domingo, 10 de janeiro de 2010

Preparação para os Estaduais 2010: Campeonato Mineiro

A última análise dos Campeonatos Estaduais do Brasil é do Campeonato Mineiro, que têm este ano os três times de Belo Horizonte como favoritos. Além de Cruzeiro e Atlético, sempre apontados como finalistas, o América, que conquistou o título da terceira divisão do Brasileirão em 2009 e o acesso à série B em 2010.

O Cruzeiro, atual bicampeão e único time de Minas classificado para a Copa Libertadores, deve priorizar no primeiro semestre o torneio continental, mas também não vai queres largar o osso para o Atlético no estadual. As novidades são poucas. Chegam o meia Pedro Ken (ex-Coritiba) e o atacante Andersson Lessa (ex-Náutico). A raposa havia contratado também o atacante Jóbson, do Botafogo, mas devido ao doping, desistiu do jogador. O clube ainda tenta a aquisição do meia Valdívia, ex-Palmeiras, que está no Al Ain. Poucas saídas também. Foram para a Portuguesa o goleiro reserva Andrey e o lateral Athirson. Saiu também o zagueiro Gustavo (Vasco). O Cruzeiro vai com praticamente o mesmo elenco do ano passado para tentar conciliar ao mesmo tempo Libertadores e Campeonato Mineiro.

Já o Atlético vem com mais novidades que o rival. O time deixou escapar a vaga para a Libertadores, mas tem a Copa do Brasil para tentar seu lugar na competição continental. O time não vai querer perder o estadual pela terceira vez seguida para a raposa. Por isso investiu mais. A começar com o novo técnico, um dos mais respeitados (e caros) do país. Vanderlei Luxemburgo é a aposta para um ano de afirmação. Chegaram reforços também. O lateral Leandro (ex-Vitória), o zagueiro Campos (ex-LDU), o meia Fabiano (ex-Sport) e o atacante Muriqui (ex-Avaí). Houve perdas também. Saíram o atacante Éder Luís (Benfica), o meia Tchô (Marítimo-POR) e o volante Márcio Araújo (Palmeiras). Mas o time conseguiu manter sua principal estrela: Diego Tardelli, artilheiro do último Brasileirão.

Dos demais times, o América, que ressurgiu com a conquista da Série C do brasileiro. Outros times podem incomodar como fez o Ipatinga em 2005, conquistando o título em cima do Cruzeiro, e o Ituiutaba em 2009, chegando às semifinais. O Campeonato Mineiro promete ser interessante.



Destaques: Kléber, Wellington Paulista, Diego Tardelli, Ricardinho.






Clubes Participantes: América-MG, América de T. Otoni , Atlético, Cruzeiro, Caldense, Democrata, Ituiutaba, Ipatinga, Tupi, Uberlândia, Vila Nova.

Regulamento: Na primeira fase, os 12 times se enfrentam em turno único, classificando-se os oito primeiros para as quartas-de-final. Caem os dois últimos desta fase. Os clubes se enfrentam em cruzamento olímpico (1ºx 8º, 2ºx7º, etc) em jogos de ida e volta, tendo o melhor classificado da primeira fase a vantagem de fazer o segundo jogo em casa e do empate se houver igualdade de pontos e saldo de gols. Semifinais e finais também em dois jogos. Na final, caso haja empate em pontos e saldo de gols, será campeã a equipe que somou o maior número de pontos na primeira fase.

Primeira Rodada:
América x Atlético
Cruzeiro x Uberlândia
Ituiutaba x Uberaba
Tupi x Ipatinga
Villa Nova x América de T. Otoni
Caldense x Democrata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!