quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Os destaques do começo de semana

Neste meio de semana tivemos alguns assuntos e pautas dentro do futebol brasileiro que tiveram destaque. E, como o intúito do blog é deixar o seu leitor muito bem informado, nada melhor do que falarmos, de um forma resumida, de alguns assuntos que estão sendo destaque no nosso esporte bretão nacional, desde sites especializados até nas tradiocionais "conversas de bar" entre os amantes do futebol.

- Os "salvadores da pátria" paulistas

Com o Campeonato Brasileiro pegando fogo, principalmente se tratando da disputa pelo título, os clubes cada vez mais precisam que seus principais jogadores estajam "no ponto certo" para que a equipe consiga os resultados. E, quando se trata de Corinthians e São Paulo, a situação não é diferente. Porém, os dois rivais paulistas possuem jogadores que já foram grandes destaques na Europa e na Seleção Brasileira, e que retornaram a pouco tempo para o futebol nacional. Um fez sua estreia no último domingo, e outro possivelmente voltará aos gramados neste final de semana. Estamos falando de Luís Fabiano e Adriano, dois craques que podemos dizer que estão num patamar parecido. Ambos chegam para disputar a reta final do Brasileirão tendo a responsabilidade de serem os destaques de suas equipes, com uma diferença. Luís Fabiano já é um grande ídolo da torcida tricolor, mesmo não tendo conquistado títulos de expressão. Já Adriano ainda não jogou com a camisa corintiana, foi alvo de protestos, e terá que mostrar porque foi contratado, com uma grande pressão em cima dos ombros. Parecidos e diferentes, os dois atacantes tem uma mesma missão: de serem os "salvadores da pátria" de Corinthians e São Paulo na disputa do título brasileiro.

- Instabilidade alviverde

Depois de mais um mau resultado na última rodada do Campeonato Brasileiro, diante do lanterna América-MG, o Palmeiras continua vivendo momentos conturbados dentro e fora de campo. Dentro das quatro linhas, a equipe não vem jogando bem e, numa quase depedência das bolas paradas de Marcos Assunção, a equipe não consegue manter uma boa sequência de resultados e, do "G-5", despencou para o oitavo lugar e está distante da briga pelo título, porém ainda lutando pela vaga na Libertadores. Com seu principal jogador, Kleber, fora das partidas, sendo alvo da torcida e a beira de ser negociado, o time vive uma grande irregularidade. E, fora de campo, o técnico Luis Felipe Scolari acabou de vez com a "lei do silêncio" e liberou seus jogadores para falarem com a imprensa, depois do empate no último sábado, vendo que o silêncio não ajudou em nada a equipe. O momento do Palmeiras não é nada bom, Felipão dispara para todos os lados e o time não consegue os resultados. A instabilidade verde segue.

- Minas Gerais em baixa

Como todos podem notar, a fase do futebol mineiro não é nada boa. Dentro do Campeonato Brasileiro, América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro não estão fazendo valer suas bonitas histórias e caracterizam até aqui pífias e lamentáveis campanhas na competição nacional. O coelho, desde o início de Brasileirão, dava sinais que não iria conseguir manter pelo menos um campanha regular. Acumulando derrotas e maus resultados, tanto dentro como fora de casa, o time, por poucas vezes, largou a lanterna do campeonato e sempre frequentou a degola. Dificilmente conseguirá escapar do rebaixamento e do "efeito iô-iô". O galo, com uma nova administração, esperava brigar por no mínimo uma vaga na Libertadores. Montou um bom time, mas que não se traduziu dentro de campo. As trocas de treinador não surtiram efeito, e a situação permanece difícil. Assim como o América, o Atlético sempre frequentou as últimas colocações, segue no Z-4 e ainda luta para escapar de mais um rebaixamento.

E a raposa é o caso mais surpreendente. O clube sempre vem figurando como um dos grandes destaques e forças do futebol brasileiro nas competições nacionais e intercontinentais. Porém, o time celeste, mesmo contando com um bom elenco (característica do clube nesta última década), está penando neste Brasileirão. Até esteve bem em algumas rodadas, mas vem numa decaída impressionante, estando neste momento na beira do rebaixamento e correndo risco de cair para o Z-4. Realmente o estado de Minas Gerais anda bastante em baixa nesta temporada.

- Brasileirão "adiantado" e "atrasado" nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira teremos duas partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro, um jogo atrasado da 11ª rodada, envolvendo Grêmio x Santos, e outro adiantado por conta da televisão, entre Cruzeiro x São Paulo. No primeiro duelo, o destaque fica por conta do reencontro do artilheiro do campeonato, Borges, com seu ex-clube, que, ironicamente, paga seus salários no peixe, pois está emprestado. A partida envolve duas equipes que estão no meio de tabela e que não aspiram muitas coisas neste Brasileiro. Já o segundo confronto envolve duas equipes que possuem objetivos distintos, porém com a mesma importância. A raposa quer afastar o fantasma do rebaixamento que ronda a equipe e terminar com a queda de rendimento na competição. Já o tricolor deseja se recuperar da última derrota para permanecer na briga pelo título. O duelo na Arena do Jacaré promete bastante.

- Vascão na Sul-Americana

Também nesta quarta-feira teremos algumas partidas válidas pela fase de oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. E o único brasileiro a entrar em campo é o Vasco. O líder do Campeonato Brasileiro enfrenta o Aurora, da Bolívia, fora de casa. O cruzmaltino, além da equipe adversária, terá como outro rival a altitude de 2.570 metros da cidade de Cochabamba, fator este que prejudica quase que todos os clubes brasileiros dentro das competições intercontinentais. Na briga pela disputa do título brasileiro, o Vasco viajou para a Bolívia com apenas quatro titulares, sendo que somente o goleiro Fernando Prass começará entre os titulares. O restante da equipe será formada por jogadores reservas. O time da Colina priorisa o Brasileirão e preserva seus atletas dos efeitos da altitude, pensando em mais uma rodada da competição no próximo final de semana.

- Série B portuguesa, com certeza

Pra finalizar este resumaço das principais notícias deste começo de semana, destacamos aqui a Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira tivemos a realização da 29ª rodada da competição, e que consolidou ainda mais a Portuguesa como líder absoluta e praticamente garantinda na primeira divisão do ano que vem. O time paulista bateu o ASA por 2 a 0 no Canindé e já tem oito pontos de vantagem para a segunda colocada, Ponte Preta, que acabou perdendo para o Goiás no Serra Dourada. Completando o G-4 estão Americana e Nátucio, duas equipes que também não venceram nesta rodada. Tirando a Portuguesa, a briga pelas três outras vagas ainda continua em aberto. Boa Esporte, Sport, Bragantino, Criciúma e Vitória ainda tentam entrar no G-4 e brigam pelo acesso a Série A.

A briga contra o descendo também está acirrada. Com exceção do lanterna Duque de Caxias, praticamente já rebaixado, e do penúltimo colocado Salgueiro, que tem chances, mas vive situação mais delicada, as outras duas vagas no Z-4 ainda estão em aberto. Hoje, dentro da zona de rebaixamento, estão São Caetano e Vila Nova, porém, Goiás, ABC e Icasa, e uma vasta turma com 37 pontos também corre perigo. Assim como na Série A, na segundona a margem de pontos por equipe é muito pequena, o que faz a disputa ser muito grande e envolvendo praticamente todos os times, que podem tanto flertar o G-4 como o Z-4. Muita emoção e disputa ainda é aguardada nesta Série B do Campeonato Brasileiro.

3 comentários:

  1. A Portuguesa,confesso que me surpreendeu pois devido às inconstÂncias do clube nas competições nos últimos anos pensei que voltaria a decepcionar e ficar fora do G4 de novo na hora da onça beber água, contudo o time após perder pro Vila Nova-GO ficou quase 7 jgs(me parece) sem vencer e,mesmo assim não saiu da ponta e retornou à boa fase e quase não perde apesar do empate pífio com o Duque de Caxias em que não sabíamos quem era o lanterna e quem era o líder(pelo jogo muito ruim que foi), mas a Lusa voltou e ainda continua no topo e creio que só um desastre a tira da Série A em 2011 e deve ficar na 1ª ou 2ª colocação,mas torço pra que ela seja campeã pois há tempos não ganha nada de tamanha importância e seria bom para a equipe e para os torcedores!

    Sem falar que com esse time que está dando certo em 2011 na Série B não serve de parâmetro pra Série A do ano que vem,vejam os atuais exemplos do América-MG e do Bahia que tinham bons elencos pra Segundona e agora estão indo de volta pra Série B e até o Coritiba,campeão no ano passado passou por altos perrengues e leva-se ainda em conta que o time do Coritiba de 2010 é bem melhor que o da portuguesa desta série B de 2011! Abração


    _________________________________

    Quarta-Feira - 05/10:
    Cruzeiro 1x2 São Paulo


    Sábado 08/10
    Botafogo 2x0 Bahia
    Coritiba 1x0 Grêmio
    América-MG 2x2 Atlético -MG


    Domingo 09/10
    Santos 2x0 Palmeiras
    Flamengo 1x1 Fluminense
    Internacional 0x2 Vasco
    Corinthians 1x3 Atlético -GO
    Avaí 2x0 Atlético -PR
    Ceará 1x2 Figueirense

    www.digaofutebol.com.br

    ResponderExcluir
  2. É impressionante oque ocorre em Minas. Nem tanto pelo América,que não tem nenhuma expressão nacional e vive na gangorra. Mas o histórico do Galo e a decepção com o Cruzeiro deixam o torcedor preocupado em não ter nenhum representante na série A em 2012.
    Ainda assim, creio que pelo menos 1 deles se safe. Ou 2.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!