segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Análise dos jogos do domingão pelos Estaduais

Campeonato Paulista

A rodada se iniciou no sábado, com o Santos vencendo o Oeste por 2 a 0, jogando bem e com os meninos da vila aparecendo. Gols de André e Neymar. O time é segundo colocado, e Dorival Júnior vai encaixando a equipe, que vem se entrosando muito bem.

Quem sai para a entrada de Robinho? Aí deixo para o treinador.


O São Paulo, mostrando uma tremenda falta de entrosamento e criatividade entre os jogadores, teve que suar para arrancar um empate no finalzinho contra o Sertãozinho, penúltimo colocado. O time do interior pressionou o tricolor, que mostrou dificuldades e na conseguindo aproveitar os contra-ataques. Conseguiu fazer gols com um voleio de Léo Lima e Jorge Wagner, aos 49 minutos do segundo tempo, num gol contra do zagueiro. Amarga a sétima colocação. O São Paulo precisa melhorar muito se quer ganhar ir bem na Libertadores, seu principal objetivo.


Mas o jogo da rodada, claro, foi o clássico Corinthians x Palmeiras. Sem as principais peças de cada time, Ronaldo e Diego Souza, ambos machucados, os coadjuvantes deram conta do recado. O timão saiu na frente logo no começo, com Jorge Henrique, que, discreto, está sendo o principal jogador do Corinthians nos últimos jogos. Roberto Carlos foi expulso logo em seguida, e o Palmeiras se tacou para o ataque. A partir daí, começou a brilhar a estrela do goleiro corintiano. Além de errar, o Palmeiras encontrou um inspirado Felipe pela frente. O verdão tentava com chutes de longa distância, mas parava no arqueiro alvinegro. Mostrando muita raça, o timão segurou o 1 a 0 e agora lidera o Paulistão. Tem um elenco muito qualificado e reservas à altura dos titulares. O Palmeiras caiu para o sexto lugar, mostrando os mesmos problemas do ano passado: a falta de peças de reposição e de um matador na frente. A diretoria vai atrás de reforços.

Campeonato Carioca



Na estréia de Joel Santana, o Botafogo suou muito para vencer de virada o América, no sábado. O fogo saiu atrás, tomava vaias da própria torcida, jogava mal, mas conseguiu diminuir ainda no primeiro tempo com Loco Abreu. No segundo tempo, melhorou um pouco, e no final do jogo conseguiu o gol da virada com Caio. 2 a 1. Joel vai ter trabalho para arrumar este time. O Botafogo é terceiro colocado, e pega o Madureira, segundo, quarta-feira, para definir sua classificação.


O Vasco venceu mais uma contra o Friburguense por 3 a 0 e lidera com 100% de aproveitamento o Grupo B. No começo de jogo, o time mostrou algumas dificuldades, estava muito lento, com os três volantes muito atrás, e dependendo exclusivamente de Magno, Phillipe Coutinho e Dodô para atacar. Mas no decorrer do jogo começou a ter maior posse de bola e controlar a partida, mesmo sem levar muito perigo. No fim do primeiro tempo, Dodô acertou um chute de falta e abriu placar. Na segunda etapa, o Vasco era dono do jogo, com mais velocidade e posse de bola, sem muita objetividade. Nos 15 minutos finais, porém, fez mais dois gols com Dodô e fechou a conta. 3 a 0. Líder isolado, mas ainda não classificado. Precisa ainda melhorar a defesa, sua maior dificuldade.


O Fla Flu era a grande atração na rodada do Carioca deste domingo. Prometia ser um grande jogo. No primeiro tempo, o Fluminense era muito melhor, mesmo sem sua grande estrela, Fred, machucado, e dominava amplamente o jogo, com a zaga do Flamengo falhando muito. O Flu fez o primeiro com Alan e o segundo com Conca. O Flamengo conseguiu diminuir com Adriano. Mas o tricolor fez mais um com Cássio. A goleada parecia questão de tempo. No segundo tempo, porém, as coisas se inverteram de uma forma impressionante. O Flamengo voltou de outra forma e consegiui o empate logo no começo, com Vagner Love e Kléberson. O zagueiro Álvaro, do Flamengo, foi expulso. O Flu retomou com mais posse de bola, mas tomava seguidos contra-ataques. Em um desses, Adriano virou o jogo. Aos 44 minutos, em outro contra-golpe, Adriano fez mais um. 5 a 3, final de partida, o Flamengo conseguiu uma virada histórica e agora lidera o Grupo A, ganha moral, mas precisa melhorar sua zaga. O Fluminense leva um tremendo golpe. Fred faz falta, e o sistema defensivo, antes inquestionável, entrou em alerta. Vamos ver se vai saber assimilar.

Campeonato Mineiro


No sábado, com um time misto, o Cruzeiro não viu a cor da bola e foi batido pelo Ipatinga por 3 a 0. A raposa está focada no jogo da Pré Libertadores, contra o Real Potosí, na quarta-feira, e não demonstra muito apego pelo Estadual. Quando estiver jogando com o time completo, vai dar para tirar melhores conclusões.


O galo conseguiu sua primeira vitória no ano batendo o Tupi por 3 a 2. Mesmo saindo atrás do marcador, e um pouco perdido em campo, teve forças virar o jogo e obter o resultado positivo. O sistema ofensivo do time funcionou. Diego Tardelli e Muriqui, com um gol cada no jogo, podem formar uma dupla de ataque eficiente. Mas a defesa ainda mostra fragilidade. Vanderlei Luxemburgo ainda precisa arrumar o time do meio para trás, já que a zaga não demonstra muita confiança. O galo é terceiro colocado com quatro pontos ganhos, o mesmo número de pontos de Uberaba, América-MG e Democrata.

Campeonato Gaúcho



O jogo mais esperado da rodada era o clássico Gre-Nal. Silas surpreendeu em deixar Hugo no banco, querendo um time mais sólido na defesa. Fossati não arriscou e manteve a equipe. No primeiro tempo, com os dois times jogando no 3-5-2, das laterais surgiam as melhores chances. O Grêmio pressionava, mas sem levar perigo ao gol de Lauro. O Internacional teve as melhores chances. Teve um gol anulado corretamente. O tricolor mais na base da raça, o colorado com mais organização. No segundo tempo, o Inter era melhor no jogo. As trocas de Silas não surtiram efeito, e a entrada de Andrezinho no colorado melhorou ainda mais o time. Até que aos 34 minutos, numa bola sobrada na entrada da área, Alecssandro chutou firme no canto de Victor e marcou o gol solitário do clássico. O Grêmio quase empatou no fim, mas a vitória era mesmo do Internacional. O colorado mostra mais solidez no time, melhor coletiva e individualmente. Vai muito forte para conquistar o tri do Gauchão e fazer uma ótima Libertadores. Lidera a Chave 2 junto com o São Luiz. O Grêmio mostra dificuldades defensivas, um meio-campo que deve se arrumar com a chegada de Douglas e um ataque matador. Ainda lidera a Chave 1.

Campeonato Catarinense



Rodada de surpresas. O Brusque, em Chapecó, bateu a Chapecoense por 3 a 2 mesmo sem Viola, e é terceiro colocado. O Criciúma venceu sua primeira no Estadual e ganha força. O Metropolitano venceu o Figueirense por 1 a 0 e está em quarto lugar. O Figueira vai de mal a pior, sem muitas pretenções neste primeiro turno. Permanece em oitavo lugar. O Joinville superou o então líder e invicto Atlético-IB fora de casa por 1 a 0 e agora lidera o Catarinão com 12 pontos. Avaí x Imbituba fecham a rodada hoje, com o leão podendo chegar a vice-liderança.

Um comentário:

  1. Rodada boa, cheia de clássicos. Não faltou emoção. Nos estaduais só esses jogos salvam em qualidade técnica.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!