terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Zebra africana acaba com sonho colorado

Nem o mais pessimista torcedor do Internacional poderia prever tamanho fiasco. O sonho do bicampeonato mundial do colorado teve início e fim nesta melancólica quarta-feira. Quem poderia imaginar que o Inter seria eliminado logo na estreia do Mundial de Clubes, diante do "todo poderoso" Mazembe, do Congo?

O fato é que o Internacional fez pouco e não mereceu se classificar para a final. A primeira vista, o colorado começou bem o primeiro tempo, pressionando o adversário africano, que no início ficou acuado em seu campo de defesa. Em menos de quinze minutos, os gaúchos já tinham feito cinco finalizações. Rafael Sóbis desperdiçou a melhor chance, parando nas maõs do goleiro Kidiaba. Aos poucos, o Mazembe saia de trás e começava a se organizar. Adiantava a marcação e não deixava o Inter jogar. O bom desempenho do início da primeira etapa desapareceu, e o colorado, aparentemente nervoso e ansioso, não criava e deixava os congoleses gostarem da partida. Mesmo com mais posse de bola, o time brasileiro não assustava mais. D'Alessandro errava e prendia muito as jogadas. Alecssandro, isolado, mal aparecia no jogo.

O técnico Celso Roth resolveu não mexer para a etapa final, prevendo que o nervosismo colorado passaria no segundo tempo. Coisa que não aconteceu. O Mazembe adiantou ainda mais sua marcação. O Inter seguia nervoso, e agora não criava mais. Os africanos chagavam mais perto do gol, e o jogo ficava perigoso. Até que aos sete minutos veio o baque. Kabangu acertou um belo chute, tirando do goleiro Renan, e abriu o placar, para o delírio da torcida africana e desespero brasileiro. Roth então entrou em ação. Sacou Alecssandro e Tinga e colocou Leandro Damião e Giuliano, dois garotos com muita estrela. Mas nem isto estava a favor do colorado na tarde em Abu Dhabi. Giualino e Rafael Sóbis pararam, incrivelmente, no goleiro Kidiaba. A sorte também não ajudava, e o Inter, muito ansioso, apelava para os chutões, consagrando a defesa do Mazembe, que antes dava espaços, mas que no segundo tempo se encaixou. Os craques colorados não apareciam. O desespero comçou a martelar. E, aos 40 minutos, o golpe de misericórdia foi dado, em um contra-ataque que Kaluyituka colocou no canto direito de Renan. 2 a 0. Mazembe na final, e Internacional eliminado.

Ficam-se as perguntas. Onde estava o Inter, que se preparou durante quatro meses focado única e exclusivamente no Mundial de Clubes? Como explicar o aparente nervosismo dos jogadores colorados? Onde estavam os craques na hora da decisão? O Internacional não encarou o Mazembe de forma "séria"?

Perguntas que teram respostas com o tempo, quando a ferida colorada, que hoje está aberta, estiver totalmente cicatrizada. Algumas conclusões já podem ser tiradas: O Inter jogou muito mal, não colocou a bola no chão (uma das suas principais características) e apelou para os chutões. Errou muitos passes e insistiu no chuveirinho, que acabou não dando certo. O Mazembe, uma equipe bastante organizada, era tecnicamente muito inferior ao Inter. Mas, com aplicação tática, vontade e malandragem, desbancou o favorito e surgi como uma grande zebra na final do Mundial. Como são chamados os africanos, o "Todo Poderoso" Mazembe agora espera seu adversário, e põe fim no sonho colorado de conquistar o mundo pela segunda vez.

6 comentários:

  1. Concordo com você vitória merecida.O Inter foi extremamente incopetente com certeza.


    Abraços!
    http://saopauloblognews.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Inter jogou como vinha jogando no final do brasileirão,só que no brasileirão usavam a desculpa da preparação para o campeonato em questão...o mazembe jogou com muito mais vontade, foi mais eficiente e apesar da menor qualidade tecnica e numero inferiores de chances mereceu vencer!

    www.admsports.blogspot.com
    @admsport

    ResponderExcluir
  3. Olha, o Mazembe foi muito melhor em campo, mereceu a vitória, teve mais vontade de jogar, e apesar da menor posse de bola, teve mais eficiência.
    Quantos as substituições, Roth nunca foi de acertar, nem quando estava no Grêmio.
    Os africanos fizeram só uma substituição, e para gastar tempo. Isso mostra como tem preparo físico.
    O Inter podia sim, ter explorado melhor as jogadas aéres, e D'Alessandro, não jogou nada, como sempre.

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Pois é Gabriel, eu já tinha citado em meu blog uma atenção especial ao Mazembe. Pelo que parece, o Inter não deu muita atenção assim e o salto alto (junto com a competência africana) impediram o sonho do bi.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, sua torcida deu certo, êta seca pimenteira... rs
    Abração Gabriel.

    Rodrigo Carvalho

    ResponderExcluir
  6. Nem tudo certo, nem tudo errado né. Os erros e os acertos do Inter no Mundial da FIFA. http://j.mp/ef6FPq

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!