segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A Rede Globo, a CBF e o futebol brasileiro

Acho que chegou a hora de se falar sobre isso. Agradeço pela sugestão do amigo Jean Rosa, do blog Torcedores do Vascão, para fazer um post sobre este assunto tão delicado, que a tempos já perdura no futebol brasileiro. O domínio descontrolado da Rede Globo de Televisão sobre clubes, dirigentes e a própria seleção brasileira.

Primeiramente, vamos falar dentro do futebol no Brasil, envolvendo os clubes brasileiros. Todos já nós sabemos que os já tradicionais jogos de quarta-feira a noite, no "ótimo" horário de 21h50, são pela questão de que as partidas "não podem" começar antes da novela das nove da Rede Globo terminar. Como pode uma emissora de televisão ter tamanho poder de alterar horários assim tão facilmente, atrapalhando a todos. Clubes, jogadores e principalmente o torcedor, que fica obrigado a permanecer em casa e ver o jogo pela tv, porque irá chegar muito tarde em casa, e tem trabalho no dia seguinte. Vendo esta situação, que segue no Brasil já faz muitos anos, podemos concluir que o futebol brasileiro virou uma mercadoria, e deixou de ser um entretenimento para a população, com interesses privados de uma emissora que só pensa em seus lucrativos negócios, desrespeitando veemente o torcedor, que deixa de assistir seu time do coração nos estádios (e muitas vezes até mesmo pela televisão) por causa de horários absurdos. Assim, os nossos políticos e nossos clubes do coração aceitam tamanha manipulação e controle da emissora, que, é claro, não discuti o assunto e "finge que não é com ela".

Culpa disso também vem dos times nacionais, que assinam contratos como estes. Mas os clubes justificam que precisam do dinheiro, e nem tocam no assunto, não vendo que também estão perdendo com isto. Um horário ideal para o futebol nos meios de semana? 20h30. Não seria ótimo para todos? Clubes não ficariam sufocados atrás de vôos fretados para chegarem em outra cidade para a próxima partida, os torcedores poderiam ir aos estádios com tranquilidade e voltarem em um horário rasoavelmente bom (em média 22h30). Mas a poderosa não deixa, e a nossa Confederação Brasileira de Futebol e o Estatuto do Torcedor ficam de braços cruzados, e as outras emissoras de televisão não se manifestam. A Rede Globo detêm o direito das transmissões no futebol nacional, e faz o que bem entende com estes direitos, ganhando ela e prejudicando os demais. Vergonhoso.

A mesma coisa acontece nos jogos da Libertadores da América. Exclusividade da Rede Globo, a emissora é a única que transmite os jogos na TV aberta, e faz de tudo para a competição seje só dela. Os gols? Só depois do Globo Esporte. Se mostrado antes, as bolas na rede vêm junto com o grande logo da emissora nos outros canais de televisão, o que também é uma vergonha. É incrível. O monopólio é extrondoroso.

E os jogos da Liga dos Campeões da temporada passada? No início do ano, foi apresentado pela exclentíssima emissora que as partidas da Champions League seriam transmitidas. Mas a competição foi rolando e nenhum jogo televisionado, enquanto a TV Bandeitantes e Esporte Interativo apresentavam jogos toda semana. Quando tivemos transmissão? No jogo de volta da semifinal, entre Barcelona x Internazionale, e da final, entre Inter x Bayern de Munique, tirando o direito da TV Esporte Interativo, que televisionou toda a competição, de mostrar a finalíssima ao vivo, só podendo exibí-la no dia seguinte.

Coisa muito pior acontece com a seleção brasileira de futebol. Dona dos direitos já a muito tempo, a emissora matém a postura autoritária frente a seleção. Copas de 2002 e 2006 foram exclusividade total da Globo na TV aberta, enquanto as outras emissoras ficaram "chupando dedo". Em 2007, a TV Bandeirantes começou a transmitir jogos da nossa seleção, como a Copa América e a Copa das Confederações, em 2009, além das eliminatórias. Na Copa do Mundo deste ano, não teve jeito, a Band transmitiu junto com a Rede Globo a maior competição do planeta. Mesmo assim, a relação entre Globo e CBF fica visível. As atitudes do presidente Ricardo Teixeira, as entrevistas exclusivas concedidas a emissora, que só não ocorreram por causa do veto do técnico Dunga. Por que será que ele foi demitido? Mesmo com o término do Mundial da África do Sul, frenquetemente nas suas transmissões esportivas, principalmente as feitas por Galvão Bueno, os empregados da emissora soltam constantes "indiretas" direcionadas ao ex-treinador da seleção. Me diga, para que fazer isso? Por que a "senhora toda poderosa" Rede Globo viu que seu poder foi minimizado, viu que passou vergonha, como no caso com o jornalista Alex Escobar, viu que não manda tanto quanto pensava, e ficou com medo de perder o "mandato". Mas agora, com a saída de Dunga e com o poder total novamente nas maõs de Ricardo Teixeira, as coisas devem voltar como eram antes, com nossa seleção sendo "privatizada" por uma emissora de televisão.

Um caso gritante já ocorreu na semana passada, no amistoso Brasil x Estados Unidos. Por que diabos a emissora não transmitiu o jogo em rede nacional? A estreia de uma nova geração de jogadores e de um novo técnico para a nossa tão importante seleção brasileira não tem valor? A Rede Globo não tem os direitos? Porque não quer perder a audiência da sua novelinha? Um amistoso do Brasil num dia de semana em TV aberta rende muito mais audiência do que um jogo do Flamengo num domingão a tarde. Agora entramos em outro fato. Por que a nossa seleção só joga amistosos lá fora? Está mais que claro que Rede Globo e Confederação Brasileira de Futebol trabalham lado a lado para atender seus interesses, e "que se exploda o resto".

E ninguém faz nada. O torcedor brasileiro fica como palhaço nesta história, no meio deste circo de falcatruas e interesses, onde apenas orgãos já consolidados e muito poderosos saem ganhando. E, como sempre, nós, torcedores sinceros, honestos e que amam seus clubes e nossa seleção, que apenas querem assistir seus joguinhos num dia de semana ou num fim de semana, no estádio ou pela televisão, sem interesses, somente pela paixão pelo futebol, saímos perdendo, com o monopólio descontrolado da Rede Globo de Televisão e da Confederação Brasileira de Futebol, que só pensam em si, só pensam em ganhar mais e mais bolos de dinheiro, enquanto vemos nosso times se endividarem ainda mais, e quase se acabando, pela exploração e pela ganância. O futebol foi feito para alegrar as pessoas, é um esporte livre e democático. Liberdade? Democracia? Onde encontramos isto no futebol brasileiro atualmente?

10 comentários:

  1. Muito bom o seu post sobre o monopólio que as Organizações Globo vêm fazendo. Ela faz de gato e sapato, todos os setores do futebol brasileiro (times, torcedores, jogadores, dirigentes e as outras emissoras).
    O horário ideal para jogos durante a semana devia ser 20:30 ou 21:00, sendo assim, acabaria a palhaçada.
    Mesmo com a Band transmitindo o Brasileirão na TV aberta, infelizmente a emissora acata o que ela faz, e por isso, fica acuada.
    Seria bom a REDETV e principalmente a RECORD se reforçarem nas transmissões esportivas, pois só a BAND fazendo a parte dela e acatando as ordens da GLOBOSTA, não dá.
    Gente, acordem: em vez de ficar perdendo o seu tempo assistindo as transmissões da própria GLOBO, SPORTV e PFC, assistem as transmissões da REDETV, BAND, RECORD, ESPN/ESPN BRASIL e TV ESPORTE INTERATIVO.
    Boicotem esta emissora que tanto nos atrasa e nos faz de fantoches e prioriza sempre o Flamerda.
    E tomara que as emmissoras que não fazem parte deste império, invistam mais nas transmissões esportivas, não só no futebol, mas em outros esportes que precisam ser divulgados aqui no Brasil.
    Portanto galera, não assistam as transmissões dela, pois você será manipulado.
    Agora quem não aderir, azar será o de vocês, que vão ver sempre a mesma bosta e também o puxa-saquismo descarado pelo Flamengo.
    REFLITAM E BOICOTEM MESMO!!!

    Abraços e saudações vascaínas.
    Visitem- http://torcidacrvg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Na semana passada, pensei num post semelhante a esse, mas acho que o nível dele ficaria um pouco abaixo do desse que você fez. Meus parabéns pela belíssima argumentação e pelas sábias palavras!
    O povo brasileiro agradece.


    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Show de bola seu texto. Muito bom mesmo. Concordo com você Gabriel, sacanagem os caras colocarem os jogos para as 21h50. Por que não colocar para as 20h30, que também considero um horário ótimo. Vai entender né. Os clubes deveriam bater o pé contra isso. Quanto ao jogo entre Brasil x Estados Unidos, cadê o patriotismo que a emissora tanto prega? O amor deles é ao dinheiro e não à pátria.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. E ai Gabriel, blz.
    É um assunto muito complicado. Devemos ter muito cuidado para não corrermos o risco de analisarmos os fatos tendo como correto apenas uma vertente, pois, oque para você é correto, para outros pode não ser, isso depende de muitas variantes, classe social, escolaridade, religião, e por ai vai. Mas voltando ao assunto, nesse período de crise economico e no atual modelo capitalista neo-liberalismo os monopólios ou até mesmo os oligopólios são marcas constantes em todo mundo. Essa tendência espalha-se por todos os setores e segmentos e não seria diferente nas comunicações, vendo assim por que a Globo seria diferente???
    Claro que esse processo inclui muitos fatores, positivos, negativos, licitos, ilicitos, moral e imoral, mas o que não podemos achar é que se a Bandeirantes, por exemplo, estivesse no lugar da Globo, que ela não faria o mesmo, antes de mais nada é um negócio, um grande negócio.
    Em relação a omissão dos clubes e da CBF, é muito simples.... você não pode e não tem direito e muito menos coragem de querer impor isso ou aquilo quando se deve dinheiro, a Globo tem pelo menos uns 20 clubes que ele já adiantou cotas por uns 3 anos no mínimo.... quando a gente deve não exigimos... é triste mais é a realidade.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Faaaaala Gabriel. Blz ??????

    Cara, a Rede Bobo não tem respeito por ninguém. Não interessa à ela se o cidadão tem que trabalhar no cedo no dia seguinte. Ela simplesmente ditas as regras e pronto.

    Só quem pode mudar isso são os próprios dirigentes, mas acho que às vezes nem eles estão afim de comprar qualquer tipo de barulho. A Record, em minha opinião, é a única que tem bala na agulha para bancar uma briga dessa envergadura.

    Abraços e Saudações Vascaínas !!!

    ResponderExcluir
  6. Fala Gabriel !

    Mandou bem demais no texto. parabéns.
    Concordo em alguns pontos, mas é um assunto de muitas "faces" e com muitos interesses de ambas as partes, bem polêmico mesmo.
    Não acho que devemos crucificar a Rede Globo pois qualquer outra emissora faria o mesmo, talvez a CBF devesse ter um posição mais ativa em alguns pontos mas também iria contra seus próprios interesses, sem mencionar a enorme quantia de dinheiro que os clubes devem, enfim, infelizmente o futebol é apesar de tudo um grande negócio.

    Abraço !

    deolhono-lance.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Entendo a raiva, mas meio que é igual em diversos paises. Aqui os jogos são as 22h por culpa das emissões televisivas. Não é uma particularidade da Rede Globo..

    http://gologol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Fiquei muito feliz de encontrar uma opinião igual a minha . É incrivel como este assunto parece não incomodar a grande midia.Enquanto assuntos banais ou tolos são discutidos diariamente na tv como assuntos de extrema importância .Ou alguém aqui se interressa em saber sobre as previsões de um polvo alemão ?. Infelizmente aqui no Brasil existe ainda uma sencura muito tola e banal . Eu lembro muito bem deste ultimo amistoso da seleção brasileira,um dia antes passava o JN falando desta nova seleção Brasileira que estava se formando. Junto havia uma notícia bastante interressante ,somente 8 milhões de pessoas no Brasil tem Tv a cabo para assistir uma programação diferenciada ,ou seja , somente esses 8 milhoes tiveram a oportunidade de ver o jogo .O mais engraçado disso tudo (não sei se fui o único ) foi ver que o jornal da globo logo após o jogo do Brasil ser exibido mostrar o resultado dos jogos da segunda divisão do campeonato brasileiro sem ao menos mencionar a grande vitória do Brasil sobre os Estados Unidos . Não Houve nenhuma notícia sobre nada com relação ao jogo do Brasil .No entanto somente no dia seguinte na Tv aberta começou a se falado sobre o resultado.Tudo isto ( É CLARO ) para disfarçar o quão rude e tola a Tv globo foi para com os brasileiros que estavam anciosos para assistir o jogo porém só podiam asssitir através da Tv paga, pela qual, somente 8 milhões de brasileiros tem o acesso .

    ResponderExcluir
  10. Saudações vascainas! O tema ainda é oportuno. Concordo quanto ao horário dos jogos. Mas não acho que a culpa é só da Globo ou dos clubes. Os telespectadores tem o poder de mudar de canal ou simplesmente desligar a tv. Assim a Globo não teria outra escolha, a não ser mudar o horário. Teve um pirado aí que sugeriu um boicote à Globo. Sinceramente não acho que outras emissoras tem qualidade pra transmitir jogos tão bem quanto ela. Também fiquei indignado com a não transmissão do jogo Brasil x EUA. Foi um desrespeito. Nisso ela errou feio.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!