segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O enigma de Joel Santana, com Carinho e Sorte

Há pouco menos de um mês atrás, Joel Santana era motivo de chacota no mundo e pelos torcedores brasileiros. Até então, era o treinador da seleção anfitriã da próxima Copa do Mundo, a África do Sul, substituindo Parreira. Com resultados pouco expressivos, falta de vitórias e fraco desempenho na Copa das Confederações, Joel não resistiu às críticas e ao seu inglês medíocre e “abrasileirado” e acabou sendo demitido da seleção dos Bafana-Bafana. Porém, poucos esperavam que o técnico desse a volta por cima e voltasse aos holofotes e as conquistas em tão pouco tempo.

Sorte do torcedor do Botafogo, que começou de mal a pior e riu por último, sob a batuta do Papai Joel. Como um time que na primeira fase do Carioca toma 6 a 0 num clássico, pena para classificar em segundo, passa pelo atual campeão brasileiro na semifinal e vence a final contra o time que lhe aplicou os seis gols na fase de classificação? Só mesmo sob o comando de alguém que sabe os atalhos e conhece o futebol carioca como ninguém.


Joel Santana já comandou os quatro grandes do Rio, e conquistou títulos em todos eles. No currículo, vários Estaduais, Campeonato Brasileiro, Mercosul, entre outros. Só mesmo ele para tirar o Botafogo da lama e levá-lo a conquista do primeiro turno do Campeonato Carioca. Mas porque então ele não deu certo na seleção da África do Sul? Convenhamos, os sul-africanos são muito fracos, não tem um destaque individual e muito provavelmente nem vão passar da primeira fase da Copa, e obteram a classificação por ser o país-sede, se disputassem as Eliminatórias com certeza ficariam de fora. O idioma também prejudicou Joel, que mal conseguia se comunicar com seus comandados dentro de campo. Não tinha o que fazer. Então, ele voltou a seu “habitat natural”, a cidade maravilhosa, e conseguiu arrumar um Botafogo que estava abalado, sem confiança e na mira da torcida sem mudar as peças da equipe, apenas mudando a forma do fogo jogar, mordendo na marcação e apostando nas bolas aéreas no ataque. Agora, tanto o Botafogo como Joel recuperaram o respeito que haviam perdido, e estão fortalecidos. Com o carinho do "Papai" Santana e uma bela pitada de sorte.

5 comentários:

  1. Esse sujeito não tem mais explicações, como vc falou é um enigma, magico.... merecidamente o Botafogo foi campeão da Guanabara mas só, não podemos deixar subir a cabeça.

    Abraços!!!

    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ele tem sorte demais esse Joel, e sempre faz o trabalho bem feito. Ou não.. haha' OBS: Só eu que votei na Italia pra ser campeã na Copa?! Viixi.. hahaha'

    ResponderExcluir
  3. É DEPOIS DOS 6 A 0 O BOTAFOGO TOMOU RUMO. MAIS E ASSIM MESMO NÓS ESTADUAIS QUERO VER NO BRASILEIRÃO SE VAI SOBRE IGUAL AO ANO PASSADO. SIGA TAMBÉM O MEU BLOG : http://esportesnewsbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Já diria o tio jejão: "Grassas a God, playemús bêin i vencemús!".

    AUQCauCAUCAUcuCuaqcuacQUAq

    ResponderExcluir
  5. É Barbara, tem razão, a sua Itália está por baixo...

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!