quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Do Luxo ao Lixo - A queda de Muricy

De técnico mais badalado do Brasil, com três títulos seguidos de Campeonato Brasileiro com o São Paulo, em 2006, 2007 e 2008, encabeçado até para assumir a seleção brasileira a hoje desempregado. É, vida de treinador não é mole, não. Um dia está no topo, e no outro no buraco. Esse pode ser um resumo dos quatro últimos anos da carreira de Muricy Ramalho, da glória ao caos. Mas, o que deu de errado nele no Palmeiras?

Muricy chegou ao São Paulo em 2006, vindo de uma temporada ótima no Internacional em 2005, onde terminou o Campeonato Brasileiro como vice-campeão, e eleito o melhor técnico daquele ano. Comandou brilhantemente o tricolor paulista na conquista do Brasileirão de 2006, quando obteve seu primeiro título nacional como treinador. Em 2007, mesmo sendo eliminado pelo Grêmio na Libertadores, se manteve intacto no comando, a conseguiu seu segundo Brasileiro, conseguindo a taça com quatro rodadas de antecedência. Na temporada seguinte, em 2008, mais uma eliminação da Libertadores, nas quartas-de-final, agora diante do Fluminense, e fora das finais do Paulistão, Muricy bambeou, mas não caiu. Mostrando uma incrível arrancada no fim, comandou o São Paulo ao hexa do Campeonato Brasileiro, sendo seu terceiro seguido à frente do tricolor. Mas, em 2009, outra eliminação na Copa Libertadores e o fraco desempenho no início do Brasileirão acabaram por levar a diretoria do São Paulo a demiti-lo.

Mas em julho, o Palmeiras, que acabara de demitir Vanderlei Luxemburgo e estava sem treinador, anunciou Muricy Ramalho como novo treinador do clube. Até então na liderança do Brasileiro, no comando do auxiliar técnico Jorginho, parecia que a contratação do treinador multicampeão pelo São Paulo seria a cereja do bolo que faltava para o verdão sair da fila e conquistar o título. Mas, com a chegada de Muricy e de outros reforços a peso de ouro, como Vagner Love, assim como o próprio treinador, desestabilizaram o clube, que repentinamente começou a cair e, no fim do campeonato, acabar em quinto lugar, ficando fora da Libertadores de 2010 e provocando a ira da torcida. Mesmo assim, Muricy contou com o respaldo da diretoria e continuou no cargo para este ano.


Mas a situação tornou-se insustentável depois de uma seqüência de maus resultados e jogos pífios do Palmeiras no Campeonato Paulista, e a derrota para o São Caetano ontem em casa foi a gota d’água para a diretoria, que optou por demitir Muricy Ramalho, depois de seis meses a frente do clube do Palestra, obtendo neste período somente 13 vitórias. A culpa, claro, cai sempre sobre o treinador, mas Muricy não tinha muito o que fazer num time com uma defesa fraca, um meio-campo sem peças de reposição e a falta de um goleador na frente. A pressão por grandes títulos, que o Palmeiras não ganha desde 2001, também pesou contra o técnico. Enfim, às vezes você consegue executar um bom trabalho num clube e chega a outro que poderia ser melhor, mas não consegue se encontrar e se adaptar ao ambiente. Pode ser que isso tenha acontecido com Muricy Ramalho, que meio sem explicação não conseguiu levar o Palmeiras a caminhos favoráveis, como fez no rival São Paulo. São coisas do futebol. Agora, Antônio Carlos (foto) vem para seu lugar. Ele já foi ex-jogador do clube e conhece a torcida, e tem respaldo dela, e vem de resultados expressivos no São Caetano. Treinador da safra jovem, mas que conhece muito bem como funciona o futebol. O verdão será seu segundo clube na sua curta carreira. Vamos ver se a aposta dará certo. Bola pra frente, Muricy e Palmeiras, cada um com seus objetivos.

3 comentários:

  1. A diretoria do Palmeiras vem de mal a pior. Só faz burrada ultimamente. Muricy decepcionou muito e tem muita culpa pela má fase pois não tem jogadores. No entanto, ano passado tinha e fez o que fez. Minha opinião completa em http://mattew.zip.net
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Olha Gabriel, nunca gostei do Muricy, acho que ele ganha muito para o treinador que é, claro não podemos negar o que ele fez no São Paulo mas o time tricolor nos últimos três anos que foi campeão brasileiro era uma seleção então não tinha muita coisa para um técnico fazer, eu sempre quis que o Muricy pegasse um time médio para fraco como é o Palmeiras de hoje para ver como ele iria sair, e o resultado não foi satisfatório... mas tbm não sei se Antônio carlos é a solução.. Que fase hein!!

    Abraços!!

    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parece que o Muricy não dá certo em nenhum clube mesmo. O que atrapalha nele é aquele mau humor todo. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!