domingo, 28 de agosto de 2011

A abertura da última rodada do turno do Brasileirão

Neste sábado tivemos a abertura da 19ª e última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Três jogos foram realizados. Na Arena do Jacaré, o Atlético-GO venceu seu quarto jogo seguido e finalizou a primeira parte do Brasileirão bem distante da zona de rebaixamento. Contra o América-MG, os goaianos, no primeiro tempo, deram espaços ao adversário, que criou chances e abriu o placar, com William Rocha. Na segunda etapa, porém, o dragão veio com uma postura totalmente diferente. Se lançou a frente e deixou o coelho acuado no campo de defesa. As oportunidades foram criadas e, de tanto pressionar, os visitante empataram com Juninho. E, pouco depois, viraram o marcador, com o mesmo Juninho, aproveitando a fragilidade defensiva do América-MG, que até tentou uma reação, mas acabou derrotado mais uma vez, e finaliza o primeiro turno do Brasileiro na última colocação. A chegada do técnico Givanildo Oliveira parece que não surtiu efeito na equipe, que busca se recuperar no returno. Já o Atlético-GO imprimiu uma impressionante sequência neste últimos jogos, com quatro vitórias seguidas. Hélio dos Anjos deu outra cara ao time goiano, que melhorou totalmente seu desempenho, e agora já distancia bastante da zona da degola, e flerta a vaga na Sul-Americana.

No Couto Pereira, o Coritiba foi melhor, saiu na frente, mas permitiu o empate do Atlético-PR no clássico paranaense. Na primeira etapa, mesmo com as duas equipes cautelosas, foi o Coxa que ficou com a maior posse de bola e criou as melhores chances. E, se o ataque não funcionava, coube ao zagueiro-capitão Emerson se aventurar na frente a abrir o placar para o alviverde. Depois de cobrança de escanteio, ele fez de cabeça o primeiro. Na segunda etapa, mesmo com as alterações dos dois treinadores, o panorama do jogo não mudou muito: estudo por parte das duas equipes e um pedromínio maior do Coritiba. Mas foi o Atlético-PR que empatou a fatura. Edilson cobrou falta, a bola passou por todo mundo e entrou, empatando o placar. Com a igualdade, Renato Gaúcho colocou o furacão num 3-5-2, afim de segurar o resultado a qualquer custo. O Coxa sentiu o gol, mas continuou dominando a partida. Porém, a calma foi inimiga, e o jogo ficou mesmo no 1 a 1. Resultado ruim para ambos. O Coritiba finaliza a primeira metade do Brasileirão com uma campanha muito irregular, se mantém distante da degola, mas não consegue avançar na classificação. Já o furacão permanece na zona do rebaixameto. Mesmo com a melhora depois da chegada de Renato Gaúcho, o rubro-negro paranaense ainda terá o segundo turno pela frente para sair desta situação.

Pra fechar o sábado de Brasileirão, vamos falar de outro clássico que aconteceu, desta vez no Rio de Janeiro. Fluminense e Botafogo se enfrentaram no Engenhão. E o fogão levou a melhor. A primeira etapa de jogo se caracterizou por muitos erros das duas equipes. O Flu não conseguia chegar ao campo de ataque, errava muitos passes e permitia as chegadas do Botafogo, que por sua vez, também pecava nos passes e principalmente nas finalizações. Loco Abreu teve a melhor chance do primeiro tempo. O preciosismo também atrapalhou o Bota. Na segunda etapa, porém, as coisas foram bem rápidas. Logo no começo, Fred aproveitou cobrança de escanteio de Souza e subiu sozinho para abrir o placar para o tricolor. Porém, no minuto seguinte, Elkesson arrancou, passou por dois marcadores e tocou no canto de Diego Cavalieri, marcando um belo gol, igualando o marcador para o Bota. O ritmo do jogo aumentou e, mesmo com o Flu mais ativo no ataque, foi o alvinegro que virou. Em contra-ataque, o toque de bola acelerado do Bota deu resultado. Abreu serviu Lucas pela direita, que bateu cruzado, marcando o 2 a 1 no placar. As trocas de Abel Braga não surtiram efeito, o Botafogo segurou e garantiu a vitória, resultado que deixa a equipe na terceira colocação e na briga direta pelo título brasileiro ao término do primeiro turno.

O fogão está conseguindo ser mais regular que todos os seus adversário da frente, e, consequentemente, está na disputa pela taça. Já o Fluminense pecou muito pela grande irregularidade durante todo o primeiro turno. Se o tricolor almeja alguma coisa neste Brasileirão, não pode alternar tanto de desempenho e resultados como está alternando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!