quinta-feira, 17 de junho de 2010

Os opostos dos favoritos no sétimo dia do Mundial

O sétimo dia de Mundial foi aberto com um gigante em campo. Argentina e Coreia do Sul se enfrentaram em Joanesburgo. No início, a partida estava muito sonolenta, e pouca coisa aconteceu. Somente aos 17 minutos o primeiro lance empolgante do jogo. E logo de cara um gol. Em cobrança de falta, Messi cruzou e o atacante sul-coreano botou de canela para o próprio gol. Então os argentinos acordaram e tomaram conta do jogo, tendo como principais destaques Di María e Tevez. E, aos 33, veio o segundo. Em novo cruzamento de Messi, a bola passou por toda a zaga e ficou limpa para Higuaín cabecear e botar para as redes. Mesmo bem marcado, o melhor do mundo tentava jogadas individuais e aparecia na partida. Dona do jogo, a Argentina acabou sendo vítima de sua própria ineficiência. No seu ponto fraco, a defesa, aos 46 minutos, o zagueiro Demichelis cochilou e perdeu a bola para Chung-Yong, na frente da área. O sul-coreano só tocou na saída de Romero e diminuiu o marcador, deixando o torcedor argentino com a pulga atrás da orelha.

Mesmo com o gol tomado no final do primeiro tempo, nossos hermanos voltaram com o mesmo ímpeto para a segunda etapa, atacando muito a Coreia, que até criou uma boa oportunidade no início, mas não aproveitou. Maradona então sacou Tevez, cansado, e pôs Aguero. E foi justamente com ele que saiu a jogada do terceiro gol, aos 31 minutos. Ele tabelou com Messi, chutou, o goleiro defendeu. A bola voltou para Messi, que arrematou na trave, e sobrou limpa para Higuaín, praticamente em cima da linha, empurrar, ampliando o placar. E, aos 35, em nova trama de Messi e Aguero, o camisa 10 botou na área para Higuaín escorar de cabeça, marcando o quarto dos argentinos, e o seu terceiro no Mundial e na partida. O jogo mostrou o grande poder de fogo do ataque da Argentina, que com certeza pode ir longe nesta Copa do Mundo, com Messi chamando a responsabilidade, auxiliado por excelentes jogadores, como Tevez, Aguero e Higuaín, e ainda Milito como opção. Por outro lado, a defesa argentina deu sinais de deficiência, com Demichelis falhando e Samuel saindo machucado. É a preocupação da seleção. Mesmo assim, nossos hermanos estão classificados para as oitavas-de-final, mostrando um futebol rápido e envolvente.

No segundo jogo do dia e do Grupo B, a Grécia, que no jogo contra a Coreia do Sul parecia que estava na África do Sul apenas para passeio, conseguiu sua primeira vitória em Copas. Venceu a Nigéria e está viva na disputa pela classificação. No primeiro tempo, a Nigéria abriu o marcador aos 17 minutos, numa falta cobrada por Uche, que passou por toda a zaga grega e acabou no gol. Com o domínio da partida, os nigerianos tiveram Kaita expulso num lance totalmente desnecessário, onde o jogador chutou um adversário já fora do campo. A expulsão acabou totalmente com o jogo da Nigéria, que não aguentou e tomou a virada. Nos acréscimos do primeiro tempo, Salpingidis chutou de fora da área, a bola desviou na zaga e matou Enyeama. E, aos 26minutos do segundo tempo, Torosidis aproveitou falha do goleiro nigeriano e sacramentou a primeira vitória grega nos Mundiais. A Grécia está mais do que nunca com chances de classificação as oitavas-de-final. Aproveitou a vantagem numérica em campo e tomou conta da partida, sufocando e conseguindo o resultado. A Nigéria, que ainda tem chances de classificação, se não fosse pela expulsão, poderia ter vencido o jogo e ter mais chances. Coisas da Copa do Mundo. Um lance impensado pode mudar todo o rumo de uma partida.

No último jogo do dia, pelo Grupo A, França e México mediram forças. Mesmo com três atacantes, o México esperava a França e jogava nos contra-ataques, que surpreenderam os franceses no primeiro tempo, criando inúmeras oportunidades de gol, principalmente com Giovanni dos Santos, Vela e Franco. A França mantinha a equipe no campo de ataque, mas não criava. Mas, da metade até o final da primeira etapa, o jogo caiu de qualidade, com as defesas se sobressaindo aos ataques, com os franceses com mais posse de bola e interceptando melhor as investidas mexicanas. Na segunda etapa, o técnico mexicano, vendo seu ímpeto ofensivo diminuir, pôs mais dois atacantes e foi com tudo para cima dos franceses. E deu certo. Aos 19 minutos, Rafa Márquez lançou Hernández, que teve toda a calma do mundo, driblou Lloris e abriu o placar. Desesperado, Raymond Domenech botou em campo mais um atacante, e na tentativa de empatar a partda, acabou tomando o segundo. Aos 37 minutos, o veterano Blanco, que havia entrado no segundo tempo, ampliou de pênalti. Entregues em campo, os franceses não criaram mais nada, e os mexicanos só tocaram a bola esperando o apito final do árbitro. Com o resultado, o México agora joga por um empate contra o Uruguai, que também joga por uma igualdade, para se classificar. Haverá um "jogo de compadres" na última rodada? A França vê o filme de 2002 se repetir, correndo sério risco de cair precocemente na primeira fase do Mundial. Com um time fraco e sem criatividade, os franceses estão fazendo por merecer ficarem de fora das oitavas da Copa. Enquanto isso, o México, com um futebol extremamente ofensivo, deve ir além e encomodar os grandes.

Os opostos dos favoritos neste sétimo dia de Copa do Mundo. Enquanto a Argentina vai encantando com seu futebol hábil, hágil e ofensivo, a França se arrasta em campo, ficando muito aquém do esperado. São momentos e situações que só o Mundial pode proporcionar.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Não tendo tempo para postar sobre o sexto dia da Copa, faço agora um resumaço da quarta-feira que já passou. Tivemos a estreia do Grupo H, com Chile e Honduras e Espanha e Suiça. Como já era de se esperar, o Chile venceu por 1 a 0 e começou bem o Mundial, mostrando ter um bom time para fazer bonito. A Espanha foi surpreendida e acabou derrotada pela Suiça. Mesmo com o domínio total de todo o jogo, os espanhóis abusaram no toque de bola excessivo e tomaram o gol numa desatenção da zaga. Quem deve pagar o pato na próxima rodada deve ser a seleção de Honduras. Os suiços brigarão pela vaga, e podem decidir o futuro do grupo. Na outra partida, do Grupo A, a anfitriã África do Sul perdeu para o Uruguai por 3 a 0, mais uma vez mostrando muitas deficiências no sistema defensivo. A classificação dos bafana bafana ficou bem difícil. Já os uruguaios praticaram um bom futebol, com um ataque poderosos, liderado por Forlán, e agora joga por um empate pela vaga.

3 comentários:

  1. Partidaça do Higuaín na estréia. Muito bom jogo do atacante argentino. Quanto ao México, boa vitória sobre os franceses.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Gabriel, bota opostos nisso. Mas veja pelo lado positivo, a França se ferrou e a Grécia (quem diria) ganhou alguma coisa.

    Abraços e saudações vascaínas.

    Visite-
    http://torcidacrvg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!