domingo, 14 de fevereiro de 2010

Análise dos jogos do Sábado de Carnaval pelos Estaduais

Campeonato Paulista


O São Paulo, com o time misto, jogou para o gasto e venceu o Ituano por 1 a 0. Mesmo sem todos os titulares, o tricolor envolveu o Ituano no primeiro tempo, com qualidade no meio-de-campo, muito pela bela atuação de Cléber Santana. Com Cicinho na direita e Marlos e Henrique no ataque, o time ficava rápido e criava oportunidades, como aos 9 minutos, quando Cléber Santana obrigou Saulo a fazer grande defesa depois de um chute de primeira. Mas o gol não tardou. Aos 16 minutos, Marlos foi derrubado por Simão na área. Pênalti, que Rogério Ceni cobrou no meio do gol, sem paradinha. 1 a 0. O Ituano chegou uma vez, com Juninho Paulista, num chute que Ceni pegou. O São Paulo tocava a bola, ditando o ritmo do jogo, sem forçar. No segundo tempo, o tricolor continuava dominando a partida, mas em um ritmo mais lento. Mesmo assim, envolvia o time de Itu. Faltava capricho nas finalizações por parte do São Paulo, e o Ituano não chegou nenhuma vez na área de Rogério. Teve mais duas chances com Marlos, ambas chutadas por cima da meta, mas nem precisava. Vitória tranqüila e importante para o tricolor, mesmo com um time misto, está na boca da zona de classificação.


No Canindé, o Corinthians empatou com a Portuguesa por 1 a 1. O primeiro tempo começou com o timão esperando a lusa no seu campo de defesa e arriscando contra-ataques, sem perigo. Porém, a Portuguesa também não criava, tendo seus atacantes presos na forte marcação. Mesmo sem pressionar, o time do Canindé abriu o placar aos 12 minutos. Marco Antônio levantou na área, Felipe tentou segurar a acabou botando a bola para o próprio gol. Um frangaço. 1 a 0 lusa. O Corinthians acordou, tendo mais velocidade no ataque, e criou duas boas chances, todas por intermédio de Tcheco. Iarley perdeu a melhor oportunidade, depois de um chute cruzado de Roberto Carlos, que ele desviou, mas a bola subiu demais. Na segunda etapa, porém, no primeiro minuto, foi a Portuguesa que quase ampliou o marcador. Héverton pegou de primeira na marca do pênalti e Felipe fez grande defesa. O timão foi para cima e se abriu, e a Portuguesa desperdiçava contra-ataques. Até que aos 16 minutos, Souza, que havia entrado no lugar de Edno, dominou na área, e a bola sobrou para Elias, que colocou no canto esquerdo do goleiro Fábio. 1 a 1. O Corinthians continuou martelando em busca do gol da virada, mas desperdiçava. Souza teve duas chances. Na segunda, foi derrubado por Domingos, que acabou expulso. No último minuto, Jucilei cabeceou e Fábio espalmou e ainda pegou no trave. Fim de jogo, empate que coloca o timão na quarta colocação, com 15 pontos. Agora vai focar na Libertadores.


Jogando mal novamente, o Palmeiras de novo teve que se desdobrar para conseguir desta vez um empate contra o Botafogo. Com o time todo titular, o verdão começou pressionando, com Danilo, aos 18 minutos, e Pierre, aos 28. O Botafogo teve uma chance, que Marcos se esticou para defender. Tendo mais posse de bola, o Palmeiras teve mais uma chance. Em bola alçada, Léo cabeceou no travessão do goleiro Wewerton. No segundo tempo, as coisas se inverteram, com o Botafogo tendo as chances. E logo aos 4 minutos, Malaquias cruzou para William completar para o gol. 1 a 0. Muricy, então, sacou Márcio Araújo e pôs Lenny, para dar mais movimentação. Insistia, mas não criava muitas chances. O time do interior tentava aproveitar os espaços. Mas aos 28 minutos, Cleiton Xavier cruzou para Léo testar e empatar o jogo. 1 a 1. E, aos 35, o Palmeiras ainda colocou uma bola na trave, numa cobrança de falta de Diego Souza. O empate acabou deixando as duas equipes satisfeitas. O verdão agora é o sétimo colocado, com 13 pontos. Ainda não chegou no ponto certo. O Botafogo, porém, é o líder do Paulistão, com 17 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Santos, que joga amanhã.

Campeonato Carioca


A primeira semifinal da Taça Guanabara prometia um jogão de bola entre Vasco x Fluminense. No primeiro tempo, o Vasco teve uma chance logo de cara, aos 3 minutos, com Léo Gago, numa cobrança de falta. Depois disso, o Fluminense passou a ser mais efetivo no ataque. Fred desperdiçou quatro boas chances para o tricolor. Aos 10, chutou para a boa defesa de Fernando Prass. Aos 22 e aos 40, em duas faltas cobradas pelo atacante, que Prass defendeu e outra foi para fora. E a melhor delas, aos 43, onde Conca lançou Fred na cara do gol, que demorou para concluir o lance, sendo desarmado por Souza. O Fluminense teve as melhores chances, mas não soube aproveitar elas. Na volta do intervalo, porém, foi o Vasco que teve a primeira oportunidade. Phillipe Coutinho, até então mal no jogo, driblou Gum e cruzou, onde a bola passou por toda a área, com Dodô chegando atrasado. Mas o tricolor respondeu com Fred de novo. Aos 5 minutos, ele tocou por cima do arqueiro vascaíno, que abafou o chute. A partida era melhor que na primeira etapa, com o Vasco mostrando mais organização. E o cruzmaltino teve uma grande chance aos 6. Carlos Alberto cruzou e Élder Granja, completamente livre, cabeceou para o chão. Rafael salvou com os pés. Depois, o Fluminense teve duas chances de abrir o marcador. A primeira com Alan, que cabeceou para fora cruzamento de Mariano. Em seguida, Fred entrou na área, tentou driblar Prass e se atirou tentando cavar um pênalti. Cartão amarelo para o camisa 9 tricolor. Aos 39 minutos, o Vasco grande oportunidade de desempatar o jogo. Em cobrança de falta ensaiada, Carlos Alberto rolou para Élder Granja que, sozinho de frente para o gol, rolou para o meio de área para ninguém. O tempo regulamentar acabou 0 a 0. Decisão por pênaltis. Que sofrimento!

Um aproveitamento ótimo de ambas as equipes. Das primeiras cinco cobranças de cada time, cinco gols. Dodô, Fernando, Márcio Careca, Phillipe Coutinho e Carlos Alberto converteram para o Vasco. Fred, Gum, Cássio, Conca e Marquinho fizeram para o Fluminense. Nas alternadas, Nilton fez para o cruzmaltino. E Alan carimbou o travessão, garantindo a passagem do Vasco para a final do primeiro turno do Campeonato Carioca. Como já era de se esperar, foi um jogão de bola, principalmente no segundo tempo. Mas prevaleceu a frieza e a qualidade dos vascaínos nas cobranças de penalidade.

Campeonato Mineiro


O jogo do Cruzeiro contra a Caldense poderia se resumir nos dez minutos iniciais de partida. Aos 4 minutos, Wellington Paulista aproveitou desvio para completar para o gol de cabeça. 1 a 0. Na comemoração, o atacante cruzeirense subiu no alambrado para comemorar com a torcida. Levou amarelo. Mas as 8, ele empurrou um adversário, recebeu o segundo cartão e foi expulso. Logo após, aos 9, Ewerton foi derrubado por Gilberto. Pênalti para a Caldense. Thiago Pereira cobrou e Fábio pegou, mas o árbitro mandou voltar, alegando invasão. Na segunda cobrança, Fábio agarrou de novo o chute de Thiago e garantiu o resultado parcial favorável a raposa. Depois desse começo, mais um gol do Cruzeiro, com Gilberto, aos 10 minutos, só que do segundo tempo. Com esse jogo louco, a raposa pulou para a vie-liderança, com nove pontos, mas corre ainda o risco de perder mais pontos pela escalação irregular de Wellington Paulista no jogo contra o Uberlândia.


Já o Atlético-MG empatou com o Uberaba por 2 a 2. Depois de ser pressionado no início do primeiro tempo, o galo conseguiu fazer o primeiro gol aos 23 minutos, com Obina, que girou na marcação e bateu, após passse de Diego Tardelli. Aos 37, Obina cruzou e Muriqui completou para o gol. 2 a 0 e jogo decidido? Não para o Uberaba. O que ajudou o time do interior foi à expulsão do estreante zagueiro Cáceres. O time cresceu, pressionou e conseguiu marcar aos 22 minutos, com André Nascimento. Embalado pela torcida, o Uberaba conseguiu o empate, com Douglas, aos 38. Final de jogo, 2 a 2, e o galo fica em quinto lugar, com seis pontos, e o trabalho de Luxemburgo começa a ficar complicado.

Campeonato Gaúcho


O Internacional cumpriu seu papel e terminou a fase de grupos em primeiro lugar com a vitória sobre o Esportivo por 2 a 1. Com alguns desfalques, o time saiu na frente logo aos 6 minutos, com Kleber, após cruzamento de Edu. O time de Bento Gonçalves conseguiu o empate aos 21, com Marco Aurélio, que chutou forte, sem defesa para Lauro. No segundo tempo, porém, brilhou a estrela de Alecssandro. Aos 14 minutos, ele testou forte após cruzamento de Bolívar e desempatou. Agora o Inter pega o Juventude nas quartas-de-final.


O Grêmio novamente deu um susto na sua torcida no Olímpico, mas venceu o São José por 2 a 1. Com o time completo, tomou um gol aos 13 minutos, depois que Juca driblou dois marcadores e tocou por cima de Victor. O tricolor dos pampas conseguiu empatar aos 9 minutos do segundo tempo, com Mithyuê, que bateu forte de fora da área para desempatar. 1 a 1. pressionando, o Grêmio foi premiado pela insistência. Borges girou em cima da zaga e chutou. O goleiro Rafael deu rebote, e Fábio Santos completou para o gol virando o jogo. 2 a 1. O tricolor encara agora o Veranópolis nas quartas. Confira os demais jogos da próxima fase do Gauchão:

Novo Hamburgo x São Luiz
São José x Inter-SM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!