As últimas atuações de Lionel Messi pelo Barcelona, que vem arrasando tanto no Campeonato Espanhol quanto na Liga dos Campeões, fizeram fazer ressurgiu uma questão: Ele já superou “El Pible” Maradona?
Para a comparação, que é válida para alguns e absurda para outros, podemos usar números. La Pulga, como Messi é chamado na Argentina, já marcou 25 gols em 24 jogos somente esta temporada, que é a melhor de sua carreira. Já conquistou tudo com o Barcelona, três títulos do Campeonato Espanhol, dois da Liga dos Campeões e um do Mundial de Clubes, sem contar a Copa do Rei e as Supercopas da Europa e Espanha. Além dos títulos coletivos, foi o primeiro jogador argentino a ser eleito o melhor jogador do mundo, no ano passado. No clube catalão, ele parece perfeito e intocável. Mas aí é que entra outra questão.
Se em seu clube Messi faz a diferença, já na seleção argentina não podemos dizer o mesmo. Ele sempre foi contestado por suas atuações apagadas nos jogos, tanto amistosos quanto decisivos, em que não aparece. Já disputou uma Copa do Mundo, a de 2006, quando era reserva e ainda não muito conhecido. E, se fizermos a comparação com Maradona no quesito seleção argentina, já podemos dizer que a vantagem é de El Pible. Maradona, mesmo com os feitos nos clubes que passou, principalmente no Boca Juniros, foi considerado um jogador mais de seleção nacional, que decidi e aparece nas horas que se precisa dele. Ganhou a Copa no México em 1986 quase sozinho, onde nas quartas-de-final fez o famoso gol da “Mão de Deus”, que deu a vitória naquela oportunidade aos hermanos. Messi ainda não demostrou o futebol extraordinário que joga no Barça na seleção argentina, para o azar dos nosso rivais.
Lionel seria o chamado jogador de clube, como diversas vezes já chamaram Ronaldinho Gaúcho na seleção brasileira. E, quando conseguir ir bem com a Argentina em uma competição e ganhar títulos, podemos começar a levar esta comparação com Don Diego mais a sério. E nada melhor que começar a mostrar sua bola num Mundial tão aguardado por todos, aonde a Argentina vem sem muita confiança. Eis a grande oportunidade de Messi.
Até hoje so vi ele arrebentar no Barça,e com ele outro jogador que arrebenta bem mais no clube é o Gaúcho,mais Messi tem tudo pra jogar muito tb na seleção.
ResponderExcluirwww.nickolasblog.zip.net
Eu não gosto de comparar jogadores de épocas muito diferentes. Principalmente quando se fala em Pelé. Eu defendo a tese que o futebol na epoca de Pelé era semiprofissional, queria vê-lo jogando hoje na Premier League e saber se ele faria todos aqueles malabares. Hoje o futebol é muita mais profissional e técnico do que naquela época.
ResponderExcluirhttp://futebolarisca.blogspot.com
Acho que Maradona ainda está muito acima de Messi, mas o camisa dez do Barça joga muito, espero que não jogue bem na seleção, continue assim, sem jogar bem na seleção...
ResponderExcluirAbraços!!
http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/