sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Preparação para os Estaduais 2010: Campeonato Gaúcho

O Gauchão 2010, mas do que nunca, contrariando as edições anteriores, promete uma briga à parte entre Internacional e Grêmio. Quando digo "contrariando as edições anteriores" é porque já faz algum tempo que a dupla GreNal não faz uma final de Estadual. A última foi em 2005, vencida pelo Grêmio. De lá para cá, os times de Caxias do Sul vêm botando um freio na lógica. Juventude e Caxias, nas últimas edições, vêm chegando a final do Gaúcho, sempre deixando para trás ou Inter ou Grêmio. Mas este ano as coisas estão se encaminhando para uma final "lógica".

O Internacional, atual bicampeão, mesmo disputando simultaneamente a Libertadores, deve chegar as finais. Manteve o elenco que obteve o segundo lugar no Campeonato Brasileiro. D'Alessandro, Alecssandro, Kléber, Giuliano e companhia ganharam os reforços dos atacantes Bruno Silva (ex-Ajax), Adriano (retornando de empréstimo do Vasco) e Thiago Humberto (ex-Barueri) o zagueiro Nei (ex-Atlético-PR) e o volante Wilson Matthias (Futebol Mexicano). A única baixa foi do lateral Marcelo Cordeiro, que foi para o Botafogo. O colorado mantém o elenco apostando no entrosamento como fórmula de sucesso.

O Grêmio, fora da Libertadores, quer retomar a hegemonia dos últimos anos aproveitando a preocupação colorada com o torneio continental. O tricolor montou um elenco para ganhar tanto o Gauchão como tentar a Copa do Brasil, para retornar à Copa Libertadores. As novidades começam pelo banco de reservas: Silas, que fez uma campanha histórica com o Avaí no ano passado no Brasileirão, chega, trazendo consigo os também vindos de Floripa Ferdinando (volante) e William (atacante). Do São Paulo chegaram o meia Hugo e o atacante Borges. Outro atacante que chega é Leandro, também ex-São Paulo e que estava no Japão. Do Palmeiras, vem o zagueiro Maurício, personagem da briga com Obina. O Grêmio investiu principalmente no ataque, e não é para menos, sendo obrigado a suprir as saídas de Herrera (Botafogo) e Maxí López, que ainda não foi confirmada, mas é muito provável. Perdeu também o zagueiro Léo (Palmeiras), o meia Tcheco (Corinthians), o lateral Jadílson (Goiás) e sua grande revelação, Douglas Costa (Shaktar Donetski-UCR). Entre perdas e ganhas, o Grêmio se manteve no mesmo patamar, talvez melhor que o ano passado, e vem forte para fazer uma boa briga com o arqui-rival Internacional.

É, mas o futebol é uma caixinha de surpresas, e os pequenos podem aprontar, como fizeram Caxias e Juventude nos campeonatos anteriores, mesmo que este ano seja muito difícil sair da lógica, pelo menos no Campeonato Gaúcho.




Destaques: D'Alessandro, Alecssandro, Kléber, Borges, Hugo, Leandro, Souza.








Clubes Participantes: Juventude, Grêmio, Porto Alegre, Avenida, Novo Hamburgo, Caxias, Internacional, Veranópolis, São José, Pelotas, Santa Cruz, Canoas, São Luís, Esportivo, Ypiranga e Inter-SM.

Regulamento: As equipes são divididas em dois grupos de oito times. No primeiro turno, jogam fora de seus grupos, e no segundo, dentro de seus grupos, ambos em turno único. Nos dois turnos, classificam-se para as quartas-de-final os quatro primeiros de cada chave. Os campeões de cada turno decidem o estadual. Em caso de empate nos mata-matas, decisão por pênaltis. Apenas na decisão do título seram levados em conta os gols fora de casa.

Primeira Rodada:
Caxias-RS x Inter-SM
Canoas x Novo Hamburgo
S. José x Juventude
Pelotas x Grêmio
São Luiz x Avenida
Santa Cruz x Esportivo
Veranópolis x Porto Alegre
Internacional x Ypiranga-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!