segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O prognóstico tricolor e os tropeços "de cima"


Neste domingo a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro foi finalizada, com mais cinco jogos mexendo e agitando os campos pelo Brasil. E o grande destaque da rodada foi sem dúvida o clássico que tivemos no Rio de Janeiro. Um Fla-Flu digno do tamanho deste clássico tão charmoso e histórico, em que o resultado fez com que os prognósticos em relação ao título brasileiro virassem quase que completamente tricolores.

Desde os primeiros minutos de jogo, já dava pra se notar que a partida seria muito interessante. Sobrava vontade e correria por parte das duas equipes, e principalmente chances reais de gol. O jogo era o dito "lá e cá", com a velocidade dos dois ataques sendo os destaques. Mas quem saiu na frente, e contando mais uma vez com o oportunismo e grande categoria de sua estrela, foi o Fluminense. O artilheiro do campeonato Fred usou novamente seu repertório "acrobático" para marcar um lindo gol de voleio e colocar seu time na frente. Depois do gol, o jogo ganhou ainda mais em movimentação e oportunidades. O Flamengo pressionava em busca do empate, enquanto o Flu assustava bastante nos contra-golpes.


A segunda etapa reservava ainda mais emoção. E quantos casos a serem destacados. Primeiro, a continuidade da movimentação e entrega das duas equipes. Segundo, o clima quente e a tensão de um clássico, com duras divididas e disputas ríspidas. As alterações feitas pelos treinadores acabaram surtindo efeitos inversos. Enquanto Dorival Júnior aumentou o poderio ofensivo do rubro-negro, Abel Braga se viu obrigado a mexer por conta de problemas físicos e viu o time cair de produção. Assim, o Flamengo, mais para os momentos finais de partida, impôs uma dura pressão pra cima do adversário, que, acuado, segurou de todas as formas o resultado.

Chances não faltaram para o empate. Diego Cavallieri mais uma vez foi um dos grandes responsáveis pela manutenção do resultado, ao defender bolas incríveis e até uma penalidade, cobrada por Botinelli. O Fla ainda se deu ao luxo de desperdiçar por conta própria suas oportunidades, e saiu derrotado, depois de pressionar bastante. Por sua vez, o Fluminense se mostrou novamente um time com brios e principalmente com cara e pinta de campeão.


Isto porque o time vem demonstrando a cada rodada a grande força do seu grupo de jogadores, a estabilidade e entrosamento do time, mesmo com alguns problemas de lesões, e ainda pelo espírito "guerreiro" (como a torcida tricolor gosta de chamar) que o time mostra a cada partida. A sorte também parece estar do lado dos cariocas, já que os adversário diretos pelo título (Atlético-MG e Grêmio) acabaram tropeçando nesta rodada, o que fez o Flu abrir sete pontos na liderança. Uma vantagem muito considerável, se tratando de um Campeonato Brasileiro onde cada ponto conquistado é essencial. A defesa tricolor, liderada por Cavallieri, que vive uma fase sensacional, dá sustentação a todo o time, assim como o ataque, o melhor do Brasileirão, que conta com o espírito "matador" de Fred. Juntando talentos individuais numa equipe eficiente e fechada, Abel Braga vai conduzindo um Fluminense com cada vez mais cara de vencedor, num prognóstico que pode muito bem terminar em mais um título nacional.

O complemento da 27ª rodada do Brasileirão ainda contou com o tropeço de três equipes da parte de cima da tabela. Duas delas que brigam por uma vaga no G-4. O primeiro foi o São Paulo, que foi até o Couto Pereira e apenas arrancou um empate com o Coritiba. E o Botafogo, que acabou envolvido pelo jogo rápido do Bahia e derrotado por 2 a 0. Ambos viram o Vasco abrir mais vantagem ainda na quarta colocação, vendo a entrada na zona da Libertadores ficar mais complicada. Como já foi citado aqui, a grande irregularidade das duas equipes faz com que as chances diminuam. Porém, a disputa ainda continua em aberto, também pelo fato de que confrontos diretos dentre estas equipes ainda irão acontecer.

 
Por sua vez, o terceiro colocado Grêmio derrapou, e lamentou mais. Jogando em casa e com um jogador a mais durante uma parte considerável do jogo, o tricolor cedeu o empate para o Santos e desperdiçou a chance de encostar no vice-líder Atlético-MG. Pra fechar, o Corinthians voltou a vencer. No Pacaembu, o timão passou fácil pelo Sport e de quebra "ajudou" o rival Palmeiras na briga contra o rebaixamento. Sem pretensões de título, o alvinegro deve permanecer como um fiel da balança até o término da competição.

5 comentários:

  1. Gabriel,

    acho muito difícil o tricolor perder esse campeonato, pra mim é campeão e com folga.
    Você viu o jogo hoje? Até para jogar mal é preciso sorte, e isso, além da qualidade do elenco o do futebol que vem apresentado, eles vem tendo demais.

    SOMOS FLAMENGO
    somosflamengo33.blogspot.com

    BLOG DO CLEBER SOARES
    clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Rodada pra lá de interessante pra Flu e Vasco.

    Mas o Grêmio, diferentemente do Galo, perturba até o fim, mesmo tendo trupicado ontem.

    O Vasco periga ficar fora do G4. Ainda creio no SPFC.

    O Palmeiras corre contra o tempo e já creio que possa se salvar.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriel, excelente seu Blog, já coloquei seu link no meu blog e deixo aqui o meu, sinta-se a vontade caso queira fazer o mesmo.

    sanchespolemicas.blogspot.com.br

    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! Legal o Blog Futebol na Veia! Nós, do Blog do Dr André Mansur, gostamos de falar de futebol com humor! Charges, textos e memes!

    11 TIPOS DE TORCEDORES!

    http://andremansur.com/blog/11-tipos-de-torcedores/

    Abraços,

    da Redação.

    ResponderExcluir
  5. Sou flamenguista mas,admito o tricolor carioca tá com pinta de campeão! Gostei muito do seu blog. Vou deixar o endereço do blog de uns carinhas de SAMPA caso queira visitar será bem vindo...
    http://fut.rua.zip.net/
    Futblog-Uma Visão particular )

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!