terça-feira, 10 de agosto de 2010

Brasil passa fácil pelos EUA na estreia de Mano Menezes

Victor, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luis e André Santos; Lucas, Ramires e Paulo Henrique Ganso; Robinho, Neymar e Alexandre Pato. Com estes onze jogadores, a Era Mano Menezes começou de forma oficial, em seu primeiro compromisso. A vitória por 2 a 0 contra os Estados Unidos mostrou uma seleção jovem, rápida e envolvente, que não só goleou pelo preciosismo, mas mostrou muita qualidade, e têm um futuro promissor pela frente.

O jogo começou com os EUA pressionando a saída de bola da seleção brasileira e dificultando a chegada da canarinho ao ataque. Os americanos, apesar da forte marcação no campo ofensivo, não conseguiu criar chances de perigo ao gol de Victor. Aos poucos, o Brasil foi se soltando, o nervosismo foi passando, os jogadores começaram a se conhecer melhor e o futebol começou a fluir, com toques rápidos e chegadas perigosas ao ataque. Mas os jogadores exageravam nos cruzamentos na área, que na maioria das vezes não surtiu efeito, em vez de tentar alguma jogada individual e partir para cima da zaga americana. Apesar disso, foi num cruzamento que surgiu o primeiro gol da Era Mano Menezes na seleção. Aos 27 minutos, cruzamento da esquerda de André Santos e Neymar testa para o fundo das redes. O time norte-americano se atordoou, sofrendo pressão da nossa seleção, afrouxando na marcação, tanto no campo ofensivo como no defensivo, e não chegando ao gol, e o Brasil cada vez mais a vontade. E aos 45 minutos, veio o segundo. Alexandre Pato recebeu belo passe de Ramires, passa por Howard e bota para o gol. Sem dificuldades, a seleção abriu 2 a 0 na primeira etapa.

Para a segunda etapa, os Estados Unidos promoveram três alterações, enquanto Mano deixou a seleção como estava no tempo inicial. O Brasil continuou, com tranquilidade, tocando a bola e mantendo o controle da partida, a posse de bola e criando chances de ampliar ainda mais o placar, dando um banho no apático time americano. Mano então começou a testar a equipe. Sacou Ramires e Pato e pôs Hernanes e André, respectivamente. Depois, tirou Neymar e colocou Ederson, que se machucou em seu primeiro lance e foi substituído por Carlos Eduardo. A seleção doninava completamente o jogo, perdendo várias oportunidades de aumentar o marcador, com gols perdidos e bolas na trave, e o preciosismo falou mais alto. Robinho também saiu, para a entrada de Diego Tardelli. A partida se encaminhou para o seu final com a mesma cara de quase todo o jogo, com o domínio quase que completo da nossa seleção, que não deu chances a seleção norte-americana.

Com o ataque rápido e ainda se entrosando, com boas peças de reposição e com muito qualidade técnica, o Brasil de Mano Menezes mostrou uma cara mais aberta e alegre, com um futebol solto, e com o sistema defensivo seguro, mesmo não sendo muito exigido. Mas a vitória na estreia de Mano não significa que o grupo se fechou ou que está tudo certo para daqui em frente. Um longo caminho até o objetivo maior, a Copa do Mundo de 2014, em solo brasileiro, ainda perdura para toda a comissão brasileira, que ainda terá grandes desafios pela frente. Mas o começo se mostrou muito esperançoso e promissor para o futuro da nossa seleção.

10 comentários:

  1. Agora sim temos uma seleção. É cedo para tirar conclusões, mas acredito que possamos fazer mais jogos assim diante de grandes seleções.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Fala Gabriel !

    E a esperança se renova junto com a seleção brasileira !
    Confesso que me animei bastante com o que vi, claro que foi apenas o primeiro jogo, o primeiro passo de uma longa caminhada, mas já superou os 4 últimos anos.

    Abraço

    deolhono-lance.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá meu caro Gabriel, tudo bem que a nossa seleção renovada ganhou, mas queria deixar a minha indignação por parte das Organizações Globo, que não transmitiu a partida na TV aberta e a Band que não transmitiu.
    Bem que você podia falar sobre isso no seu blog um dia, fazer uma postagem sobre o monopólio e a manipulação que essa empresa faz com o futebol brasileiro.
    Abraços.

    Visite-
    http://torcidacrvg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O mais impressionante foi a diversidade ofensiva do Brasil, que atacou igualmente pela esquerda, pela direita e pelo centro!
    Futebol – Paixão e Profissão
    Avante Brasil!

    ResponderExcluir
  5. Me impressionou bastante a seleção, e espero que essa renovação melhore a cada dia !!!!!!!!

    http://loucurapelofut.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. E ai Gabriel, blz.
    É, a molecada fez oque se esperavam deles, deu gosto de ver.... mas ainda é cedo para tanta euforia.... mas que foi bonito, ah!!! isso foi.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. blog brutal!
    passa pelo meu e vê se curtes :)
    se houver algo que não curtas diz, conselhos são mais do que bem-vindos!
    queres seguir-me? :D é que dava um jeitão! :D mesmo!
    continua

    sou o Rama dos shutmymouth, um site a que já aderiu, espero que este meu novo também o seja :)

    ResponderExcluir
  8. Não tinha tido oportunidade de comentar este post. Sabes, porque lês o meu, que me referi a este jogo e elogiei a selecção que praticou um futebol atraente, embora a ritmo de treino. Mas promete muito!
    E aí, gostaste de David Luiz?

    Abraço.
    Blog do Manuel

    ResponderExcluir
  9. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  10. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!