segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

CBF irá unificar títulos brasileiros

Nesta segunda-feira a Confederação Brasileira de Futebol tomou a decisão definitiva e vai oficializar e unificar títulos brasileiros dos anos de 1959 até 1970. Entre este período, quando ainda não existia o Campeonato Brasileiro, as duas competições que envolviam clubes de todo o Brasil eram o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o popular Robertão, e a Taça Brasil.

A decisão da CBF unificará as competições, equivalendo ambos ao Campeonato Brasileiro. Com isto, a CBF atende a um velho pedido de clubes como Santos, Palmeiras, Fluminense, Cruzeiro, Botafogo e Bahia, que seram os beneficiados com a unificação.

A nova definição muda o quadro de campeões brasileiros e o número de títulos das equipes. Agora, o Santos e o Palmeiras possuem oito títulos nacionais cada, ou seja, são octacampeões e maiores vencedores do Brasileirão, deixando Flamengo e São Paulo para trás, com seis títulos cada. Fluminense, Cruzeiro, Botafogo e Bahia ganham um título brasileiro a mais. O tricolor carioca agora é tricampeão, enquanto a raposa, o alvinegro carioca e o tricolor baiano são bicampeões nacionais. Os baianos, por sua vez, pvai passar a ser considerado o primeiro campeão brasileiro, post oque pertencia ao Atlético-MG.

Pela minha visão, uma decisão justa. Muitos jogadores estupendos, que fizeram história no nosso país, foram de certa forma "injustiçados", por não haver um Campeonato Brasileiro propriamente dito nas décadas passadas. Exemplo mais claro disso é nosso o rei do futebol, Pelé, que ganhou quase tudo em sua carreira, e não podia dizer que ganhou um Brasileirão sequer. Agora, a coisa se inverteu, e Pelé pode ser considerado também o "rei do Campeonato Brasileiro", já que agora coloca seis taças nacionais em seu currículo. Juntamente com ele, Coutinho, o volante Lima e o meia Mengávio também possuem neste momento seis títulos brasileiros cada, tudo com o Santos da década de 60. De uma certa forma, a justiça foi feita com craques e esquadrões inesquecíveis do nosso passado, que mereciam este reconhecimento.

A oficialização está marcada para acontecer ainda neste mês, e a CBF promoverá uma cerimônia toda especial para a unificação dos títulos, onde o rei Pelé será a grande atração.

Abaixo veja os títulos que a CBF vai passar a contar como Campeonatos Brasileiros:

Taça Brasil

1959 – Bahia
1960 – Palmeiras
1961 – Santos
1962 – Santos
1963 – Santos
1964 – Santos
1965 – Santos
1966 – Cruzeiro
1967 – Palmeiras
1968 – Botafogo

Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão)

1967 – Palmeiras
1968 – Santos
1969 – Palmeiras
1970 – Fluminense

Como ficará a listagem de campeões nacionais com a nova medida:

6 comentários:

  1. Para o Grêmio não mudou muita coisa, na tabela caiu de 7º para 9º.

    Isso mostra também a grande época vencedora de Pelé no Santos.
    Flamengo e São Paulo que se "achavam", agora estão para trás.

    Abraço

    http://www.gremista-sangueazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Já estava na hora de unificar os títulos dos clubes brasileiros antes do Campeonato Brasileiro. Concordo com o comentário do Giovani Mattiolo na parte dos presidiários e da pseudoelite paulista. Tomara que isso não gere mais polêmica no futebol brasileiro. Os clubes terão que aceitar querendo ou não.


    Abraços, saudações vascaínas e parabéns pelo seu blog.


    Visite- http://torcidacrvg.blogspot.com
    TWITTER- @TorcidaCRVG

    ResponderExcluir
  3. Legal!

    torcidadefora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não concordo de forma alguma. A CBF não tem critérios para reconhecer esse títulos...

    Abração e espero você lá,

    Luís - @luisfbarreiros
    porforadogramado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo,
    como falei no meu blog sou a favor de uma unificação,porém deveria ser mais repaldada e estudada, a prova que essa minha opinião é correta foi a vinculação na midia de que a Taça Brasil era uma especie de Copa do Brasil e msmo assim será dado titulo brasileiro aos seus campeões, inceitavel o Santos ser pentacampeão brasileiro jogando apenas 12 jogos nos 12 campeonatos!!

    abrass

    www.admsports.blogspot.com
    @admsport

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!