terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Centenário de um gigante

Nesta quarta-feira, dia 01 de agosto de 2010, o Sport Club Corinthians Paulista completa 100 anos de existência. Um clube com uma história magnífica, assim como sua imensa torcida, uma das maiores do Brasil, e que arrasta multidões por onde passa, sempre deixando suas marcas de tradição.

Passando pelo ano de fundação, em 1910, inspirado por um clube inglês, que deu o nome de origem ao Timão. Surgindo entre os grandes paulistas, a rivalidade desde cedo com a Societá Sportiva Palestra Itália (futuro Palmeiras), com o surgimento dos primeiros títulos paulistas e Rio-São Paulo. Em 1954, passando pela "Era Rivelino", quando começava a era do sofrimento corintiano, ficando 23 anos sem conquistar competições oficiais, até a final épica do Campeonato Paulista de 1977, onde o jejum foi quebrado com o título sobre a Ponte Preta.

Da Era da "Democracia Corintiana", comandada por Sócrates, Casagrande, Wladimir, Biro-Biro e Zenon, com o bicampeonato paulista e a luta pelas "Diretas Já". Nas décadas de 1990 e 2000, conquistando seus títulos de maior importância: Tricampeonato Brasileiro (1990, 1998 e 1999), Tricampeão Paulista(1995, 1997 e 1999), Campeão da Copa do Brasil (1995) e da Supercopa do Brasil (1991). Dentre estas décadas, ídolos como Marcelinho Carioca, Dinei, Vampeta, Viola, Rincón, Neto, Ricardinho, Dida, Ronaldo, Gamarra, entre muitos outros. E nos anos 2000, vindos mais três paulistas (2001, 2003 e 2009), Bi da Copa do Brasil (2002 e 2009) e o tetra do Brasileirão, em 2005. Em 2007, o clube viveu um de seus momentos mais difíceis em toda sua história. Terminando o campeonato nacional daquele ano em 17º lugar, acabou rebaixado pela primeira vez para a Série B. Porém, no ano seguinte, com a chegada de Mano Menezes e com o apoio da imensa torcida alvinegra, a equipe subiu e conquistou brilhantemente a segunda divisão e fez renascer o clube. Agora, em 2010, a equipe busca a conquista de mais um Campeonato Brasileiro, para coroar o ano do centenário e dar um presentão para a massa.

As passagens históricas a vitoriosas do Corinthians merecem destaque, assim como sua imensa torcida, que nunca deixou o time na mão, não é a toa que é chamada de Fiel. O Time do Povo, o Timão, o Coringão, o Todo Poderoso, o Alvinegro do Parque São Jorge, merece a comemoração pelo seu centenário. Parabéns ao Sport Club Corinthians Paulista.

Imagem: Futebol - Paixão e Profissão

2 comentários:

  1. Fala Gabriel !

    Um século de história, é realmente incrível para qualquer instituição.

    Abraço !

    http://deolhono-lance.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. E ai Gabriel, blz.
    Reamente o corinthiano tem muito a comemorar, 100 anos não é todo dia que se comemora....
    parabéns ao timão....

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!