sábado, 6 de fevereiro de 2010

Com que roupa eu vou?

Um livro lançado ano passado (A História das Camisas dos 12 Maiores Times do Brasil, de Paulo Gini e Rodolfo Rodrigues, 276 páginas, R$64,90) mostra as camisas mais inusitadas que os principais times do país já usaram em jogos oficiais. Seja por falta de uniformes ou mesmo pelo marketing. A maioria das camisas foi usada uma vez só, apenas em uma partida, como já foi dito, por diversas causas. Veja abaixo algumas camisas “estranhas”, comparadas a cultura das cores dos clubes:




• Para homenagear o Torino, da Itália, que havia acabado de perder todos os jogadores e comissão técnica em um acidente aéreo, o Corinthians vestiu a camisa do clube. Foi contra a Portuguesa, no Pacaembu, no dia 8 de maio de 1949.








• Em 1984, no começo da era dos patrocínios, as duchas Corona personalizaram a camisa do Corinthians. Um banho de criatividade.










• Em 1923, o Botafogo foi obrigado a usar esta camisa verde, emprestada pelo time do Andaraí, para jogar uma partida do Campeonato Carioca.







• O Grêmio já jogou de vermelho. Com esta camisa. Na verdade, a cor era o havana, um parente do vermelho. Foi a primeira camisa do time, em 1903. Depois, a cor foi substituída pelo preto porque os tecidos eram caros e raros demais.








• Em 1996, o Grêmio lançou um uniforme em homenagem ao título mundial de 1983, com um mapa do mundo.








• Na final do Paulistão de 1954 o Palmeiras enfrentou seu maior rival, o Corinthians, usando esta camisa azul. A escolha teria acontecido por conselho de um pai-de-santo. Não deu certo: o título ficou com o Timão. Hoje em dia o modelo azulão voltou a ser adotado.









• O Cruzeiro já usou esta camisa entre os períodos de 1928 e 1935.












 • Em 1996, o Cruzeiro lançou seu primeiro terceiro uniforme. Mas o modelo não agradou e saiu de linha.














• O Fluminense usou esta camisa em 1908, no começo de sua história. O modelo foi reeditado em 2009 com as faixas diagonais para o outro lado.










• Na final da Copa João Havelange de 2000, Eurico Miranda brigou com a Rede Globo e adotou o logo do SBT de graça na camisa do Vasco para alfinetar a emissora, que transmitia o jogo.









• O São Paulo entrou em campo em um jogo pela Libertadores de 1978 com uma camisa laranja emprestada pelo time chileno Unión Española, para na ohaver confusão com o uniforme do adversário, o Palestino, também do Chile.

Um comentário:

  1. Muito legal o blog, parabéns!!! quando puder entre no meu, www.footclassics.blogspot.com

    Abs. Hélio.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!