sexta-feira, 23 de abril de 2010

Raio-X dos confrontos das oitavas-de-final da Libertadores

Com o final da fase de grupos da Libertadores da América, a competição agora entra na temida fase dos mata-matas, começando pelas oitavas-de-final. Com algumas surpresas, clássicos nacionais e ótimos jogos, o título mais cobiçado das Américas merece um aprofundamento maior. Veja agora um raio-x de todos os confrontos das oitavas-de-final da competição, e meus palpites para quem segue adiante.

Observação: Chivas Guadalajara e San Luiz, ambos do México, entram nesta fase sem ter participado da fase de grupos. Os dois clubes desistiram da competição ano passado, na mesma fase, pela gripe suína que invadiu o país.

Vélez Sársfield (ARG) x Chivas Guadalajara (MEX): Ida: 27/04 - 23h: Começamos já com um belo jogo. Ambas as equipes tem tradição nessa competição e são respeitadas. Os argentinos do Vélez Sársfield, que já foram campeão em 1994, na primeira fase, desbancaram o Cruzeiro no Grupo 8 e ficaram com a primeira colocação, com 13 pontos e apenas uma derrota. É considerado um dos principais candidatos ao título. Tem como destaques o zagueiro Sebá, ex-Corinthians, o meia Zapata e os atacante Santiago Silva e Rodrigo López, autor de quatro gols na primeira fase.
Já os mexicanos do Chivas Guadalajara entram agora na Libertadores. Líder do seu grupo no Campeoanto Mexicano, onde já foi 11 vezes campeão, o Chivas tem um bom histórico na Copa continental. Tem como destaques do time o experiente atacante Omar Bravo e o meia Alberto Medina.

Palpite: Até pela continuidade e por já estar adaptado a competição, o Vélez entra com favoritismo, também pelo ótimo time e pela campanha na primeira fase. Aposto nos argentinos.

Estudiantes (ARG) x San Luis (MEX): Ida: 27/04 – 20h45: Mais um duelo entre Argentina e México. Outro ótimo jogo. O Estudiantes, atual campeão da Libertadores, vem com toda força, por ter ficado na primeira colocação no seu grupo, e por ter mantido quase toda a base da campanha vitoriosa do ano passado. A estrela, claro, é o meia Verón, capitão da equipe. O também meia Sosa e os atacantes Bolatti e Boselli são os outros destaques.
O San Luis, assim como o compatriota Chivas, entra agora na competição. Sem muitos títulos, com jogadores desconhecidos e com pouca expressão, os mexicanos entram como zebra nas oitavas-de-final.

Palpite: Pelo momento e pelo elenco, o Estudiantes, favorito, deve passar sem muitas dificuldades.

Internacional (BRA) x Banfield (ARG): Ida: 28/04 – 21h50: O único confronto entre Brasil e Argentina das oitavas. O Inter teve dificuldades no começo, mas conseguiu se classificar em primeiro lugar no Grupo 5, com 12 pontos. O técnico Jorge Fossati ainda tenta ganhar em definitivo a confiança da torcida. Tem como destaques os meias Giuliano e D’Alessandro e os atacantes Alecssandro, Taison e Valter, que tem surpreendido e marcado gols decisivos.
Atual campeão argentino, o Banfield se classificou com folgas na primeira fase, ficando um ponto atrás do primeiro colocado, o Nacional-URU. Tendo o melhor ataque da competição, com 13 gols, promete encomodar os colorados. O atacante Rodrigues é o destaque, com quatro gols na fase de grupos.

Palpite: Páreo duro para o Inter. Ainda em fase de acerto da equipe, os colorados precisam tomar cuidado principalmente com o ataque dos argentinos. Mas vou acreditar nos brasileiros. Acho que consegue a classificação, mas com dificuldades.

São Paulo (BRA) x Universitário (PER): Ida: 28/04 – 19h30: Mais um brasileiro na parada, contra um time com tradição em seu país. O tricolor, mesmo com quatro vitórias na primeira fase e o primeiro lugar no grupo, ainda não se acertou, e o técnico Ricardo Gomes vive com altos e baixos. Mesmo contestado pela torcida, Washington é um dos artilheiros da competição, com cinco gols. Hernanes, Dagoberto e Fernandinho são as outras esperanças dos são-paulinos.
O Universitário, campeão peruano de 2009, e vice-campeão da Libertadores de 1972, desbancou o Lanús, favorito a outra vaga do Grupo 4. Surpreedente para alguns, tem como capitão o zagueiro argentino Galván, ex-Atlético-MG e Santos.

Palpite: O São Paulo pegou, teoricamente, o adversário mais fácil entre os brasileiros. A expectativa é que o tricolor passe de fase com sobras.

Corinthians (BRA) x Flamengo (BRA): Ida: 28/04 – 21h50: Talvez o confronto mais esperado das oitavas, o clássico brasileiro promete muita emoção. O Corinthians, time com melhor campanha na primeira fase, e ainda invicto na Libertadores, vem embalado na competição, mesmo com a eliminação precoce no Campeonato Paulista. Com um time bem montado, e sem Ronaldo na maior parte dos jogos, o timão ainda tem em sua maior aposta o fenômeno. Elias e Dentinho foram os destaques da equipe até aqui.
Já o Flamengo vive uma fase turbulenta. Favorito no começo, classificou-se de forma dramática num grupo considerado não muito difícil. Com Andrade demitido, o time ainda vive na inconstância do imperador Adriano, que vive entre gols e confusões pessoais, e uma desestruturação total do departamento de futebol. Os destaques até aqui na competição foram Léo Moura e Vágner Love.

Palpite: Momentos completamente distintos. O Corinthians, tranqüilo, o Flamengo, sob pressão. Mas, num clássico desses, envolvendo as duas maiores torcidas do Brasil, tudo pode acontecer. Favorito, aposto no Corinthians, que está mais arrumado, tanto dentro como fora de campo.

Cruzeiro (BRA) x Nacional (URU): Ida: 29/04 – 19h: Rivalidade entre brasileiros e uruguaios, com duas ótimas equipes. O Cruzeiro não conseguiu a primeira colocação, num grupo complicado, e tirou o tradicional Colo-Colo de fora. Com um dos melhores ataques da competição, vai se acertando aos poucos, e o técnico Adílson Batista tem confiança da diretoria. No elenco, muito qualificado, destacam-se o meia Pedro Ken e os atacantes Kleber, artilheiro da Libertadores, com sete gols, e Thiago Ribeiro, com quatro gols.
O Nacional, clube tradicionalíssimo do Uruguai, já foi três vezes campeão da Libertadores. Na fase de classificação, desbancou o atual campeão argentino, o Banfield, e ficou com a primeira colocação. O atacante Mario Regueiro, autor de três gols até aqui, foi o destaque da equipe na primeira fase. O clube é considerado um dos favoritos ao título.

Palpite: Outra pedreira para um brasileiro. A raposa tem um elenco fortíssimo, assim como o time uruguaio. Difícil apontar um favorito. Ambos podem avançar. Fico então com o Cruzeiro, apostando no ótimo time.

Universidad (CHI) x Alianza Lima (PER): Ida: 29/04 – 21h15: O Universidad desbancou o favorito Flamengo e ficou com a primeira colocação no Grupo 8. É a base da seleção chilena que vai a Copa do Mundo. O atacante Juan Olivera, que já fez três gols na competição, é o destaque.
O Alianza Lima ficou a apenas um ponto do atual campeão Estudiantes no Grupo 3 na primeira fase. Com um bom ataque, ainda busca seu primeiro título continental. José Carlos Fernández, um dos artilheiros, com cinco gols, foi o destaque na fase de grupos.

Palpite: Com duas belas campanhas na primeira fase, Universidad e Alianza fazem um confronto equilibrado. Mas acho que os chilenos tem mais chances de passaram as quartas. Cravo no Universidad.

Once Caldas (COL) x Libertad (PAR): Ida: 29/04 – 23h: Outro bom jogo. O Once Caldas se classificou com tranqüilidade, e quase roubou o primeiro lugar do São Paulo no Grupo 2. Campeão da Libertadores em 2004, tem como estaque o zagueiro Castrillón, da seleção colombiana e o atacante Dayro Moreno.
O Libertad, já com tradição na competição continental, acabou a primeira fase invicto e na primeira colocação no Grupo 4. Destaque para os atacantes Roberto Gamarra e Cáceres, da seleção paraguaia.

Palpite: Pelo elenco, melhor qualificado, e já pela tradição em fazer boas campanhas nas últimas Libertadores, meu palpite vai no Libertad.

Um comentário:

  1. Concordo com quase todos os palpites, exceto um, acho que o Flamengo se classifica, mesmo em semana conturbada e em crise, o Fla tem um elenco técnicamente melhor que o do Corinthians e a motivação (que é o que precisa ser recuperada na Gávea) pode fazer a diferença na partida.

    Abraços

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!