quinta-feira, 1 de julho de 2010

Como funciona o sistema que mede a distância percorrida pelos jogadores

Você já deve ter visto. Além dos já tradicionais tempo e placar dos jogos, as transmissões das competições da Uefa, como Liga dos Campeões, Liga Europa e Eurocopa, e também na Copa do Mundo da África do Sul, informam aos telespectadores a distância percorrida por cada um dos jogadores durante o jogo. Essa nova tendência é muito legal e interessante. Podemos perceber aquele jogador que se esforça de verdade durante as partidas. Através das medições, temos uma noção das posições que mais se movimentam. Meias, exclusivamente volantes, são os que menos ficam “parados” em campo. É a tecnologia a serviço dos jogadores. Confira abaixo como funciona o sistema que faz estas medições, sempre em tempo real.

1 – Tudo que acontece dentro de campo é captado por 16 câmeras, divididas em dois trilhos posicionados na parte de cima, quase no teto do estádio. Cada câmera filma uma área do gramado. Estas imagens então são enviadas para os computadores em tempo real.

2 – Nas tribunas do estádio, três notebooks interpretam as informações. Um software (que usa a mesma tecnologia de mísseis de guerra) aglutina as imagens. Isso permite que o programa acompanhe o movimento de cada um dos jogadores com precisão.

3 – Os computadores ficam ligados à central de transmissão, posicionadas fora do estádio. Assim como a contagem de chutes a gol, faltas e cartões, os números sobre a distância percorrida pelos jogadores são atualizados em tempo real.

4 – Os dados sobre distâncias aparecem geralmente quando um jogador é focalizado pelas câmeras de TV, como por exemplo, numa substituição. Além do nome e número, a central de transmissão informa a distância percorrida pelo atleta até então.

5 – Quando termina a partida, os computadores seguem trabalhando para informarem também velocidade do jogador e área de atuação no gramado dele, como na imagem abaixo. A área mais atuante do atleta está representada nas cores mais escuras. Segundo a Uefa, as medições ao vivo têm 97 % de precisão. Abaixo temos o infográfico do jogo Brasil x Chile, dos jogadores de meio da seleção brasileira.


Segundo números da Fifa, neste Mundial, temos dois jogaodres da seleção brasileira entre os jogadores que mais correram na competição. Felipe Melo e Kaká são os "corredores" do Brasil. Esperamos que não apenas eles, mas como toda nossa seleção corra bastante e mostre garra pra valer, para que possamos passar pela Holanda, para seguir com o sonho do hexacampeonato.

5 comentários:

  1. Caro Gabriel, muito bom o post e sobretudo com muito interesse e actualidade.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fala, cara!

    Pô, muito bacana isso, conhecia os gráficos, mas não sabia como eram feitos. Post bastante informativo.

    E é muito útil também, dá pra ver claramente como Gilberto Silva nem passa do meio campo.


    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito, tinha muita curiosidade de saber como era feito. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito, tinha muita curiosidade de saber como era feito. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Caro Gabriel: gostaria de saber se haveria algum jeito de medir a performance dos jogadores em um vídeo completo dum jogo de 1953.
    Grato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!