terça-feira, 25 de outubro de 2011

Choque-Rei de preocupações

Neste meio de semana não teremos rodada do Campeonato Brasileiro, porém, os dois principais assuntos que rondam as conversas de bar, sites esportivos e comentários de especialistas são os momentos de duas equipes grandes paulistas que estão indo mau das pernas não somente no Brasileirão, mas também em toda esta temporada. As fases de Palmeiras e São Paulo não são nada boas, tendo em vista a grande inconstância dentro deste ano, em todas as competições que disputaram, problemas internos e também dentro de campo. Alguns problemas atingem por igual os eternos rivais do "Choque-Rei"

Vamos começar falando do Palmeiras, que a algum tempo já vive uma terrível fase. A situação se agravou nas últimas semanas, quando a equipe emplacou uma sequência de maus resultados e queda na tabela do Brasileiro, saindo da briga pelo título e ficano distante da vaga na Libertadores. Fato é que, desde o início de temporada, o verdão não se encontrou. Tanto no Campeonato Paulista como na Copa do Brasil, o time não conseguiu chegar longe. Na Copa Sul-Americana, idem. E, no Brasileirão, o time até o começo do segundo turno estava lutando pelo título, mas, diante de muitos problemas internos, aliados ao mau desempenho dentro de campo, fizeram a equipe cair na tabela, agravando ainda mais a situação que já era ruim. Mas do que dentro das quatro linhas são os problemas dentro do clube. A começar por Kleber, antes ídolo da torcida alviverde, agora é chamado de mercenário, por ter forçado sua saída e não estar atuando. O atacante, que brigou com o técnico Felipão, mau entrou em campo neste segundo turno de Brasilero, e está de malas prontas para deixar o time.


E a situação de Luís Felipe Scolari no comando do verde também não é nada favorável. Em má fase dentro do nacional e não tendo sucesso nas demais competições, o treinador sai atirando para todos os lados, criticando desde as categorias de base do clube até os jornalistas nas entrevistas. Felipão, que possui o maior salário de um treinador no país, está dando mostras que não está nem aí para o Palmeiras, e nitidamente está forçando a barra para ser demitido. Coisa que é muito lamentável para um técnico do nível de Felipão, que já foi campeão mundial com a seleção brasileira e conhecido em todo o mundo. A qualidade do time alviverde realmente não é boa, muito menos o elenco. Porém, Felipão não deveria agir desta maneira, até por respeito a torcida. A diretoria alviverde deveria de conscientizar da situação real do clube, buscar outro treinador, reforçar a equipe e tentar mudar os ares, porque pelo contrário o Palmeiras continuará nesta terrível e delicada fase.

Outro clube grade paulista que busca reformulação é o São Paulo. Nas últimas semanas, o clube vem acumulando maus resultados no Campeonato Brasileiro, e, assim como o Palmeiras, ficou distante da briga pela taça e não vem fazendo uma boa temporada neste ano. E, assim como seu rival, o tricolor vive alguns problemas parecidos. As crises internas de comando já se tornaram rotineiras em 2011 dentro do Morumbi. O "eterno" presidente Juvenal Juvêncio tem um poder bastante centralizado, onde toma decisões desde contratações a fatos dentro de campo, coisa que criou desavênças entre os dirigentes, até pelo presidente ter alterado o estatuto do clube para aumentar seu mandato. A política de contratações da equipe, que fugiu um padrão das últimas temporadas, também atrapalhou o time neste ano. Antes investindo em jogadores promissores e baratos, a equipe arriscou e acabou não tendo o retorno esperado.


A sequência de treinadores também prejudicou o clube. Em 2011, já passaram pelo Morumbi Sérgio Baresi, Paulo César Carpegianni e Adílson Batista. E ambos tinham em comum trabalhos de insucessos recentemente. O primeiro, aliás, nunca havia sido treinador antes. Porém, a aposta em Adílson foi a mais arriscada de todas, pois o clube apostou num técnico em baixa para tentar levar a equipe ao título brasileiro. Agora, a diretoria tricolor escolheu Leão para levar a equipe até o final do Brasileirão, ainda tentando chegar ao título e a vaga na Libertadores de 2012. A primeira vista, a aposta no treinador que já dirigiu o clube a tempos atrás é válida, até para tentar dar uma "chacoalhada" na equipe do São Paulo, que é de qualidade, mas que não está conseguindo vingar. Porém, já pensando no ano que vem, num projeto a longo prazo, na minha visão, Leão não seria o nome ideal, até porque também não se encaixa no estilo do técnico que o tricolor deseja, com um perfil vitorioso.

Tanto Palmeiras como São Paulo não vivem boas situações, e tem muitos problemas em comum, com a falta de comando na equipe e intrigas nos bastidores, envolvendo diretoria e presidência. Porém, se os clubes tiveram mais organização e lucidez, além de é claro um melhor desempenho dentro de campo, a situação tende a melhorar. Pode não ser ainda nesta temporada, mas também já visando as próximas.

3 comentários:

  1. Segue Meu Blog Ae !! 24hpalmeiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gabriel,
    ambos clubes estão precisando urgentemente de renovação política. JJ afundou o tricolor, que não se contentando em ser igual(na desorganização) colocou o tricolor um estágio abaixo, agora é pior que os outros, arrogancia, amadorismo e prepotencia são os adjetivos da diretoria tricolor.

    No verdão não é muito diferente, só não tem a soberba dos tricolores, mas a ditadura de Mustafá ainda impéra, todos os presidentes que tomam posse são apoiados por Mustafá, e claro, o amadorismo da diretoria é sem precedentes, planejamento é algo estranho por lá.

    Renovação política para ambos, essa é a solução.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Otima cobertura sobre o futebol tudo bem atualizado e muitas informaçoes
    valeu pelo blog!!

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!