quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dificuldades e eliminação, mas confiança e foco no Brasileirão

O objetivo do Vasco em conquistar a sonhada "tríplice coroa" foi encerrada nesta quarta-feira. Jogando no Chile, no Estádio Santa Laura, a equipe brasileira foi derrotada e eliminada da Copa Sul-Americana. Mesmo jogando com o time praticamente titular, o cruzmaltino não suportou a grande força da equipe chilena e deu adeus a competição continental.

Depois do empate por 1 a 1 no jogo de ida das semifinais, em São Januário, os vascaínos já estavam cientes das dificuldades que encontrariam na segunda partida, fora de casa, dentro de um estádio acanhado com uma grande pressão da torcida de "La U". Além de precisar marcar gols para conseguir a classificação para a final de Sul-Americana, o Vasco precisava controlar suas emoções e também seu cansaço, devido ao acúmulo e a sequência de jogos envolvendo a competição continental e o Campeonato Brasileiro. Como se não bastasse isso, a grande qualidade do time do Universidad era mais uma (e a principal) dificuldades que os brasileiros iriam encontrar.

Mas, mesmo diante de todo este panorama desfavorável, o Vasco estava muito confiante. Tanto é que o técnico Cristovão Borges viajou com toda a equipe titular para o Chile (a exceção de Felipe, que foi poupado). Como havia anunciado desde o início da Sul-Americana, o clube não iria priorizar nenhuma competição e tentaria ganhar ambas, assim como no Campeonato Brasileiro. Mas, como já foi citado acima, a missão não era nada fácil.

Dentro de campo, o Vasco até tentou se impor na primeira etapa, mas acabou esbarrando na forte marcação e na organização tática do adversário, que conseguia ocupar os três setores do campo com muita rapidez e qualidade. Empurrados pela fanática torcida, os chilenos foram tomando conta do jogo, depois de um início bastante equilibrado, até com um leve predomínio vascaíno, que, com passes longos de Juninho Pernambucano e com a força de Diego Souza, tentava levar perigo ao gol de Herrera. Porém, foi o Universidad que criou as melhores chances de gol, e fez Fernando Prass trabalhar. E, com o crescimento do time da casa na partida, o gol saiu aos 33 minutos. Depois de bate-rebate na área, Aránguiz chutou. Prass espalmou, mas Canales aproveitou a sobra para abrir o placar, explodindo o caldeirão de Santa Laura. O gol foi acusado pelo cruzmaltino, que foi acuando ainda mais no campo de defesa e vendo o adversário crescer ainda mais no jogo.

Precisando de no mínimo um gol para levar a decisão para os pênaltis, o Vasco voltou com Bernardo na vaga de Allan para a segunda etapa, afim de dar mais movimentação e poder de criação ao ataque. Assim, o time até criou algumas boas oportunidades de igualar o marcador, mas parava no goleiro Herrera. Porém, apesar das chances, era o Universidad que mantinha o ritmo da partida e trocava passes com facilidade, assim como chegava ao campo ofensivo, sempre com muitos jogadores. Se aproveitando dos erros vascaínos, os chilenos chegavam cada vez mais perto do segundo gol, enquanto os brasileiros tentavam, mas esbarravam na excelente organização do seu adversário. O estopim para a eliminação vascaína acabou sendo a expulsão de Fágner, depois de cotovelada em Canales, fato que abriu o caminho para o segundo gol e a classificação. E ele saiu logo em seguida.

Depois de jogada pelo canto esquerdo de ataque, Vargas aproveitou o cruzamento da meia altura para, livre de marcação, empurrar para as redes de Fernando Prass e ampliar. Reconhecendo a grande qualidade do adversário, Cristovão optou por não arriscar, e ainda assim viu seu time criar outras boas chances de pelo menos diminuir o placar. A Universidad, por sua vez, controlava a posse de bola, trocando passes com muita facilidade e movimentação, esperando o término do jogo e a classificação para a final da Copa Sul-Americana. Invicto a 31 partidas, a "La U" está am alta para abocanhar o título continental, tendo pela frente a LDU. Já o Vasco assimilou a desclassificação e agora volta seu foco total ao Campeonato Brasileiro.

Como já era de se esperar, as dificuldades encontradas do Chile foram muito grandes. Além dos fatores extra-campo, como a pressão da torcida, e o cansaço e desgasto, os vascaínos encontraram pela frente uma equipe muito qualificada, e este acabou sendo o principal fator para a eliminação. Num crescente incrível, a Universidad mostrou a boa fase do futebol chileno, com jogadores rápidos, habilidosos e "maliciosos". Além da qualidade individual, o time se mostrou extremamente organizado nos três setores do campo, se recompondo com muita rapidez e chegando ao ataque com a mesma velocidade e qualidade. Assim, o Vasco se viu envolvido e acabou não conseguindo sua classificação para a final.

Porém, a derrota não deve abalar os jogadores, a comissão técnica e a torcida para a última rodada do Brasileirão, fato que, na minha opinião, não vai afetar o desempenho na equipe na partida de domingo, diante de seu maior rival, o Flamengo, valendo o título nacional. A questão do cansaço e do desgaste com certeza afetarão os atletas, fisicamente e emocionalmente, mas se trata do último jogo da temporada. Então, é provável e coerente que os jogadores se esforcem ao máximo para tentarem conseguir o título para a torcida vascaína. O ano de 2011 foi muito especial para o Vasco, ano que marcou o ressurgimento da equipe no cenário nacional, e que pode ser coroado com mais um título. O título da Copa Sul-Americana não veio, mas o Brasileirão está aí, e o foco dos cruzmaltinos está voltado totalmente para esta última partida do ano. Nada de desespero, mas sim de confiança e esperança.

9 comentários:

  1. O Vascão está de parabéns pela campanha, está se superando na temporada todo, sem o seu técnico oficial, enfim..eu assisti a partida ontem, e o time Chileno é a melhor equipe da América Do Sul, entre os times de fora do Brasil, um time rápido e inteligente nos passes. O Vasco precisa se concentrar agora no domingo, contra o Flamengo. Abraços!

    http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O Gabriel valeu pelas dicas e por ter compartilhado meu blog aí. Já coloquei o seu na minha lista lá, vou trabalhar no layout do blog.

    Em relação a esse post, muito boa a analise do jogo. Esse time de "La U" é muito bom mesmo. Pra mim o que foi crucial na eliminação, foi que o Vasco foi pro Chile precisando marcar um gol. Porque se levasse o 1 a 0 daqui, jogaria na retranca e os chilenos normalmente sofrem com esse tipo de jogo e expõe muito seus times no contra-ataque.Mas a final vai ser muito boa.

    E Domingo dando tudo certo, o Vascão é campeão e o Cruzeiro cai pra serie B !! kkkkk

    abraço
    http://futeboltotalbh.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa postagem!

    Na minha eu só botei os melhores momentos..

    http://bloggerandsoccer.blogspot.com/2011/11/sul-americana-vasco-eliminado.html

    ResponderExcluir
  4. Bom todos ja sabiam que ia ser um jogo dificil para o vasco, ja que enfrentaria um equipe que estava sem perder a varios jogos. mas todos ja previam que o vasco se nao decidir em sao januario ia perder, ele vencia enquanto tinha apoio de seus torcedores dentro de casa mas a partir do momento que deixasse de decidir em casa sua eliminaçao era certa.

    ResponderExcluir
  5. O Vascão podia ter feito um grande jogo, e se classificado mesmo tendo empatado em casa. Sou palmeirense, mas torço pelo vasco sempre quando a equipe está competindo.

    Gostei muito deste blog, mas quero dar uma sugestão. Se não for encher o saco, é claro. O lado direito do seu blog tá meio embaralhado, e eu sei que isto não é da minha alçada, mas é só uma observação, para ficar mais fácil de navegar por aqui. Seus textos também são bem legais, mais uma vez falando de algo que não me diz respeito, mas acho que se você conseguir sintetizar mais eles, você obterá maior êxito.

    Não precisa aceitar meu comentário.

    ResponderExcluir
  6. Olha eu concordo xará, isso não pode influenciar de maneira nenhuma no Brasileirão, mas o Vasco merece ser parabenizado pela campanha na Sul Americana que pro Vasco não valia nada e mesmo assim foi as semi.

    Abraços

    Conexão Paulista

    Futebol Descontraído

    ResponderExcluir
  7. Fala parceiro, primeiro parabéns pelo Blog.

    Acho que o Vasco estava na marcha lenta na Sulamericana, talvez se o título do BR já estivesse definido ele entraria com mais gás.

    No domingo o foco será outro, é olho no campo e ouvido no rádio.
    Como Palmeirense que sou vou torcer para meu time manter a escrita de judiar da gambazada e pelo Vascão para que faça sua parte contra o Flamengo.

    O bom é que o Palmeiras não tem responsabilidade e quando jogamos assim costumamos ver o circo alvinegro pegar fogo (Vide 1974, 1999, 2000,) onde eles eram favoritos e choraram.

    Vamos fazer uma parceria entre os blogs?
    www.palmeirasparapalmeirenses.blogspot.com

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. As dificuldades são encontrada realmente...os torcedores estão vibrando e estão na expectativa.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!