quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Preparação para os Estaduais: Campeonato Carioca

O Campeonato Carioca 2010 promete bastante equilíbrio. Dos cariocas, apenas o Flamengo irá disputar a Libertadores, mas não deve largar muito o estadual, já que é o atual tricampeão. Jogadores que vierem melhoraram o nível técnico, e com isso há mais interesse pela competição este ano do que nos últimos anos.

O Flamengo, atual campeão brasileiro e tricampeão carioca, manteve todo o elenco (as exceções são do meia Everton, que foi para o Tigres-MEX e Zé Roberto, que deve voltar para o Shalke 04-ALE) e o técnico Andrade, que ameaçava ir embora se não tivesse seu salário bem reajustado. O rubro-negro sondou Vágner Love e agora Diego Souza, mas não deve conseguir nenhum dos dois. A única contratação do meia Lima.

No Vasco, Campeão Brasileiro da Série B e voltando por cima para a elite, trouxe um caminhão de reforços. A começar no comando. Vágner Mancini chega para seguir o mesmo padrão de trabalho de Dorival Júnior. No campo, as principais novidades são os laterais Élder Granja e Márcio Careca, o zagueiro Gustavo, o volante Jumar, o meia Caíque e o atacante Dodô, que vem de dois anos sem atuar, por conta do doping. As baixas foram os atacantes Élton (Olympiacos-GRE), Alan Kardec (Benfica-POR) e Alex Teixeira (Shaktar Donetski-UCR).

O Fluminense, depois do milagre no brasileiro do ano passado, também forte. Manteve todo o elenco (peças principais como Conca e Fred) e o técnico Cuca. Trouxe o lateral-esquerdo Júlio César (ex-Goiás) e o meia Willians (ex-Palmeiras), e negocia as contratações do atacante Ariel (Coritiba) e do zagueiro Leandro Eusébio (Goiás). Se estes reforços se confirmarem, o tricolor das laranjeiras fecha um bom elenco. No

Botafogo, houve uma renovação completa. Saíram os principais atacantes do time em 2009: Victor Simões, Reinaldo, André Lima não tiveram seus contratos renovados, e Jóbson pelo caso de doping. O zagueiro Juninho também foi embora. A única exceção foi a manutenção do técnico Estevam Soares, depois de ter livrado o time do rebaixamento. As novidades são o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro (ex-Inter) e dos atacantes estrangeiros “El Loco” Abreu e Herrera (ex-Grêmio). Também vem forte.

Dos demais times, o destaque vai para o tradicionalíssimo América, que foi campeão da segunda divisão carioca e retorna à elite este ano, e terá como técnico Bebeto, ex-jogador campeão do mundo pelo Brasil em 1994. Fora do campo tem também Romário como dirigente. Os dois prometem o América incomodando os quatro grandes e brigando pelo título. Madureira, Resende, Volta Redonda e Duque de Caxias, que fez uma excelente campanha na Série B do ano passado, podem fazer pirraça e aprontar no estadual.





Destaques: Adriano, Petckovic, Fred, Conca, Carlos Alberto(foto), Dodô, Abreu.








Clubes Participantes: América, Americano, Bangu, Boavista, Botafogo, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Friburguense, Macaé, Madureira, Olaria, Resende, Tigres, Vasco e Volta Redonda.

Regulamento: Os 16 clubes são divididos em dois grupos em turnos independentes. No primeiro turno (Taça Guanabara), os times jogando dentro de suas chaves, e no segundo turno (Taça Rio), jogam com os clubes das outras chaves, classificando os dois primeiros de cada grupo para as semifinais (1º A x 2º B – 1º B x 2º A). As semifinais e finais dos turnos são em jogos únicos, e havendo empate decisão por pênaltis. Os campeões de cada turno fazem a final geral, em dois jogos, e em caso de empate, decisão por pênaltis. Os dois clubes com piores campanhas nos dois turnos serão rebaixados.


Primeira Rodada:

Bangu x Boavista
Olaria x Volta Redonda
Madureira x América
Vasco x Tigres
Macaé x Botafogo
Flamengo x Duque de Caxias
Friburguense x Resende
Americano x Fluminense

2 comentários:

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!