terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

E a paradinha?


A questão voltou a dar polêmica no domingo. No clássico São Paulo x Santos, o garoto Neymar usou e abusou da paradinha para enganar Rogério Ceni e fazer o primeiro gol do peixe, no jogo que acabou 2 a 1 para a equipe da Vila Belmiro. Ceni, como sempre, reclamou com a arbitragem e com a imprensa, dizendo que a “paradona” de Neymar e quaisquer tipo de paradinha para tentar enganar o goleiro na hora do pênalti é trapaça, que os juízes não deveriam autorizar este tipo de cobrança. E disse para o próprio Neymar para ele ir acostumando a bater sem paradinha, pois na Europa essa arte manha não é permitida. Aliás, o próprio Rogério já se beneficiou da tal vantagem, quando utilizou a paradinha em outras ocasiões quando cobrou pênaltis. Voltou à tona a polêmica. Libera ou não?

Olha, este assunto cabem diversos tipos de opiniões, e estas opiniões na maioria das vezes são diferentes. Uns dizem que a paradinha é legal, pois foi Pelé quem a criou (e quem iria subestimar o Rei do Futebol?), que faz parte do espetáculo e o azar é do goleiro, que tenta adivinhar o canto. Outros falam que a tal molecagem é uma tremenda falta de respeito com os arqueiros e que os jogadores a usam como trapaça, para tirarem vantagem. No Campeonato Brasileiro do ano passado e em algumas outras competições, alguns árbitros falavam para o jogador que iria bater o pênalti para ele não dar a paradinha, se não ele iria mandar voltar à cobrança. Mas até agora, não teve nenhum caso de o jogador fazer o gol utilizando a paradinha e o juizão mandar repetir a penalidade. O caso já foi parar até na Fifa, onde o presidente Joseph Blatter disse que a paradinha era roubo e que estava com os dias contados no futebol. Parece que não, Senhor Blatter...

Na minha opinião, a paradinha faz parte do jogo, e não existe nenhum tipo de regra de fale que o “stop” no pênalti é proibido. Já vimos várias cobranças muito inusitadas de pênaltis que também estavam na regra, não causaram polêmica e foram validadas. Mas, olhando pelo lado arqueiro da história, a paradinha poderia ser liberada, mas os goleiros também teriam o aval de poderem se adiantar na hora da cobrança do pênalti. Aí, as penalidades iriam ter uma certa “emoção”, tendo os dois lados da moeda beneficiados. E vocês, o que acham? A paradinha é legal ou não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!