segunda-feira, 16 de maio de 2011

O término dos Campeonatos Estaduais

O final de semana foi marcado por decisões no futebol por todo o mundo. Além das definições da maioria dos campeões nacionais na Europa, aqui no Brasil foram conhecidos também os grandes vencedores dos Campeonatos Estaduais, que mexeram pra valer com a alma e a paixão do torcedor brasileiro.

Em São Paulo, tivemos a final entre Santos e Corinthians. Depois do empate por 0 a 0 no primeiro jogo, a partida na Vila Belmiro definiu o grande campeão. Com certo favoritismo, o Santos se impôs dentro de casa e logo tomou conta do jogo. E logo também marcou o primeiro gol, com Arouca. Mesmo atrás do placar, o Corinthians não conseguia melhorar na partida, ficando acuado na defesa e não tendo eficiência nenhuma na frente. Na segunda etapa, porém, Tite mexeu (bem) na equipe, e o timão equilibrou as ações. Aos poucos, o time tentou excercer uma certa pressão na equipe da casa. Mas, quando o Corinthians parecia perto do gol de empate, veio o golpe de misericórdia do Santos. E logo com a estrela santista, Neymar. Ele fez boa jogada pela diretia e tocou fraquinho para o gol. O goleiro Júlio César, prejudicado também pela chuva, não conseguiu segurar a bola, e assim o alvinegro praiano aumentou o marcador. Pouco tempo depois, o timão diminuiu o placar. Mas de nada adiantou. Bicampeonato do Santos, que fez valer a superioridade de sua equipe dentro de campo. Muricy Ramalho, predestinado, chegou a Vila Belmiro e mudou a forma do time jogar. Se preocupando também em defender, e não apenas em atacar, o treinador fez o peixe se encaixar, mesmo não podendo contar com a participação efetiva de Ganso. Título mais do que merecido.

Vamos agora para o Sul do país. No Rio Grande do Sul, o estadual foi decidido com uma gre-nal mais uma vez emocionante. Depois de vencer o Internacional por 3 a 2 no primeiro jogo, o Grêmio poderia até perder que ficava com a taça. E foi o próprio time da casa que começou dominando as ações. Com isso, Lúcio abriu o placar logo aos 15 minutos, aumentando ainda mais a vantagem gremista. Mas o colorado não estava para brincadeira, e ainda na primeira etapa virou o jogo. Leandro Damião fez o primeiro, e Andrezinho marcou o da virada. Faltava apenas um gol para o Inter tomar a vantagem do rival. E D'Alessandro converteu penalidade no segundo tempo e marcou o terceiro. Quando tudo parecia perdido para o Grêmio, o goleador Borges diminiu o placar. O resultado de 3 a 2 levava a decisão mais uma vez para os pênaltis, assim como na decisão do segundo turno. E foi isso que aconteceu. As penalidades mais uma vez no caminho da dupla gre-nal. E, assim como na última decisão, o colorado levou a melhor. O goleiro Renan, depois de falhar no gol do Grêmio, foi o herói do título, defendendo três cobranças e garantindo assim o 40º título estadual do Internacional, e o primeiro da era Falcão no Beira-Rio. Mesmo com o título do Inter, o brilho dos grandes jogos que tivemos entre colorados e gremistas não se apaga. Os gre-nais decisivos foram as decisões mais emocionantes dentro dos Estaduais pelo país.

Em Minas Gerais, tivemos a definição de outro time campeão. O Cruzeiro conseguiu reverter a vantagem que o Atlético-MG havia conseguido na primeira partida e conquistou mais um título mineiro. O time celeste acabou sendo premiado pro buscar o ataque desde os primeiros minutos de jogo. Precisando do resultado, a raposa partiu pra cima do rival. Mesmo com toda a ofensividade, a primeira etapa acabou sem gols. Mas o segundo tempo premiou a insistência celeste. Aos 30 minutos, o xodó Wallysson abriu o placar. E, aos 41, num contra-ataque, o experiente Gilberto sacramentou o título. A taça premia também o técnico Cuca, que sofreu com a eliminação precoce na Libertadores, mas foi recompensado com seu excelente trabalho até aqui. Parabéns ao Cruzeiro, que vem muito forte para o Brasileirão. E, pra fechar, falamos também da Chapecoense, que venceu o Criciúma na final e conquistou o tetracampeonato do Catarinense. Depois de perder a primeira partida por 1 a 0 no sul do estado, o verdão do Oeste, empurrado por sua fanática torcida, devolveu o placar na Arena Condá e ficou com a taça, devido a melhor campanha geral da competição. Festa para a torcida alviverde em Santa Catarina.

Mesmo com todas as falanças, com todos os boatos e todas as polêmicas, os Campenatos Estaduais chegam ao fim, sempre com aquele gostinho de rivalidade e emoção no ar. E, pra quem já gosta (ou quem não gosta) dos Estaduais, este só foi um aperitivo para o Campeonatos Brasileiro que vem por aí. No próximo final de semana, o Brasilerão 2011 começar, prometendo muito mais emoção do que os Estaduais já nos proporcionaram. Então, só nos resta desejar um ótimo espetáculo a todos. Se fecham as cortinas dos regionais, mas abrem-se outra ainda maior e mais aguardada: mais um Campeonato Brasileiro de futebol.

8 comentários:

  1. E eu te digo uma coisa Gabriel, finalemte acabou os estaduais! heehe
    Agora vamos para a competição mais importante do Brasil. E Chapecoense heim, time do Oesta campeã, ihaaa! hehe

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Giovani já tinha dito há alguns amigos, finalmente acabou os estaduais agora vem o Brasileirão que é a melhor competição do ano.Mobiliza o país inteiro, é a copa do mundo brasileira.

    http://www.conexaopaulista.com

    ResponderExcluir
  3. O lado bom dos Estaduais são as oportunidades para times de menor expressão divulgar seus atletas e arrecadar um pouco mais de sobrevida para o próximo ano. Como em alguns Estados times como Chapecoense e Bahia de Feira sendo campeões. Agora é o Filé...
    Forte abraço
    Jean Francisco
    esportday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É, eu também confesso que não via a hora do Brasileirão começar.
    Mas essa última rodada dos Estaduais foi boa.
    Quem buscou o resultado, venceu.
    Aqui em MG eu fico dividida, mas o Cruzeiro é muito mais time. Bom para o Cuca, coitado. Eu já estava ficando com dó da má sorte dele.
    Gostei bastante dos resultados.

    Agora é acompanhar o Brasileirão e a reta final da Libertadores e da Copa do Brasil (que aliás, o Vasco só não ganha se não quiser!).

    Samira
    http://www.oquedeuerradofc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Com todo respeito, tenho apenas uma palavra a dizer sobre o término dos staduais: Amém!

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  6. Por mais que critiquem os estaduais, mas a rivalidade que existe nessa competição é o que ainda movimenta a existência dela.

    Equipe Blog Gol de Mão
    www.bloggoldemao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. O Mania (maniadegremista.blogspot) volta ao ar nesse domingo depois de uns problemas que tenho desde março com internet e volta com tudo. Volta tambem a funcionar o meu blog nesse mesmo dia, o rodrigodutraa.blogspot.com, se quiser podemos fazer a parceria tmb!
    E vai começar tanto no Mania quanto no meu blog a promoção "Comentarista premiado", o comentarista 350 em ambos os blogs terão se forem blogueiros parceiros terão um mês de divulgação livre, cada um em cada blog que vencer, caso o comentarista 350 não se adequar, não tem problema, ele pode se adequar, caso contrário o vencedor será o 351 e assim por diante. No meu blog pessoal deve demorar mais pois exclui todoas as postagens anteriores, apaguei todas as postagens pois quero fazer algo novo então... É a partir de domingo, o MANIA está de volta e BLOG DO RÔO!!! Não perca!!! Acesse!!!
    maniadegremista e rodrigodutraa.blogspot.com
    @_RodrigoDutra_
    Abrass

    ResponderExcluir
  8. É graças a Deus, ele é justo e não fiel rsrs, agradeço por logo começar o brasileiro deverá ser ainda mais disputado, pois as equipes grandes estão caindo do cavalo por priorizar competições X.

    Comentem por favor:
    Meu especial 2º capitulo - Net Esportes: Barcelona vs United - Capítulo II: "Como parar os poderosos diabos?" http://t.co/sC7zWlY

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!