domingo, 3 de julho de 2011

Uma lenta e decepcionante estreia

Neste domingo a seleção brasileira fez sua estreia na Copa América 2011. E a primeira partida oficial da era Mano Menezes acabou decepcionando a todos. Um empate sem gols com a Venezuela, onde, mesmo com três atacantes, o ataque do Brasil não conseguiu criar boas chances de gol, parando na própria lentidão e na forte marcação venezuelana, e também na falta de inspiração de seus principais jogadores.

Durante o segundo tempo de partida, Mano tentou mexer na equipe, mas em nenhum momento alterou a característica e o estilo de jogo da seleção. Assim, ele não conseguiu fazer o Brasil estrear com o pé direito na Copa América.

A seleção brasileira entrou em campo como se esperava durante todo este período de treinamento antes da estreia: com três atacantes (Robinho, Neymar e Alexandre Pato), com Paulo Henrique Ganso sendo o camisa 10. No mais, nenhuma surpresa: Júlio César, Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva e Ramires. O início de partida foi bastante animador: uma seleção ligada, pegadora na marcação e indo pra cima. Logo com um minuto, Robinho teve a primeira chance. Porém, o ímpeto do começo ficou mesmo limitado aos primeiros dez minutos de jogo. Aos poucos, o Brasil foi diminuindo o ritmo de ataque. Como já era de se esperar, a Vanezuela entrou em campo apenas se defendendo. Mas a marcação demonstrada pelo time venezuelano foi adiantada, atrapalhando (e muito) principalmente a saída de bola da nossa seleção, que tinha dificuldades em sair jogando. Mas, quando conseguia, encontrava espaço no meio. Porém, outro problema atingiu o Brasil: a falta de inspiração e movimentação de Paulo Henrique Ganso, que errava passes que não costuma errar e muito preso na marcação. Robinho e Neymar constantemente trocavam de lado para a tentativa de confundir a marcação do adversário. O mais lúcido do ataque brasileira era Pato, que conseguia dominar as bolas que chegavam e cria boas chances. Numa delas, ele mesmo acertou o travessão. No mais, Neymar pecou pelo preciosismo na frente do gol, e Robinho viu uma bola sua ser salva pelo zagueiro da Venezuela. Com quase toda a posse de bola, o Brasil não conseguiu empolgar e chegar ao gol na primeira etapa.

Na segunda etapa, quando se esperava uma maior movimentação na frente para a chegada no gol, o panorama não mudou. O princípio de segundo tempo manteve a mesma postura brasileira, com pouca movimentação e dificuldades de chegar a frente. Mano tentou deslocar Daniel Alves para o meio-de-campo, para auxiliar Ganso na criação das jogadas. Porém, os passes saíam na "horizontal", o que facilitava a marcação da Venezuela, que aos poucos começava a se arriscar mais no ataque. Vendo as grandes dificuldades ofensivas, Mano Menezes sacou o apagado Robinho para a entrada de Fred, deslocando Pato para o lado de campo. Mas, logo depois, Mano tirou o próprio Alexandre Pato para a entrada de Lucas, sacando o principal homem de frente da nossa seleção. Elano também foi testado, mas não mudou em nada a movimentação e o estilo de jogo do Brasil. Pior. Durante a segunda etapa, o time venezuelano foi chegando e fazendo a zaga brasileira ter mais atenção. Enquanto isso, Paulo Henrique Ganso continuava errando muitos passes e não aparecia para buscar as jogadas. Neymar mal arriscava suas jogadas de efeito. Fred, isolado, não recebia bolas. E Lucas não conseguiu imprimir a velocidade desejada. Assim, a partida foi se arrastando até o final, com poucas oportunidades de gol e pouca eficiência do ataque brasileiro. Uma estreia que ninguém esperava.

Agora, resta a equipe de Mano Menezes se preparar ainda mais para o jogo do próximo sábado, contra o Paraguai, em Córdoba. Esta estreia foi realmente decepcionante, mas esta Copa América não dá brechas para lamentações. O próprio Mano, ao meu ver, mexeu mal na equipe. Colocou Fred para tentar testar Pato em uma das alas. Vendo que sua tentativa não deu resultado, sacou o próprio Alexandre, que foi sem dúvida o melhor jogador do Brasil na partida. Outra preocupação foi a grande dependência de Paulo Henrique Ganso. Ele não foi bem hoje, e a seleção sentiu muito. O problema é que Mano não possui um plano B, um outro jogador de armação que possa substituí-lo. Se quiser sacar Ganso, o treinador da seleção terá que mexer também no estilo de jogo da equipe. Ficou a impressão que a nossa seleção pecou pela falta de movimentação e "firmeza" na frente. Tanto é que o Brasil só chegava realmente com perigo a frente quando lançamentos vindos da zaga eram colocados para Pato. E, convenhamos, este estilo de jogo nenhum brasileiro deseja ver, e nem sempre estas bolas alçadas darão resultado. Pra quem esperava uma estreia com jogadas bonitas e o futebol envolvente dos jovens craques canarinhos, se decepcionou.

9 comentários:

  1. Gabriel, realmente o Brasil decepcionou pelo que não jogou... O time me parece que quer fazer golaço, ao invés de fazer o simples... Neymar teve algumas chances para fazer o simples e complicou.
    Trabalho de Mano pode ser discutido será?

    Abração

    http://www.gremista-sangueazul.com/

    ResponderExcluir
  2. O Brasil mostrou vontade de fazer o gol, só que a jogada não saía. É aquele mesmo problema, o meio de campo, Mano está colocando atacantes no lugar de meias, o Ganso não apareceu no jogo, já o Pato quase marcou seu gol. Vamos ver o que dá, essa nova seleção.

    Abração!

    Geano Souza
    voceabolaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Boas...


    Mais uma vez o "David" parou o "Golias", sendo que desta vez o Brasil "tropeçou", isto depois de a Argentina ter cometido o mesmo...pecado.
    Interessante , sem duvida, esta Copa 2011.


    Abraço


    Mattos..paixaodabola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gabriel, o jogo foi uma grande decepção, espero que o time melhore e dê liga. Rss

    Um abraço
    Rafaela

    Apenas um Ponto
    http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com/
    Coisas que esquecemos
    Márcio e Ricardo vencem na Noruega

    ResponderExcluir
  5. Apesar desse empate, ainda acho que a seleção tem tudo para vencer esse torneio. Nenhum time começou tão bem.

    Acho que seria interessante Mano colocar Lucas no lugar de Robinho, ajudando Ganso na armação.

    Abraço!

    Equipe Blog Gol de Mão
    www.bloggoldemao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gabriel,
    foi muito decepcionante nossa estreia, infelizmente os tempos são outros, é o que temos meu amigo.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Faltou tudo pro Brasil, tudo...

    Abraços

    http://www.conexaopaulista.com

    ResponderExcluir
  8. O melhor mesmo foi ver o cãozinho dando olé em todom mundo.

    Empatar com a fraca e inexpressiva Venezuela é como perder de 5x0 pra Argentina. Pronto!Sem tirar nem por!

    ______________________________________________

    IFFHS divulgou o novo ranking de clubes do mundo mensal:

    Barcelona lidera,seguido por Real Madrid e Porto. Entre os brasileiros o melhor é o Santos em 9°.

    Há outras coisas "estranhas" como o Deportes Tolima(COL) figurar na frente de clubes como Milan,Chelsea,Arsenal,Cruzeiro,Peñarol,Benfica,Grêmio,Palmeiras e São Paulo,por exemplo...

    Confira> http://www.digaofutebol.com/2011/07/federacao-internacional-de-historia-e.html

    ResponderExcluir
  9. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar as redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!