sábado, 12 de junho de 2010

O segundo dia da Copa do Mundo

O segundo dia de Copa do Mundo na África do Sul teve as estreias dos Grupos B e C. A rodada foi aberta com o Grupo B, no confronto entre Coreia do Sul e Grécia, em Porto Elisabeth. Não prometendo muita coisa tecnicamente, o jogo foi assim mesmo, sem muita técnica, mas com vontade de ambas as equipes. A Grécia, que surpreendeu e entrou em campo no 4-3-3, não suportou a velocidade dos sul-coreanos e logo tomou o primeiro gol, aos 7 minutos da primeira etapa. Tendo maior posse de bola e criando a maioria das oportunidades de gol, os asiáticos controlavam o jogo contra uma Grécia muito apática. Na volta do intervalo, o técnico grego tentou colocar a equipe mais a frente, só que não contava com outro cochilo de sua zaga, que entregou o ouro para Park Ji-Sung, meia do Manchester United, arrancar em velocidade e marcar o segundos dos sul-coreanos. A Grécia melhorou em relação ao primeiro tempo, criou chances de gol, mas esbarrou no ferrolho asiático e em sua própria deficiência. Ainda assim, dava espaços para os contra-golpes da Coreia do Sul. Sem sustos e com um futebol envolvente e veloz, os sul-coreanos ganham força e moral para disputarem páreo a páreo com a Nigéria pela segunda vaga no grupo. Já a Grécia mostrou que não deve ser mais que um mero figurante neste Mundial.

No outro jogo da chave, prometendo uma boa partida, Argentina e Nigéria, teoricamente as favoritas para as duas vagas do grupo, entraram em campo no Ellis Park. A Argentina começou com tudo na primeira etapa, pressionando e criando uma "blitz" nos primeiros cinco minutos de jogo, tendo duas oportunidades desperdiçadas. A Nigéria também conseguiu chegar ao gol em menos de cinco minutos de jogo, em uma bola cruzada. Messi costurava toda a zaga nigeriana e dava trabalho ao goleiro Enyeama, que teve trabalho para conter o ímpeto dos argentinos. Porém, logo aos 6 minutos, os hermanos abriram o marcador. Escanteio cobrado por Verón para cabeçade certeira de Heinze, numa jogada no mínimo discutível no agarra-agarra na área, onde o zagueiro Samuel segurou um beque africano, impedindo que o mesmo chegasse na bola. A Argentina tinha o domínio do jogo, desperdiçava chances, enquanto a Nigéria arriscava, mas não acertava o alvo. Messi ainda criou mais uma oportunidade, sempre parada por Enyeama.

O melhor do mundo continuou encomodando muito toda a retaguarda da Nigéria na segunda etapa. Substuindo dois atacantes e tendo três em campo, como seu adversário, os nigerianos tentaram imprimir uma correria e até equilibraram a partida, mas Messi e cia continuavam aprontando na frente, parando na excelente atuação do goleirão Enyeama. A Nigéria conseguiu assustar os argentinos em duas oportunidades, uma com uma bomba de Taiwo de fora da área, que raspou o travessão, e com Martins, com outro chute forte, parando na defesa de Romero. Maradona então promoveu duas substituições, colocando Maxi Rodríguez e Diego Milito para a saída de Verón e Higuaín. O jogo continuava lá e cá, com Messi esbarrando no ótimo goleiro nigeriano, e Uche desperdiçando a chance do empate. Dom Diego ainda colocou Burdisso para garantir o resultado, uma vitória importantíssima na estreia na Copa. No melhor jogo do Mundial até aqui, a Argentina mostrou que, em meio as dificuldades, veio para tentar abocanhar algo nesta Copa, como quase sempre fez, com uma ataque infernal, mas ainda mostrando deficiências no setor defensivo, principalmente pelo lado direito. Já a Nigéria mostrou ser um time de qualidade, de toques rápidos e precisos, e tem grandes chances de passar as oitavas-de-final.

Na abertura do Grupo C, um jogo bastante esperado. Inglaterra e Estados Unidos se enfrentaram em Rustemburgo. Os ingleses começaram o jogo a mil por hora, com a marcação adiantada, e conseguiram marcar logo aos 4 minutos. Gerrard tabelou com Heskey e fez o primeiro gol do English Team. Os americanos demoraram um pouco para entrarem de vez na partida, mas levou perigo em bolas aéreas. Com o jogo equilibrado, o goleirão inglês Green decidiu ajudar os norte-americanos. Aos 40 minutos, Dempsey arriscou de longe. A bola veio rasteira e fraca, mas o arqueiro não conseguiu segurar e levou um frangaço, levando Fábio Capello e David Beckham, no banco, ao desespero. O primeiro tempo acabou empatado. Na segunda etapa, o jogo continuou equilibrado, aberto, tendo chances de gol para os dois lados. Mas aos poucos os ingleses foram ditando o ritmo e passaram a dominar o jogo, criando mais chances de gol, com os americanos tendo dificuldades para chegar ao ataque. Os treinadores até tentaram mexer nos ataques de ambas as equipes, mas o panorama não mudou. Um ponto para cada lado. Para a Inglaterra, que era considerada uma das grandes favoritas para o Mundial, não foi um bom negócio. Já para os Estados Unidos, que prometem surpreenderem nesta Copa, não foi tão mal assim. Por enquanto, tudo igual no Grupo C.

2 comentários:

  1. Olá meu caro Gabriel, eu nem esperava que a Coreia do Sul estava na Copa do Mundo. A vizinha do norte eu já sabia, porque está no grupo do Brasil.
    Estou imaginando as duas coreias se encontrarem nas oitavas, quartas ou semifinais; ia ser tensão entre elas (que medo...).

    Abraços, saudações vascaínas e parabéns pelo novo design do seu blog.

    Visite-
    http://torcidacrvg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar as redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!