domingo, 28 de agosto de 2011

O domingo de clássicos pelo Campeonato Brasileiro

Neste domingo tivemos o complemento da 19ª e última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. E a rodada foi caracterizada por grandes clássicos do nosso futebol.

Vamos começar falando dos clássicos paulistas da rodada. Na Vila Belmiro, Santos e São Paulo ficaram no empate. No primeiro tempo, o time da casa foi superior. Tendo mais a bola, trocava passes, mas era pouco objetivo, criando poucas chances de gol. Já o São Paulo seguia fazendo seu jogo, só esperando para dar o bote. O tricolor, porém, ficou com a situação mais complicada quando Carlinhos Paraíba foi expulso. Mas foi o time são-paulino que abriu o placar. Lucas recebeu bola no meio-de-campo, passou bonito pelos adversário e bateu cruzado, marcando um golaço. Na segunda etapa, o São Paulo se fechou, marcava bem e era perigoso nos contra-ataques. O peixe não conseguia imprimir seu jogo de toque de bola. Em um lance, o tricolor teve chance de matar o jogo, não marcou e foi castigado por isso. Já no final de partida, Paulo Henrique Ganso acertou um lindo chute e decretou o 1 a 1 no marcador. Resultado que deixa os dois times estacionados na classificação. O São Paulo permanece no terceiro lugar, dentro do G-4 e disputando o título ao término do primeiro turno. Já o Santos freia sua ascensão, é o 14ª colocado, ainda não se afastou totalmente da zona de rebaixamento, e busca se aproximar do pelotão da frente.

No Prudentão, o Palmeiras venceu o líder Corinthians e se aproxima de vez do pelotão de frente do Brasileirão. A primeira etapa foi equilibrada, com chances de gol para ambos os lados. O Corinthians tocava melhor a bola, e chegou ao gol primeiro. Depois de cruzamento pela direita de Emerson, a bola atravessou toda a área e entrou, surpreendendo Marcos e abrindo o placar para o timão. Felipão mexeu na equipe e o Palmeiras chegou ao empate ainda no primeiro tempo. Depois de confusão na área, a bola sobrou para Luan fuzilar Júlio César e igualar o marcador. Na segunda etapa, o jogo seguiu equilibrado. Mas a estrela do técnico alviverde brilhou. O atacante Leandrão, que havia entrado na etapa inicial, recebeu dentro da área e virou a partida para o verdão. Depois do gol, o Palmeiras conseguiu dominar o jogo, mas viu o Corinthians tentar pressionar. O timão assustou em alguns lances, mas o alviverde segurou bem o ímpeto alvinegro e garantiu a importante vitória. A vitória deixa o Palmeiras na sexta colocação, na disputa pelo G-4 e pelo título. O Corinthians, mesmo com a segunda derrota consecutiva, fecha o primeiro turno na liderança do Brasileirão, ajudado pelos tropeços de seus adversários diretos. Mas a decaída do timão na competição preocupa a fiel.

No Engenhão, o clássico dois milhões acabou empatado. Flamengo e Vasco fizeram uma partida bastante movimentada no Engenhão, e que acabou no 0 a 0. Na primeira etapa, o Vasco foi mais ativo. Comandados por Juninho Pernambucano, os vascaínos tocavam bem a bola e chegavam a frente, mas pecavam nas finalizações. Principalmente em lances de bola parada, o cruzmaltino assustou e fez o goleiro Felipe trabalhar. O Flamengo parou nos seus erros de passe e na forte marcação adersária, e tinha dificuldades em criar jogadas. A situação ficou mais complicada para o rubro-negro quando o zagueiro Wellington foi expulso. E, quando se esperava um Vasco ainda mais ativo no campo ofensivo, no segundo tempo, o time da Colina diminuiu o ritmo, errando passes bobos e pecando pelo preciosismo. O Fla, que apostou nos contra-ataques, mesmo com dez em campo, segurou bem a pressão dos vascaínos e ainda tentava encaixar os contra-golpes, puxados pelo veloz Negueba. O Vasco mudou, pressionou, teve um pênalti não marcado no último lance de partida, e não conseguiu a vitória, resultado considerado ruim, mas que deixa o cruzmaltino ainda na quarta colocação, a dois pontos do líder Corinthians. Já o Flamengo comemorou o resultado de empate, e ainda diminuiu em um ponto a desvantagem para o timão na liderança do Brasileirão.

No Olímpico, o Grêmio, mesmo em baixa, venceu o Internacional e fechou o primeiro turno fora da zona de rebaixamento. No clássico Gre-Nal, o colorado teve mais a bola durante todo o primeiro tempo, mas encontrou um Grêmio "pegador", que incorporou mesmo o espírito de um clássico como este. Correndo muito, os gremistas foram recompensados quando Marquinhos abriu o placar. Mas o zagueiro-artilheiro do Inter apareceu, como em quase todos os Gre-Nais recentes. Índio apareceu de surpresa nas costas da defesa gremista para empatar a partida. Na segunda etapa, o Internaciona apostou nos seus centroavantes para tentar virar o jogo. Porém, tanto Leandro Damião como Jô foram muito bem marcador pelos zagueiros gremistas, que viram seu time atacar o adversário, tomando conta das ações ofensivas. E, como ja é comum em um clássico no Rio Grande do Sul, as polêmicas tiveram destaques. Ambas as equipes reclamaram da arbitragem em lances de penalidades não marcadas. Porém, foi exatamente num pênalti que a vitória do tricolor foi confirmada. Escudero foi deslocado dentro da área, Douglas converteu a cobrança e fez o 2 a 1, resultado que anima os gremistas ao término do primeiro turno. Já o Internacional, se não acabar com sua grande irregularidade, não chegará a lugar algum neste Brasileirão.

No Presidente Vargas, o Ceará manteve seu ótimo desempenho dentro de casa e bateu o Bahia no clássico do Nordeste. Mesmo com maior posse de bola e criando mais oportunidades de gol, o Bahia parou na marcação do Ceará, que aproveitou as chances criadas. Thiago Humberto marcou o primeiro. Na segunda etapa, o panorama se manteve. Os baianos tinham mais volume de jogo, criavam chances, mas não conseguiam marcar, parando na excelente atuação do goleiro Diego. Os cearenses, por sua vez, seguraram as pontos atrás e mataram o jogo na frente. Felipe Azevedo e Edmílson marcaram e decretaram o 3 a 0, resultado que mantém o Ceará no meio da tabela. Já o Bahia volta a se preocupar com a degola neste final de turno.

No Orlando Scarpelli, num jogo muito movimentado e emocionante, o Avaí venceu de virada o Figueirense. No primeiro tempo, a partida foi bastante aberta, e os gols saíram. Primeiramente com Ygor, pelo Figueira. Assim, os donos da casa foram pra cima, na tentativa de matar o jogo. A oportunidade veio quando Júlio César foi derrubado dentro da área. Penalidade que o próprio Júlio César bateu, mas mandou pra fora. Com isto, o Avaí se animou e pressionou o adversário. E, de tanto pressionar, conseguiu o empate. Lincoln marcou seu primeiro gol com a camisa do leão da ilha e igualou o marcador. Porém, com mais volume de jogo, o Figueirense voltou a frente do placar ainda na primeira etapa, quando Júlio César se redimiu do pênalti perdido e marcou o segundo gol. No segunda tempo, o Figueira relaxou e deu espaços ao Avaí, que chegou ao empate novamente. Depois de bonita jogada de Arlan, ele rolou para William empurrar para as redes e fazer o 2 a 2. O Figueirense seguia melhor na partida, criando muitas chances e tendo mais a bola, mas a bola não entrava. Jorginho mexeu na equipe, tentando se mais ofensivo, o alvinegro chegou a acertar a trave, mas foi o Avaí, que estava totalmente acuado, que marcou o gol da vitória. Mais uma vez William marcou, agora de cabeça, e garantiu a virada do leão, que permancece no Z-4, mas na disputa para escapar da degola. Já o Figueirense perde a chance de se aproximar das equipes da frente e segue no meio da tabela.

Pra fechar, na Arena do Jacaré, o Cruzeiro venceu o clássico diante do Atlético-MG e se aproxima dos primeiros colocados. A partida começou bem aberta no primeiro tempo, com as duas equipes buscando o gol. Porém, foi a raposa que abriu o placar. Num vacilo na saída de bola do galo, Wellington Paulista serviu Montillo, que tocou na saída do goleiro Renan Ribeiro e marcou o primeiro. A partir daí, o Cruzeiro dominou o jogo, criou chances e viu um Atlético-MG desarrumado e errando muitos passes. No segundo tempo, o técnico Cuca promoveu alterações no galo, colocando homens de frente e deixando a equipe mais ofensiva. Assim, o alvinegro foi pra cima da raposa, e conseguiu o empate. Fillipe Soutto fez linda jogada individual e acertou belo chute no ângulo do goleiro Fábio. Mesmo com o gol, o Atlético-MG continuou em cima do rival, criou inúmeras oportunidades de gol, mas não conseguiu marcar. E o Cruzeiro, mesmo acuado, conseguiu o gol da vitória. Já no final de partida, o argentino Montillo apareceu novamente. Ele arriscou de longe e contou com a colaboração do arqueiro Renan Ribeiro para marcar seu segundo gol no jogo e da vitória do Cruzeiro, que, com o resultado, se aproxima do pelotão da frente e na luta pelo G-4. Já o Atlético-MG acaba o primeiro turno na penúltima colocação, e vive uma situação bastante complicada e dramática na competição.

NOTA: Apesar de todos estes grandes clássicos que foram realizados neste final de semana pela última rodada do turno do Campeonato Brasileiro, a notícia que mais se destacou dentro de todo o cenário futebolístico nacional neste final de semana foi infelizmente o grave estado de saúde do técnico vascaíno Ricardo Gomes. No segundo tempo de partida entre Flamengo x Vasco, o treinador se sentiu mal. Depois de permanecer sentado no banco de reservas por um tempo, Ricardo acabou entrando na ambulância presente no Engenhão e levado para o centro médico do estádio, para receber os primeiros socorros. Porém, a situação do técnico se agravou, e ele teve que ser encaminhado para o Hospital Pasteur, no Rio de Janeiro, onde foi internado em estado grave e está sendo submetido a uma cirurgia. Ricardo novamente teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) com hemorragia. Quando comandava o São Paulo, o treinador também sofreu com esta mesma situação, mas os médicos afirmam que este episódio mais recente não teve absolutamente nada a ver com o anterior. Ricardo Gomes está passando neste momento por uma neurocirurgia, para a redução do hematoma cerebral. Todos nós estamos na torcida para que Ricardo se recupere e saia o mais rápido possível desta grave situação. Força, Ricardo! #ForçaRicardoGomes

9 comentários:

  1. Que grande rodada Gabriel, ótima cobertura. Destaque pro clássico do nosso estado, muito bom... o Grêmio finalmente se reabilitou, e o Galo, cada vez mais para o fundo. Briga do título em aberto, muitos clubes na disputa!

    Abraço

    ||| { SANGUE AZUL } |||
    ------------------------------------
    ---> Com justiça, Grêmio vence o GRE-NAL 388 por 2 a 1 e se afasta da degola
    ---> A luta do UFC, um exemplo de Fair Play para o futebol
    ---> Os resultados dos campeonatos Europeus deste sábado (27/08)

    ResponderExcluir
  2. E o grande vencedor dos clássicos de domingo foi o....Botafogo, que jogou no sábado! Os empates no Rj e em Santos, além da derrota do Timão colocam o alvinegro carioca forte na luta pelo caneco no segundo turno. Emoção à vista!

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  3. Belo blog, em breve vou fazer um blog sobre futebol e espero ter sucesso, parabéns pelo blgo, mas preste atenção nos erros de protuguês, fora isso um blog perfeito.

    ResponderExcluir
  4. O Vasco dominou quase que todo o jogo e teve um pênalti a seu favor claríssimo não marcado em cima do Bernardo pelo soprador de apito que mais uma vez prejudicou o /vasco da Gama. Força Ricardo Gomes estamos com você vascaínos ou não orando pela sua recuperação.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Surpreende o Atlético-GO, e o Corinthians com os pontos perdidos e uma sorte invejável! Fora isso quem se deu bem mesmo foi o Botafogo, que vai buscar o caneco nesse segundo turno!
    Dá-lhe Grêmio!!!

    Entre, siga, comente, desvende o Mania!
    maniadegremista.blogspot.com

    Leia e comente!

    FORÇA GUERREIRO! FORÇA RICARDO GOMES!
    http://maniadegremista.blogspot.com/2011/08/forca-ricardo-gomes.html

    Grêmio vence Inter
    http://maniadegremista.blogspot.com/2011/08/gremio-vence-o-favorito-inter-e.html

    ResponderExcluir
  6. A rodada foi mesmo muito boa para o Botafogo. Fez o que tinha de fazer no sábado e no domingo só ficou assistindo os adversários diretos empater ou perder!
    Mas foi o que já era de se esperar. Clássicos difíceis, tensos, jogadores querendo mostrar serviço. Em Minas o que diferenciou mesmo foi Montillo, que tem sido muito decisivo. Enquanto isso o Galo vive uma situação que vai de mal a pior.

    Bom, agora é torcer para o Ricardo Gomes responder bem a operação e voltar logo para o comando do Vascão!

    Samira
    http://oquedeuerradofc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ola' Gabriel, tentei escrever para o seu endereço email mas nao funciona. Era para propor uma colaboraçao. Como posso fazer para entrar em contacto com você? O meu email é refsporty4@gmail.com .

    Obrigada.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  8. Gabriel,
    como parecer ser opinião de todos, o time que mais se deu bem nessa rodada de clássicos foi o Botafogo.
    Não acredito que o título escape de algum dos 6 primeiros colocados de hoje, e assim como não mais acredito no galo mineiro, as coisa por lá ultrapassam as 4 linhas do gramado, o problema é maior, muito maior.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gabriel, o campeonato brasileiro está acirradíssimo, tudo está em aberto na competição. Vemos que a ponta da tabela deve ficar acirrada a cada rodada. Seis fortíssimos candidatos ao título, muita coisa boa a de vim. Creio que esse brasileirão seja decidido na última rodada, e em clássicos regionais.

    Em relação ao Ricardo Gomes, o Vasco perde um forte homem de frente para o segundo turno, corta-se um trabalho que vinha desde a conquista da Copa do Brasil. Será bastante difícil o elenco não sentir a sua falta, isso pesa bastante.
    #ForçaRicardoGomes

    Abração!
    Geano Souza
    voceabolaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!