sexta-feira, 1 de julho de 2011

Raio-X da Copa América

Nesta sexta-feira tem início mais uma edição da Copa América. A 43ª edição da competição, que será disputada na Argentina, é cercada de muita expectativa, tendo os olhos de todo o mundo voltados para as equipes participantes, principalmente para a seleção da casa e para o Brasil. Porém, não são apenas os hermanos e brasileiros que prometem brigar por mais um título continental de seleções

O torneio de seleções mais antigo do mundo deve ser bastante disputado. Além dos já tradicionais favoritos Brasil e Argentina, o Uruguai também surgi como grande força para disputar a taça. Aliás, juntamente com os argentinos, os uruguaios possuem o maior número de conquistas da competição, com 14 títulos. A nossa seleção Canarinho vem logo atrás deles, com oito. Paraguai e Peru venceram duas vezes cada, e Colômbia e Bolívia uma vez. Paraguai, Chile, Colômbia e o convidado México também podem ser a pedra no sapato das equipes que surgem com certo favoritismo. Por isso, esta grande expectativa para que esta Copa América seja uma das melhores dos últimos anos.

Além deste equilíbrio, outro fato que pode marcar esta competição são as grandes e jovens promessas das seleções, que já despontarão, estão despontando ou ainda irão despontar. Puxando esta fila vem Lionel Messi. O melhor jogador dos últimos dois anos chega muito badalado depois de mais uma temporada irretocável pelo Barcelona, onde já não precisa provar mais nada pra ninguém. Porém, na seleção argentina, a situação se inverte completamente. Messi ainda deve apresentações convincentes com a camisa da seleção principal, e a Copa América pode ser sua grande chance de se redimir. Além dele, não poderíamos deixar de falar de Neymar. O garoto-prodígio brasileiro disputará sua primeira competição oficial pela seleção principal, e vê nesta Copa mais uma oportunidade para mostrar todo seu bom futebol e suas jogadas endiabradas para todo o mundo. O camisa 11, neste momento, é a grande estrela do Brasil. Se Messi e Neymar são os destaques do torneio, mais alguns jovens jogadores prometem aparecer positivamente. Luís Suárez, que já se destacou na última Copa do Mundo, deve formar uma dupla de ataque infernal com Diego Forlán na seleção uruguaia. Além dele, Alexis Sánchez, um dos atacantes mais cobiçados do planeta dentro desta nova geração (disputados por gigantes como Barcelona e Chelsea), promete levar o Chile a fazer um bom papel na competição.

Depois dos jovens craques, vamos fazer um análise dos três grupos desta Copa América. O Grupo A é considerado o grupo mais fraco desta competição. É indiscutível o favoritismo da Argentina dentro desta chave. Com um grande poder de fogo ofensivo, os hermanos ainda possuem dificuldades em seu setor defensivo, dando uma grande dor de cabeça para o técnico Sérgio Batista. Cotando com o melhor do mundo Messi, além de Tevez, Aguero, Higuaín (recuperado de lesão), além de Cambiasso, Gago e Dí Maria no meio-de-campo, a seleção argentina, que terá o apoio maciço de sua torcida, não deverá ter dificuldades para passar e um grupo que conta com Colômbia, Bolívia e Costa Rica. Querendo sair de um longo e incômodo jejum de títulos, os argentinos devem passar com tranquilidade desta primeira fase. A disputa pela segunda vaga também não deve ser muito emocionante no Grupo A. A Colômbia surge como o principal candidato a conquistar o segundo lugar e passar para as quartas-de-final, tendo como destaque da equipe o atacante Falcão Garcia, do Porto. A Bolívia, que não poderá contar com a altitude, não deve incomodar muito. Marcelo Moreno, bem conhecido da torcida brasileira, é a esperança de gols dos bolivianos, para tentar pelo menos não fazer feio no torneio. A Costa Rica fecha o grupo, e não deve passar de um mero figurante, pois vem com uma equipe sub-23.

No Grupo B temos a nossa seleção brasileira. A equipe de Mano Menezes vem se preparando para a Copa América, apostando numa equipe que mescla uma juventude muito promissora e uma experiência necessária para um time que quer ser campeão. Mano não provocou surpresas em sua convocação, mantendo um padrão desde que chegou a seleção. Com a volta de Paulo Henrique Ganso a equipe, o Brasil ganha outra cara, tendo uma excelente qualidade no meio-de-campo. Mano deve optar por jogar com Neymar e Robinho pelas pontas, e com Pato como centroavante. Na defesa, Lúcio e Thiago Silva forma uma defesa sólida, com Júlio César debaixo das traves. A expectativa é bastante grande, para ver esta seleção em sua primeira competição depois do Mundial da África do Sul. O Brasil terá pela frente neste Grupo B o Paraguai, a Venezuela e o Equador. Os paraguaios surgem como favoritos para ficar com a outra vaga da chave. Sem poder contar com o atacante Oscar Cardozo, que fez ótima temporada pelo Benfica, as apostas do Paraguai são em outros jogadores de frente, como Lucas Barrios, campeão alemão pelo Borussia Dortmund, além de Roque Santa Cruz e Valdéz. O Equador tentará incomodar, apostando no meia Valencia, do Manchester United. E a Venezuela, sem tradição e conhecido por ser o "saco de pancadas" da América do Sul, não deve passar de um simples coadjuvante.

O Grupo C fecha as chaves da Copa América. E este grupo promete ser o mais equilibrado e emocionante da competição. Nele estão três seleções fortes que disputarão duas vagas para as quartas-de-final. Começando pelo Uruguai, que depois de Argentina e Brasil, é a seleção que mais tem recursos para levar a taça do torneio. A equipe do técnico Oscar Tabarez, quarta colocada na Copa do Mundo ao ano passado, conta com uma trio ofensivo de respeito. A começar por Diego Forlán, artilheiro e melhor jogador do último Mundial. Além dele, o jovem Luiz Suárez, que também se destacou na Copa, e Cavani, que fez excelente temporada pelo Napoli, prometem incomodar muito as defesas adversárias. Outros destaques são o goleiro Muslera, o zagueiro Lugano e outro atacante, Loco Abreu. Além dos uruguaios, o Chile desponta como outro favorito pela vaga. O grande destaque do time chileno é Alexis Sánchez, jovem atacante, muito cobiçado por gigantes europeus. Além dele, o palmeirense Valdívia também é outra esperança do Chile, comandado por Cláudio Borghi. O México, que acaba de conquistar a Copa Ouro em cima dos Estados Unidos, foi convidado pela Conmebol para disputar a Copa América. E, devido a esta conquista, vem com uma equipe sub-23, assim como a Costa Rica. Assim, os mexicanos apostam em Giovanni dos Santos para tentar uma vaga nas quartas. Fechando o grupo está o Peru, que, sem poder contar com suas principais estrelas, Farfán e Pizzarro, não deve ir muito longe no torneio.

Pois bem, depois deste Raio-X completo da Copa América, resta nós, blogueiros e ao mesmo tempo torcedores, acompanharmos todas estas emoções de mais uma edição da Copa América, que promete ter grandes jogos e muitas emoções, principalmente pelo bom nível das seleções, com seus jovens e promissores craques, e com suas estrelas já consolidadas. E, dentro de estádios modernos, a competição só tende e melhorar. Nesta sexta começa uma jornada, importante para todas as seleções, mas principalmente para a seleção brasileira, que terá poucas competições oficiais antes do Mundial de 2014. Assim, nesta Copa América, já veremos a nova cara do Brasil, diante de seleções de ótima nível. Com todos estes aperitivos, a Copa América começa, dentro de uma grande expectativa. E esta expectativa tem grande chance de ser confirmada, pelo lado positivo do futebol.

7 comentários:

  1. tenho apenas 16 anos e blog porq blogeuiro nao faz aniversario?

    ResponderExcluir
  2. Xará, perfeito o seu raio - x, muito parecido com o que eu fiz lá no CP, e basicamente é isso daí que você disse, dando destaque para Messi, Neymar e Forlán esses são os principais, os outros podem ser coadjuvantes...

    Abraços

    http://www.conexaopaulista.com

    ResponderExcluir
  3. Gabriel, sem dúvida Brasil, Argentina são favoritos. Depois Uruguai e Paraguai. Fora esses, só para cumprir tabela mesmo. Argentina já começou derrapando...

    Abraço

    http://www.gremista-sangueazul.com/

    ResponderExcluir
  4. Boas...

    Amigo Gabriel..

    Começou a Copa 2011 e logo com uma surpresa, tendo a Bolivia impingindo um empate à super favorita Argentina, provando que esta Copa vai ser emocionante até ao fim.
    Destaco o magnifico trabalho efectuado neste excelente post...parabéns..

    Abraço


    Mattos..paixaodabola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Cobranças dos pênaltis no jogo Brasil x Paraguai na Copa America 2011 (Argentina). Pequeno vídeo de animação, em que aparece a bola conversando com o gramado argentino. x)
    http://www.minutefestival.com/record/index.php?page=videos&section=view&vid_id=22857&type=featured

    ResponderExcluir
  6. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!