quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Como seria se o Calendário Brasileiro fosse adaptado ao Europeu?

Imagine como seria o calendário do futebol brasileiro no ano se ele fosse igual ao do futebol europeu? Seria um tanto estranho, mas algumas idéias poderiam ser adotadas. Veja:

COPAS CONTINENTAIS: Libertadores e Sul-Americana aconteceriam simultaneamente (como ocorre com Liga dos Campeões e Liga Europa). Isso seria difícil ocorrer, e não acontece porque a televisão argentina exige ter Boca Juniors e River Plate em jogos internaiconais o ano todo. No primeiro semestre a Libertadores; no segundo semestre, a Sul-Americana. Se não é argentino pra meter o bedelho...

Status: Boa ideia. Seria interessante essa adesão, com quase todos os times jogando copas continentais.

COPA DO BRASIL: Aconteceria simultaneamente ao Brasileirão. Teria a participação dos clubes que disputam a Libertadores, e ficaria bem mais interessante e com um nível maior. Como disputar Brasileiro, Copa do Brasil e Copas Continentais ao mesmo tempo? Elencos grandes, mais campeonatos nacionais aos sábados e domingos e mais copas no meio da semana.

Status: Ótima ideia. Seria legal essa fórmula, principalmente para a Copa do Brasil.

ESTADUAIS: A única forma de mantê-los (lembrando que não existe esses tipos de campeonatos na Europa) seria fazer torneios de tiro curto, como pré-temporada.

Status: Boa ideia. Essa eu queria gostar de ver, seria como uma pré-temporada “reforçada” para os clubes.

FÉRIAS: Os europeus param em julho e agosto por causa do calor. No Brasil, no quesito clima, é melhor que a temporada seja mesmo de janeiro a dezembro.

Status: Péssima ideia. Seria uma má idéia, pois, se na Europa faz calor em julho e agosto, aqui faz frio, e jogar em dezembro e janeiro com um calor de quase 40 graus em algumas partes do país não dá.

13 comentários:

  1. A minha ideia baseada em algumas propóstas que eu vi em alguns blogs interessantes é essa:
    Junho:férias
    Julho:férias/pré-temporada
    Agosto:pré-temporada/Supercopa do Brasil(entre o campeão do brasileirão e da copa do brasil,seria diputado na última semana de Agosto em jogo único e em campo neutro).
    Setembro:Estaduais(teria sempre 8 datas "meios e finais de semana" e os clubes que disputaram as séries A e B do Brasileirão no ano anterior e os que conseguiram subir para a série B desse ano estariam garantidos nos estaduais; vale lembrar que os estaduais darão vagas para série C do mesmo ano.
    Outubro a Dezembro: Regionais, com algumas alteraçõeS:
    Copa Sul:SP,PR,SC,RS
    Copa Sudeste:RJ,MG,ES
    Copa Centro-Oeste:GO,DF,MT,MS,TO
    Copa Nordeste:BA,PE,SE,AL,PB,RN,MA,PI,CE
    Copa Norte:PA,AP,AM,AC,RR,RO. Os clubes que estiverem garantidos em qualquer divisão do brasileirão já tem vaga garantida nos regionais.
    A última semana de Dezembro ou a primeiro de Janeiro não haverá jogo.

    ResponderExcluir
  2. Vale lembrar que os regionais serão disputados nos finais de semana e terá 12 datas.
    Janeiro a Maio:Brasileirão A,B e C. O Brasileirão A e B contará com 20 clubes em cada divisão. Será em turno único, ou seja 19 partidas. Enquanto a isso tenho duas formas:
    Primeira: os clubes jogam 9 jogos em casa e 9 fora, totalizando 18 partidas, já a última rodada é bem especial e emocionante, em campo neutro. EX: flamengo x corinthians na Bahia ou Internacional x Cruzeiro no Rio de Janeiro . Garanto que iria lotar!!!
    Segunda: Como a série A terá 4 rebaixados, fica assim: os 10 primeiros colocados do ano anterior jogam 10 em casa e 9 fora, enquanto que os clubes que ficaram entre 11° a 16° lugar mais os 4 clubes que subiram jogam 9 em casa e 10 fora. É forma para que cada posição tenha sua importância. Vocês decidem que fórmula é melhor. Já a série B terá 8 rebaixados, tendo em vista que atualmente há 12 posições sem importância na competição, assim cairia para 8 posições sem importância.

    ResponderExcluir
  3. A série C contaria com 64 clubes divididos em 4 grupos de 16 clubes, com 15 jogos. As vagas para cada Federação seriam distribuídas de acordo com o ranking da Cbf de Federações(esse ranking sofreria algumas alterações, mas deixa isso para o final). Os grupos hoje seriam esses:
    Grupo1:RR2,AM2,AC2,RO2,AP2,PA2,TO2,MA2= Total 16 clubes
    Grupo2:RN2,CE3,PB2,PE3,AL2,SE2,PI2= Total 16 clubes
    Grupo3:RJ3,ES2,MG3,DF2,GO3,BA3= Total 16 clubes
    Grupo4:RS3,SC3,PR3,SP3,MS2,MT2= Total 16 clubes
    Haveria 15 jogos, onde o clube jogaria 8 em casa e 7 fora ou ao contrário, dependendo de sua posição no estadual para ganhar vaga na série C.Depois desses 15 jogos, os 4 melhores de cada grupo passam para a oitavas de finais. As Oitavas serão em jogo único com confrontos definidos por sorteio, sendo que os clubes que passaram em 1° poderão jogar somente com os clubes que passaram em 4º, e também sendo que os clubes que ficaram em 1º ou 2º em seus grupos tem o mando de campo;os oito que passarem já estarão garantidos na série B do ano que vem .As quartas e as semi-finais também serão em jogo único com confrontos e mando de campo definidos por sorteio. A final será em jogo único em estádio neutro definida pela CBF.
    Total:19 partidas (igualando-se as séries A e B)
    Outubro a Maio:Eliminatórias para os Estaduais. Seria disputados em cada estado por clubes amadores e profissionais que não estivessem em nenhuma divisão do brasileirão. Para que verdadeiramente todo o estado esteja envolvido, a primeira fase seria regional, com cada região tendo seu grupo e iria de Outubro a Dezembro. A segunda fase seria em nível estadual e começaria em janeiro e iria até abril, contando com os clubes que se classificaram na primeira fase mais os clubes que estavam disputando os regionais(os estaduais darão vagas para o campeonato brasileiro como já havia falado,mas para completar o número necessário de clubes que disputarão os regionais será necessário abrir vaga no estadual para os regionais também, é bom que fica mais interessante e menos repetitivo se referindo aos clubes participantes. tanto a primeira quanto a segunda fase será em forma de pontos corrridos. Por fim a terceira fase que acontecerá no mês de Maio em forma de MATA com os clubes que passaram na segunda fase mais os clubes que estavam na série C e não conseguiram vaga para a série B do ano seguinte.

    ResponderExcluir
  4. Julho a Março: Copa do Brasil. A Copa do Brasil passaria a ser maior competição de clubes do mundo, superando a Copa da França. Ela contaria com equipes amadoras e profissionais de todo o país. Seriam aproximadamente 50.000 equipes participando da competição. A competição começaria em Julho com as equipes amadoras que jogariam em fases municipais e regionais(do estado)e estaduais em jogos únicos definidos por sorteio, em Setembro haveria a entrada dos clubes profissionais que não estivessem disputando os regionais, em Outubro teria a entrada dos clubes que disputaram os estaduais mais não conseguiram classificação nem para o brasileirão C e nem para os regionais. Em Janeiro haveria a entrada dos clubes que estão no brasileirão A,B e C mais a entrada dos clubes que estavam disputando os regionais. A partir daí as partidas seriam televionadas e de janeiro iria até Março.
    Outubro a Dezembro/Fevereiro a Abrl: Libertadores e Sulamericana. As vagas para a Libertadores seria assim:
    BRASIL 5 ARGENTINA 5 URUGUAI 3 PARAGUAI 3 CHILE 3 COLÔMBIA 3 EQUADOR 2 BOLÍVIA 2 PERU 2 VENEZUELA 1 SURINAME 1 GUIANA 1 mais o campeão da Libertadores.
    TOTAL:32 clubes
    Esses 32 clubes seriam divididos em 8 grupos de 4(não podendo haver confrontos de times de mesmo país na primeira fase),seria 6 jogos (ida e volta) que aconteceriam de Outubro a Dezembro.Os 2 melhores de cada grupo avançam para as oitavas de finais e os clubes que ficaram em 3°lugar em seu grupo caem para copa Sulamericana. As oitavas serão em dois jogos com confrontos definidos por sorteio (os que passaram em 1º no pote um e os que passaram em 2º no pote dois)os que passarem avançam para as quartas em dois jogos com confrontos definidos por sorteio e os que passarem avançam para as semi também em dois jogos e a final é em campo neutro definido pela Conmebol.
    Das oitavas até a final serão mais 7 jogos que serão jogados entre Fevereiro a Abril.
    TOTAL: 13 jogos (OBS: haverá partida valendo o 3º lugar, pois decide o terceiro represenante para o Mundial de Clubes).
    A Sulamericana contará inicialmente com 24 clubes, com as seguintes vagas:
    BRASIL 3 ARGENTINA 3 URUGUAI 2 PARAGUAI 2 CHILE 2 COLÔMBIA 2 EQUADOR 2 PERU 2 BOLÍVIA 2 VENEZUELA 2 SURINAME 1 GUIANA 1
    Total:24 clubes divididos em 8 grupos de 3 clubes.
    Será 4 jogos em 6 datas que serão jogados entre Outubro a Dezembro. O primeiro de cada grupo avança para as oitavas de finai, onde enfrentarão os clubes que ficaram em 3º em seus respectivos grupos na libertadores.Os clubes da sulamericana terão o segundo jogo em casa; as quartas e as semi serão também em dois jogos definidos por sorteio; já a final será em jogo único em estádio neutro. Não haverá a disputa pelo 3º lugar mais caso vcs queiram pode haver. vcs escolhem! Esses jogos de oitavas até a final(7 jogos) serão jogados entre Fevereiro a Abril.
    TOTAL: 11 jogos
    Mundial de Clubes: contaria com 12 equipes
    EUROPA 5 AMÉICA DO SUL 3 ÁSIA 1 ÁFRICA 1 OCEANIA 1 AMÉRICA DO NORTE,CENTRAL E CARIBE 1
    Seriam 4 grupos de 3, onde haveria 2 jogos e uma folga para cada participante, os primeiros de cada grupos avançam para as semi fianis definidas por sorteio e os vencedores dos confrontos fazem a final e os perdedores fazem o tradicional jogo pelo 3º lugar.
    TOTAL: de 2 a 4 jogos
    Não sei onde poderia encaixar esse mundial; pode ser em Agosto,vocês dê sua opinião em que época poderia ser tá bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com Agosto, pois não atrapalha as competições da fifa e nem as competições da conmebol,uefa, cbf, enfim... sem falar que ainda dá para oclube se preparar para omundial, pois há julho e o começo de agosto e de acordo com sua fórmula daria para realizar esse mundial em uma semana e meia. PARABÉNS, até agora esse foi o melhor calendário que eu já vi para ofutebol brasileiro!

      Excluir
  5. UUFFFFFFFFFFAAAAA!!!! Tá vendo, com esse calendário nem os times amadores ficam sem jogar!!! Campeonatos não muito longos, férias e pré-temporada dignas de um clube grande,espaços de sobra para as datas FIFA, entre outras coisas. Mas para isso dá certo é preciso que a Cbf se reestruture; ajude na criação de uma liga que envolva todos os times profissionais e que atue em harmônia com a CBF assim como é com a UEFA e o g14; crie uma espécie de fundo(dinheiro) para ajudar os clubes quando precisarem, passe a fornecer as imagens de seus próprios torneios (sendo imagens de boa qualidade e de última geração), dê critérios mais rigorosos para tornar um lube profissional, ex: ter disponível sempre um ct de treinamento, um estádio com no mínimo 10.000 lugares,etc... E contrate gente competente para preparar um ranking de clubes e federações mais pristigiado e apoiado. Enquanto aos horários, acho que tanto na quarta, quinta, sábado e domindo, jogos das 18:00 às 20:00 é bem interessante e sofre menos com o calor. Então gostarão???

    ResponderExcluir
  6. Simplismente o melhor calendário que eu já vi até agora!!! parabéns anônimo.

    ResponderExcluir
  7. gostei mais da última rodada do brasileirão ser em jogo neutro, assim eu que moro em Porto Alegre tenho chances de assistir um jogo entre palmeiras x corinthians "sou palmeirense" na minha cidade sm precisar viajar tão longe. ai eu apoio. valeu cara.

    ResponderExcluir
  8. gostei do seu calendário;tem campeonatos curtos, uma média de menos de 2 jogos por semana e como vc disse nem os times amadores ficam sem jogar durante o ano. pra mim, o campeonato brasileiro é muito longo e com essa proposta fica bem mais curto. Concordo com todo seu post.

    ResponderExcluir
  9. ótimo calendário! valeu!!!

    ResponderExcluir
  10. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  11. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!