domingo, 27 de junho de 2010

Uruguai e Gana são os primeiros classicados para as quartas-de-final da Copa

Neste sábado tivemos os primeiros confrontos da fase de oitavas-de-final da Copa do Mundo. E já está definido o primeiro jogo das quartas-de-final. Uruguai e Gana venceram partidas muito duras e, com méritos, se classificaram e se enfrentarão na próxima fase do Mundial da África do Sul.

Vamos começar pela partida entre Uruguai e Coreia do Sul, em Porto Elisabeth. Com um certo favoritismo e com o time mais ofensivo, o Uruguai começou o jogo sofrendo uma certa pressão por parte da Coreia, que assustou logo aos 3 minutos de jogo, com uma bola na trave, depois de cobrança de falta de Park Chu Young. Porém, aos 7 minutos, veio o gol da celeste. Após jogada de Forlán pela esquerda, o atacante chutou cruzado. A bola passou pelo goleiro e por toda a zaga sul-coreana, e encontrou Suárez, livre, para abrir o placar. O gol assustou os asiáticos, que não criavam mais, enquanto os uruguaios não se arriscavam no ataque e jogavam com tranquilidade na defesa, sem sofrer pressão. Apenas nos 15 minutos finais de primeiro tempo a Coreia voltou a criar oportunidades, e mesmo assim, sem muito perigo a zaga uruguaia. Já na segunda etapa, os sul-coreanos voltaram com outra postura e, desde o início, criaram uma blitz atrás do gol de empate. O Uruguai, acuado na defesa, mal passava do meio-de-campo, tendo seus atacantes não conseguindo armar os contra-ataques. As chances eram criadas, e o gol dos sul-coreanos parecia questão de tempo. E foi mesmo. Depois de muitas oportunidades, aos 23 minutos, depois de cruzamento, Lee Chung Yong aproveitou falha da até então não vazada defesa uruguaia e empatou o jogo. Os asiáticos ainda tiveram chance de virar o jogo logo em seguida, mas desperdiçaram. Com o gol tomado, o Uruguai voltou a agredir o adversário, chegando ao ataque com perigo e retomando o controle do jogo. E aos 30 minutos foram recompensados. Novamente Suárez, agora um dos artilheiros da Copa, acertou lindo chute no canto do goleiro asiático e deixou os uruguaios novamente na frente do marcador. A Coreia do Sul ainda tentou buscar o gol de empate, mas não conseguiu. Com muita garra e determinação, o Uruguai obteve a vaga e segue adiante no Mundial. A Coreia do Sul lutou bastante, mas não levou. Palmas também para os sul-coreanos, que desempenharam um bom papel nesta Copa do Mundo.

Na outra partida deste sábado, Gana e Estados Unidos duelaram em Rustemburgo pela vaga nas quartas-de-final. Entrando em campo com um esquema com três zagueiros, Gana pressionava a saída de bola adversária e conseguiu ter o domínio no início de jogo. E abriu o placar logo aos 5 minutos, na bela jogada de Boateng. A seleção africana continuava dominando todas as ações da partida, atacando e não deixando os Estados Unidos jogarem. Tanto é que aos 30 minutos, o treinador norte-americano Bob Bradley sacou Clark do time e pôs em campo o também volante Edu, que melhorou a equipe, que enfim conseguiu atacar e assustar os africanos. No intervalo, o técnico americano ainda sacou o atacante Findley e colocou o meia Feilhaber, brasileiro naturalizado. Com as mudanças, os EUA dominaram no início da segunda etapa, e assim como seu adversário fez na etapa inical, adiantou a marcação e criou as chances de gol. Gana se postou na defesa, apostando nos contra-golpes. Mas aos 17 minutos a igualdade saiu do marcador. Dempsey botou a Jabulani no meio das pernas de John Mensah, entrou na área a foi derrubado por Jonathan. Pênalti que Donovan converteu, deslocando o goleiro Kingson. Depois do empate, os americanos continuaram melhores na partida, criando as chances. O ténico Milovan Rajevac até promoveu substituições para tentar mudar a cara de Gana no jogo, mas elas não surtiram muito efeito. Somente no final da partida, quando os Estados Unidos tiraram o pé e deixaram os africanos crescerem. Mas a decisão foi mesmo para a prorrogação. E logo aos 3 minutos, Asamoah Gyan recebeu longo lançamento, dominou, ganhou de Bocanegra e fuzilou o goleiro Howard, desempatando o jogo para os ganeses. Na base da vontade, os norte-americanos foram com tudo ao ataque buscarem o gol da igualdade. Tentaram até o fim, mas não conseguiram. A vaga nas quartas ficou mesmo com Gana, que segue representando (e muito bem) todo o continente africano nesta Copa do Mundo. Os Estados Unidos mostraram que tiveram uma grande evolução no futebol, e devem incomodar ainda mais nos próximos Mundiais que virão pela frente. A situação só deve melhorar para os nore-americanos, que cada vez mais estão presentes no futebol.

Já está definido o primeiro confronto das quartas-de-final da Copa do Mundo da África do Sul. Uruguai e Gana deverão protagonizar um jogo muito equilibrado, que deverá contar não só com a técnica, mas acima de tudo com o coração. Favorito? Muito difícil apontar. Bastante igualdade no confronto. Neste domingo mais um jogo das quartas será conhecido. Poderemos ter um Inglaterra x Argentina, Alemanha x Argentina, México x Alemanha, Inglaterra x México. Enfim, o que vier só vai ser benéfico ao torcedor, que está gostando cada vez mais deste Mundial, que vem ganhando muita emoção, e só tem a ganhar daqui para frente.

4 comentários:

  1. Como eu disse no meu blog, gostei muito de que o Gana continuasse na copa. Unica equipe africana, os ultimos resistentes que levam a bandeira de todo um continente!

    http://gologol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gana se deu muito bem. Acho que o Uruguai classifica contra os africanos nas quartas. Infelizmente o caminho de Gana está para terminar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!