quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O último ato do espetáculo Brasileirão 2010

Neste domingo o nosso tão querido Campeonato Brasileiro terá seu término. Um campeonato onde o equilíbrio, as polêmicas e as especulações se destacaram. Além, é claro, da grande disputa por título, Libertadores e contra o rebaixamento, que ainda estão indefinidos.

Como já é de praxe, o Brasileirão deste ano mexeu bastante com o coração do torcedor apaixonado, com as diversas disputas, ponto a ponto, casa um com seus respectivos objetivos. Tivemos, na ponta da tabela, a soberania de Fluminense, Coritnhians e Cruzeiro, que ainda disputam o título. O tricolor carioca, sob o comando de Muricy Ramalho, quase sempre rodou as primeiras colocações, com um elenco de qualidade e um alto investimento. E agora, espera ter o retorno neste domingo com o título. O Corinthians pode ser considerado o time mais regular deste Brasileirão, já que o timão sempre ficou entre os três primeiros lugares. Começou com o comando de Mano Menezes, que depois assumiu a seleção brasileira e deixou o cargo para Adílson Batista, que não conseguiu continuar o bom trabalho. Então, a diretoria trouxe Tite como última cartada para conquistar a taça. Assim como o Flu, o alvinegro investiu pesado, e no ano do centenário corinthiano a torcida espera o título brasileiro. E o Cruzeiro, que sempre chega entre os primeiros colocados, se recuperou depois da Libertadores e, mesmo trocando de treinador (Adílson Batista por Cuca) manteve a média de bons resultados e busca chegar ao seu segundo título brasileiro na era dos pontos corridos.

Na briga pela Libertadores, temos dois times que superaram as espectativas. O Botafogo, campeão carioca no primeiro semestre, manteve a base da equipe, e mesmo com um bom elenco, não era apontado como favorito. Sob o comando de Joel Santana, o alvinegro conseguiu manter uma boa média de resultados e até brigou pelo título, mas vacilou em algumas rodadas e agora tenta confirmar a vaga para a Libertadores do ano que vem. E o Grêmio, que no primeiro turno estava na rabeira do rebaixamento, e que com a chegada de Renato Gaúcho deu uma arrancada espetacular no segundo turno e briga por vaga na competição continental, com um time muito qualificado. O Atlético-PR até a rodada anterior também estava nesta briga, mas vacilou e não em mais chances. Mesmo assim, foi outro time que se superou.

Nos casos de Santos e Internacional, que até tentaram beliscar o título, o Brasileirão serviu como um teste de luxo. Com os objetivos traçados (ambos já tem vaga garantida na Libertadores), santistas e colorados jogaram, mas não conseguiram ir muito longe. Tivemos também as equipes que até tentaram almejar alguma coisa a mais, mas ficaram mesmo mais para o meio da tabela e tiveram que se contentar com a vaga na Copa Sul-Americana. Casos de São Paulo, Palmeiras, Ceará e Vasco, que tropeçaram demais, e por isso não ficaram nem tão perto do G-4 nem do Z-4. O Palmeiras priorizou a disputa da Sul-Americana, mas acabou eliminado, e o São Paulo, depois de sete anos seguidos disputando a Libertadores, em 2011 ficará de fora da competição. No caso do Vasco, ainda falta o clube da colina confirmar sua vaga para a Sul-Americana do ano que vem. Estes clubes teram que se reformular para o ano que vem fazer mais bonito no Brasileirão.

E na turma de baixo da tabela, sofrimento, reviravoltas e alívio. Mais uma vez, grandes do nosso futebol lutaram contra o descenso. Desta vez foram Atlético-MG e Flamengo. O galo mineiro desde o início da competição foi bastante irregular, acumulando muitos resultados ruins, e por boa parte da competição ficou no Z-4. A troca de comando da equipe fez os mineiros reagirem. Luxemburgo deu lugar a Dorival Júnior, que comandou a equipe para a escapada contra o rebaixamento. Juntamente com as estrelas do time, Diego Tardelli, Diego Souza e Obina, Dorival conseguiu livrar o galo da Séria B com uma sequência muito boa de resultados positivos. Assim como o Atlético, o Flamengo foi sempre muito irregular, e nas últimas rodadas derrapou. Luxemburgo foi contratado para tentar levar os cariocas mais adiante, mas as coisas só pioraram. Com algumas poucas vitórias, o mengo escapou do descenso, mas deve abrir o olho para o ano que vem. Outro que se livrou do Z-4 foi o Avaí, que sempre rodou as últimas colocações, mas com a chegada de Vágner Benazzi conseguiu se manter. Para estes clubes, o trabalho começa já para que no ano que vem o sufoco não se repita.

Mas para alguns não teve jeito. A Série B espera Grêmio Prudente, Goiás e Guarani no ano que vem. Estas três equipes tiveram um aproveitamento muito baixo de pontos, nunca conseguiram sair da incômoda situação das últimas colocações e acabaram sendo rebiaxadas. No Brasilierão dos últimos anos o "efeito iô-iô" virou nromalidade. Este no, Prudente e Guarani sentiram na pele este efeito, de voltarem para a segunda divisão um ano depois de terem conseguido o acesso. E para Vitória e Atlético-GO a briga continua. Ambos se enfrentam no domingo. Quem perder cai. Empate favorece aos goianos, que não querem entrar no "efeito iô-iô". Disputa acirradísssima.

Bem, como já vimos, as disputas foram bastante intensas e interessantes. Assim como elas, tivemos craques que se destacaram, artilheiros, polêmicas e arbitragens confusas. A discussão dos pontos corridos ou dos mata-matas voltou a tona, junto com as diversas especulações de "malas". Com todos estes ingredientes, o Brasileirão de 2010deixará saudades, pois isto é que faz o futebol ficar gostoso (mesmo que alguns episódios também fiquem muito chatos...). E este Campeonato Brasileiro teve todo os aperitivos de uma grande competição. O campeonato mais disputado do mundo está chegando ao fim. E é neste domingo que o ato final será apresentado, para todos os torcedores, que terão que aguentar quase um mês de abstinência ao futebol brasileiro, que deixará saudades. Então, que abram-se as cortinas para para o último ato de espetáculo do Brasileirão 2010!

6 comentários:

  1. O Brasileirão é um espetáculo a parte,tirando a polêmica mala branca e os erros das arbitragens que tem todo ano,o campeonato foi muito bom,briga na parte de cima e na parte de baixo da tabela,disputa pela Libertadores e Sul Americana.
    Olha que esse campeonato é de pontos corridos imagina se fosse mata mata.

    abraços!

    fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vai ser uma rodada de disputa na parte de cima, com três jogos pelo título. Grêmio e Botafogo pelo ameaçado 4º lugar e Vitória e Atlético-GO pelo rebaixamento. De resto, nada de muito importante.

    Abraço

    http://www.gremista-sangueazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Se for ver pelo lado do mercecimento o FLu merece pelo baita elenco que tem , se for ver pela equipe com melhor desempenho o Corinthians merece pela regularidade . Vamos ver o que vai ser esse 'último ato do brasileirao'.

    Abraços!
    http://saopauloblognews.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Quem diria, já estamos na reta final. Acho que o Fluminense será campeão. Independente de mala, de entrega, o campeão será aquele que merecer levar.

    Gabriel, te indiquei para receber o selo Blogueiro Show. Dá uma passada lá e também faça suas indicações.

    abraços!

    http://wwwfanaticosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá cara eu sou João Luiz e tenho 11 anos. Entrei no seu blog e gostei muito por isso pensei que voce poderia diveulgar meu blog u o seu. O meu blog é (www.futebolaartedeumpais.blogspot.com)


    Brigado João.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!