sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Raio-X da primeira Semifinal da Taça Guanabara: Vasco x Fluminense

Amanhã acontece a primeira semifinal da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca. Vasco e Fluminense medem forças no Maracanã às 18h30. As duas equipes fizeram boas campanhas na fase de grupos. O Fluminense acabou em segundo lugar no Grupo A, com 16 pontos, três pontos atrás do Flamengo, primeiro colocado. Já o Vasco terminou a primeira fase como líder do Grupo B, com 19 pontos. Este confronto vale um Raio-X especial. Medindo forças em cada setor. Vamos lá.

Defesa:


O Vasco terminou a fase de grupos com a defesa menos vazada contando os dois grupos. Conta com o Fernando Prass, com uma grande regularidade. A lateral-direita ainda é uma incógnita, se revezando na posição Fagner (que se machucou e não joga). Élder Granja, que foi contratado com status de titular, e o polivalente Thiago Martinelli. Deve ir com Élder Granja. Na zaga, Fernando e Titi ainda geram desconfiança no torcedor. Márcio Careca, na lateral-esquerda, aos poucos vem se firmando, mas precisa melhorar a marcação. Os números não correspondem a um setor totalmente confiável.O Fluminense acabou com a segunda melhor defesa, dois gols a mais do que o Vasco. Rafael, ex-goleiro vascaíno, mostra segurança. Mariano joga na direita, ainda sem titular absoluto. No miolo, Gum e Digão formam uma dupla jovem de zaga e com qualidade, com Leandro Eusébio, vindo do Goiás, que tem qualidade. Thiaguinho chegou do rival Botafogo para ser titular, pode jogar tanto na direita como na esquerda, mas quem está jogando, e muito bem, é Júlio César, também vindo do Goiás. Cuca pode optar tanto no 4-4-2 como na formação com três zagueiros. Mas o mais inusitado é que o tricolor tomou os cinco gols num jogo apenas, contra o Flamengo, quando perdeu por 5 a 3. Este jogo pode suar como um sinal amarelo no Fluminense.

Meio-de-campo:


O Vasco possui um vasto muito grande de jogadores para esta posição. Os titulares são Nilton, que faz gols, mas não tem uma marcação muito eficiente, Léo Gago, que veio do Avaí e também marcou seus gols, que é melhor na marcação, e Souza, jovem revelado na base que joga como um falso terceiro volante, ajudando tanto na criação como na marcação. No entanto, os três chegam no ataque. Carlos Alberto é o cérebro da equipe, com jogadas e belos passes. Ainda não fez uma grande atuação este ano.
O Fluminense conta com Diguinho, que funciona quase como Léo Gago, chega na frente, cria e destrói. Já Diogo, revelado nas categorias de base, é o volante de marcação. Conca já mostrou no próprio Vasco como tem qualidade, e pode decidir em um momento decisivo como esse. Assim como Carlos Alberto, porém, ainda não mostrou na primeira fase uma grande atuação nos jogos.

Ataque:


O Vasco acabou com o segundo melhor ataque da primeira fase, com 19 gols. Tem como titulares o jovem Phillipe Coutinho, já vendido para a Internazionale-ITA, que na fase de grupos mostrou um grande futebol, com dribles desconcertantes, gols e assistências, ajudando o cruzmaltino a vencer as partidas. O homem-gol do time é Dodô, um dos artilheiros do Campeonato, com sete gols. Chegou com desconfiança e já aplicou dois hat-tricks contra Botafogo e Friburguense. Tem que continuar o apetite. O Fluminense ainda não sabe se poderá contar com Maicon, jovem atacante que se destacou no ano passado na arrancada do time no Brasileirão. Se ele não jogar, provavelmente entrará no seu lugar também o jovem Bruno Veiga. E o outro atacante simplesmente já atuou em uma Copa do Mundo e na Europa, e foi sondado pelos grandes de São Paulo. Fred comandou a reação da equipe para se livrar do rebaixamento no ano passado. Estava machucado, mas marcou gols e vai para o jogo. Olho nele.

4 comentários:

  1. Seu raio-X ficou da hora. Eu vou apostar no Fluzão, mas torcendo para o Vascão! jeje


    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Espero que o meu Vascão arrebente com a cara do pó-de-arroz. Independente disso, esperamos que durante todo o jogo, não aconteça nenhum episódio violento. Parabéns pelo seu blog e saudações vascaínas.

    ResponderExcluir
  3. Esse é sem duvidas o melhor jogo da rodada, promete ser um grande jogo, e eu não sou capaz de apontar um favorito, acho que o jogo passa muito pela atuação de Carlos Alberto e pelo Fred, quem jogar melhor desses dois pode dar a vitoria ao seu clube. abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!