quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Renovações, Saídas e Especulações na Colina

Post feito e publicado por mim no Blog Futebol Rio-SP:

Com o fim das atividades vascaínas dentro de campo em 2010, quem entra em ação agora são os dirigentes e a diretoria do clube. O planejamento para 2011 já começou.

Primeiramente, antes de falar das várias especulações sobre reforços, uma notícia digamos interna na Colina. O clube rescidiu o contrato com a Habib's, empresa que estava as mangas da camisa vascaína. Considerada como uma "herança maldita" da gestão anterior, o patrocínio, que ainda teria mais dois anos de duração, foi rescindido pela simples razão dos valores pagos pela empresa ao Vasco. O contrato obrigava a empresa pagar 350 mil reais anuais ao clube, valor considerado muito baixo para os padrões brasileiros. No entanto, o próprio Vasco terá que desembolsar cerca de 2 milhões de reais para o pagamento da multa recisória do contrato, e enfim a recisão sairá. Depois de muitas brigas, mais um fantasma da gestão de Eurico Miranda que ainda permanecia em São Januário terá fim, e o clube já pode procurar outro patrocinador para as mangas de sua camisa para a temporada que vem, bem como para a barra da camiseta e para o calção, tudo para gerar uma receita maior para o time. A diretoria espera anunciar os novos parceiros ainda este ano.

Dito isto, falaremos dos jogadores. Boatos de chegada e saída de atletas, como é comum nesta época do ano, também rondam a Colina Histórica. Começaremos então com os emprestados. Alguns jogadores voltam de empréstimos, como no caso do atacante Rodrigo Pimpão (Paraná Clube), dos laterais Márcio Careca (Guarani) e Élder Granja (Sport) e do meia Jeferson (Avaí). Outros atletas emprestados pelo clube nesta temporada ainda negociam, exemplo dos meias Léo Gago e Enrico, ambos campeões da Série B este ano pelo Coritiba.

As saídas de alguns jogadores também devem acontecer. Atletas com o vínculo encerrado na Colina, casos de Ernani, Nunes Fumagalli, Titi e Rafael Carioca (este voltando para a Rússia) estão saindo, negociando com outros clubes. Dos jogadores que ainda tem contrato, o atacante Rafael Coelho e o zagueiro Gian não interessam ao clube e também devem ser liberados. Uma faxina quase que geral na equipe, que pode e deve acontecer. A busca é por renovação. Coisa que está perto de acontecer com o goleiro Tiago, que atuou em apenas uma partida oficial este ano. Apesar disto, o arqueiro deve continuar na Colina. Tiago é muito bom goleiro e seu senso profissional pesa na decisão.

Agora falaremos das diversas especulações. Começamos com o atacante Éder Luis, uma das contratações da metade da temporada que deram certo na equipe vascaína no Brasileirão. Emprestado pelo Benfica, o jogador é cobiçado por várias equipes de fora do país e deve deixar o Vasco em maio de 2011, quando acaba seu período de empréstimo. Já temendo a saída de seu melhor atacante, a diretoria tenta se mexer para trazer reforços de peso para o ataque. O objetivo é a contratação de dois homens de frente para a temporada que vem. O clube sonha em trazer Nilmar (Villarreal) ou Grafite (Wolfsburg), mas ambos tem contratos longos e salários altos na Europa. Na realidade, o clube está perto de trazer Jael, do Bahia. Outro nome que interessa ao clube é Marcel, do Santos.

Mas não é só no ataque que o Vasco busca reforços. Na defesa já existem nomes em pauta. A diretoria já negocia com o zagueiro Anderson Martins, destaque do Vitória neste ano. Mesmo com a queda do clube baiano a segunda divisão, a negociação promete ser difícil, pois o rubro-negro não pensa em liberá-lo. Outra opção vem do Chile. O uruguaio Maurício Victorino, do Universidad de Chile, agrada os dirigentes, que contudo não iniciaram as conversas.

Rodrigo Caetano, diretor executivo de futebol do clube, já definiu as prioridades: a contratação de um zagueiro pela esquerda, um volante e dois atacantes. Mais uma especulação é a vinda do volante Anderson, do Manchester United. Mesmo com todas as dificuldades financeiras vividas pela equipe, o Vasco tenta montar uma time forte para o ano que vem, e já começa a trabalhar. Um sonho que um jogador de alto nível é levado a sério em São Januário. Nomes e boatos existem aos milhões. Vamos esperar os próximos capítulos desta história, focando uma temporada mais consistente e com mais alegrias ao torcedor vascaíno em 2011.

===============================================================

Quero convidar todos os meus amigos, visitantes e seguidores para também acompanharem o Blog Futebol Rio-SP, blog recém-criado, no qual eu faço parte, juntamente com um grupo de vários blogueiros (ao todo dez: Luis Bruno, Kaique Pedaes, Profº Willian Cardoso, Jhennifer Fraga, Cleber Soares, Renato Soliani, Carlos Danziato Junior, Saulo e Rafael Sobieski, além de mim), onde cada um comenta sobre uma equipe do eixo Rio-São Paulo (como eu, o Vasco). Projetado pelo amigo Carlos Danziato Júnior, do Blog Maníacos do Futebol, o objetivo é audacioso. Assim, juntos, esperamos obter sucesso, que só virá com a colaboração dos leitores.

Então, já está dado o recado. Visitem o mais novo portal do futebol paulista-carioca, o Blog Futebol Rio-SP: http://futebolrio-sp.blogspot.com/

6 comentários:

  1. Você foi indicado ao Prêmio Blogueiro Show. Dá uma olhada lá no blog.

    Parabéns!

    Abração,

    Luís - @luisfbarreiros
    porforadogramado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Com relação ainda ao patético presidente do Corínthians, infelizmente Gabriel, vergonha na cara é algo raro de encontrar nas faces alheias no mundo do futebol.
    Grande Abraço e parabéns pela indicação.

    Rodrigo Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Lgeal, post bem feito e vou começar a acessar e comentar seus posts no blog Rio-SP.

    Abração conterrâneo.

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que todo esse planejamento que a diretoria do Vasco está fazendo era pra ter sido feito ano passado mas a diretoria aprendeu com erros e fez para 2011.Planejamento bom e ousado parabéns pra diretoria do Vasco.

    Abraços

    http://saopauloblognews.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir
  6. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar as redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!