacantes Kléber (ex-Cruzeiro), que assim como o treinador, retorna ao clube, e Tadeu (ex-Grêmio Prudente). O lateral Armero não acertou sua saída para o Parma a fica no verdão. Os meias Diego Souza (Atlético-MG) e Marquinhos (Flamengo) se despedíram do time. Com a vinda de Felipão, a torcida alviverde espera que o filme do campeonato passado não se repita, e o Palmeiras consiga uma boa campanha nesta volta de Brasileirão.
Time-base: Marcos, Vítor, Maurício Ramos, Danilo e Armero; Pierre, Márcio Araújo, Lincoln e Cleiton Xavier; Kleber e Ewerthon.

Próximo confronto - 15/06 - Santos (Pacaembu) - 21h.

Santos
Colocação - 4º lugar.


O peixe, que ainda tem a final da Copa do Brasil contra o Vitória, teme por um desmanche de seus meninos, que por enquanto não aconteceu. As novidades são o volante Adriano (ex-São Caetano) e os atacantes Tiago Luís (ex-União de Leiria-POR) e Keirrisson, vindo de empréstimo de um ano do Barcelona. As saídas foram do goleiro Fábio Costa (Atlético-MG), George Lucas (Sporting-POR) e do atacante André (Dínamo de Kiev-UCR). Dorival mantém a mesma base que fez muito sucesso no primeiro semestre, conquistando o Campeonato Paulista e chegando a final da Copa do Brasil, e espera que os meninos da Vila, especulados em clubes europeus, não saiam agora, para que o trabalho muito bem executado até aqui se mantenha.
Time-base: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Wesley, Marquinhos e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Marcel.

Próximo confronto - 15/06 - Palmeiras (Pacaembu) - 21h.

São Paulo
Colocação - 6º lugar.


O tricolor paulista mantém o time para a continuação do Brasileirão. A única aquisição foi do zagueiro Samuel, vindo do Joinville. Porém, as saídas foram destaque. O zagueiro André Luís seguiu para o Fluminense. Cicinho, depois do empréstimo, volta à Roma. Léo Lima foi para o Al Nasr-EUA, Oscar para o Internacional e o atacante Henrique para o Vitória. Ricardo Gomes aposta na versatilidade de seus jogadores para manter o nível competitivo, já que a equipe têm pela frente, além do Nacional, as semifinais da Libertadores, contra o Internacional.
Time-base: Rogério Ceni; Jean, Miranda, Alex Silva, Junior César; Hernanes, Rodrigo Souto, Richarlyson, Marlos; Dagoberto, Fernandão.

Próximo confronto - 14/06 - Avaí (Morumbi) - 19h30.

Vasco
Colocação - 19º lugar.


O time de São Januário já vê o fantasma do rebaixamento aparecer novamente. Por isso, a diretoria contratou a rodo para a continuação do Brasileirão. Para tirar o time da degola, PC Gusmão assumiu no banco. Para dentro de campo, novidades é o que não faltam. Chegaram o lateral Irrazábal (ex-Cerro Porteño), o volante Felipe Bastos (ex-Benfica), os meias Felipe (ex-Al-Saad-QAT, que retorna ao clube) e Zé Roberto (ex-Shalke 04) e os atacantes Nunes (ex-Santo André), Bruno Paulo (ex-Palmeiras) e Éder Luis (ex-Benfica). As saídas também ocorreram. Os volantes Souza (Porto-POR) e Paulinho (Tochigi-JAP), o meia Geovane Maranhão(Artsul-RJ) e o atacante Dodô (Portuguesa). Com muitas caras novas, a torcida vascaínas espera que o time honre a camisa e faça uma campanha digna da história do alvinegro.
Time-base: Fernando Prass; Dedé, Fernando e Thiago Martinelli; Irrazábal, Rafael Carioca, Nilton, Felipe, e Ramon; Zé Roberto e Éder Luis.

Próximo confronto - 14/06 - Goiás (Serra Dourada) - 21h50.


Para a alegria do torcedor brasileiro, ele está de volta. Que o espetáculo continue, o Brasileirão 2010.

Escudos: http://vinhotintoefutebol.wordpress.com/

7 comentários:

  1. Fala aeee Gabriel.

    Cara, tomara que nesse retorno consigamos nos reerguer. Vamos ter que aguentar muito até a abertura da janela.

    Abraços e Saudações Vascaínas !!!

    Carlos Vascaíno.

    ResponderExcluir
  2. Fala, cara!

    Pô, excelente post, tinha até esquecido do Daniel Carvalho no Atlético-MG. E olha, se o Luxemburgo conseguir montar um 4-2-3-1, com Carvalho, Diego Souza e Méndez servindo o Diego Tardelli, vai dar um baita time.

    Fazia tempo que eu queria ver meu time emprestando os jogadores jovens, o Henrique é muito promissor, mas mofava no banco. Queria ver o Sérgio Mota emprestado também, boto muita fé nele. E com todo respeito ao que o Cicinho conquistou em 2005, o de 2010 não fará falta, vinha sendo o ponto fraco do time.


    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. E ai Gabriel..
    Tenho comigo que até agora os dois grandes favoritos são Corinthians e Fluminense, mas Atlético-MG, Gremio, Santos(dependendo de quem sai e quem fica) e os de sempre São Paulo e Inter também podem ser considerados favoritos.
    Já o teu Vasco e meu Flamengo não espero muito pra essa ano, a meta e fazer 46 pontos, dali pra frente qualquer coisa vai ser lucro.

    ResponderExcluir
  4. Cara, muito boas análises. Não vou comentar cada uma pois vai render quase que um novo post. Mas acho que o Atlético-MG vem muito forte, e Palmeiras - que agora também perdeu C. Xavier, junto com o Vasco, são bons candidatos a cair.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, também estava com saudades do nosso futebol. Espero grandes emoções nessa volta e já tivemos surpresas nos jogos de ontem como a derrota do São Paulo em casa, o empate do Grêmio e a estréia com vitória de Cuca no comando do Cruzeiro.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Aposto no tricolor carioca nesse campeonato. Com a chegada do Deco, não vai ter pra ninguém, com isso o Fred será o futuro atacante da seleção.

    ResponderExcluir
  7. O time do Botafogo foi muito mal, ninguém esperava uma derrota dos alvinegros, nem os próprios Flamenguistas. o Joel foi muito retranqueiro, parecia que o time da estrela solitária iria jogar contra a Espanha. Entrou com 3 zagueiros e dois volantes, foi castigado.

    Abraços!!

    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!