quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mudança de opinião baseada na Coerência

A decisão da CBF em unificar os títulos brasileiros disputados entre os anos de 1959 e 1970 está dando o que falar. Muitos são a favor, alegando que grandes esquadrões e craques do nosso passado foram injustiçados. Por contrapartida, muitos são contra, justificando o andamento de como estas competições foram disputadas, e que o valor delas seria "suspeito".

À alguns dias este que vos fala postou neste humilde blog a opinião sobre este caso. Primeiramente, achava a decisão mais do que justa. Confira a postagem publicada, com as minhas próprias palavras:

"Pela minha visão, uma decisão justa. Muitos jogadores estupendos, que fizeram história no nosso país, foram de certa forma "injustiçados", por não haver um Campeonato Brasileiro propriamente dito nas décadas passadas. Exemplo mais claro disso é nosso o rei do futebol, Pelé, que ganhou quase tudo em sua carreira, e não podia dizer que ganhou um Brasileirão sequer". (...) "De uma certa forma, a justiça foi feita com craques e esquadrões inesquecíveis do nosso passado, que mereciam este reconhecimento".

Porém, no dia de ontem, soube a verdade sobre estas competições. Assistindo matérias sobre o caso e pesquisando um pouco, a minha concepção mudou. Por fatos simples e claros. A Taça Brasil se tratou de um torneio de mata-mata. Os campeões estaduais se classificavam para esta taça, e jogavam no máximo quatro ou cinco jogos cada um, e já se declarava o campeão "brasileiro". Uma competição com cinco partidas não pode e não deve em hipótese alguma ser comparada a um campeonato de 38 rodadas, como o Campeonato Brasileiro. A Taça Brasil nada mais foi do que uma Copa do Brasil das décadas passadas. Então, não podemos levar em conta que esta taça seja equivalida a um Brasileirão. O Torneiro Roberto Gomes Pedrosa, o popular Robertão (ou Taça de Prata), este sim, pode ser unificado valendo um Campeonato Brasileiro. Competição na qual reunia as principais forças do futebol brasileiro, com mais partidas e com uma duração maior. O Robertão possui justificativas para tal unificação.

Não tenho vergonha nenhuma em voltar atrás ou mudar de opinião. Não sabemos e nunca vamos saber tudo. Eu, que me considero um "estudante" do futebol, entre uma pesquisa ou outra posso ver que estou errado, e assumo meu erro quando isto acontece. Mas, sobre este caso, olhando e analisando melhor os fatos, a minha mudança de opinião está baseada na COERÊNCIA das fontes. Não podemos levar em consideração uma competição que teve cinco jogos ser gratificada como um Campeonato Brasileiro, no qual temos, nos moldes atuais, 38 partidas. Portanto, acho que a coerência dos fatos ficou bastante visível. Robertão SIM, Taça Brasil NÃO.

9 comentários:

  1. Fala Gabriel, beleza? O Penido é muito conhecido aí, ou você conhece por ser vascaíno?
    Olha, parabéns pela tua humildade na mudança de opinião, coisa rara hoje em dia.
    "Só os idiotas não mudam de opinião"
    Abração.

    Rodrigo Carvalho

    ResponderExcluir
  2. grand texto.E tem aqui um belo blog, parabéns.

    Olhe que tal uma troca de links e tornarmo-nos seguidores um do outro.

    responda no meu blog sFF:

    http://imperiofutebolistico.blogspot.com/

    abraços

    ResponderExcluir
  3. E ai Gabriel, blz.
    bom, como vc mesmo já viu, tbm mudei de opinião, mudei de valor, mas não de importância, que fique bem claro, a TB foi um marco para nosso futebol, mas continuo achando um exagero compara-la a brasileirão...

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Em todos os comentários que eu fiz sobre o assunto eu sempre tratei de dizer que o futebol antigamente era uma bagunça e seria legal que a CBF mostrasse algum documento ou algo que prove que todos esses torneios foram demoninados como brasileirão ou não.

    Mas a realidade é que é difícil isso acontecer ...

    Forte Abraço!
    http://saopauloblognews.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Concordo contigo Gabriel. A taça Brasil era um mata-mata, muito diferente do Brasileirão de hoje.
    Essa CBF é uma bagunça, e nunca vai tomar jeito, está sempre fazendo das suas.

    Abraço

    http://www.gremista-sangueazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Entendi Gabriel.
    Aliás, qual torcida carioca é a maior por aí?
    Abração.

    Rodrigo Carvalho

    ResponderExcluir
  7. Já o adicionei nos meus links e também já me tornei seu seguidor.

    abraços

    imperiofutebolistico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eae Gabriel

    Acho que de início quase ninguém percebeu a lambança da CBF, pra variar.

    Até quando acerta a CBF consegue errar.

    Abraço !

    http://deolhono-lance.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. É complicado,pois a CBF demorou décadas pra decidir isto,se fossem 5 anos depois,por exemplo não viraria tanta bagunça!


    Os melhores do Brasileirão 2010(seleção dos Blogueiros)>

    http://digaofutebol.blogspot.com/2010/12/blogueiros-respondem-selecao-dos.html



    Os melhores do Brasileirão 2010- Seleção do Digão Futebol>

    http://digaofutebol.blogspot.com/2010/12/selecao-do-brasileirao-2010-blog-digao.html




    Os melhores do Brasileirão,Libertadores,sulamericana e Copa do Brasil e o melhor jogador de 2010,por Blog Digão Futebol >

    http://digaofutebol.blogspot.com/2010/12/os-melhores-jogadores-brasileiraocopa.html




    Rodrigo Carvalho - BLOG DIGÃO FUTEBOL

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!