domingo, 21 de agosto de 2011

O sábado de Brasileirão e Brasil pentacampeão mundial sub-20

O sábado de futebol pelo Brasil e pelo mundo promoveu grandes disputas e emoções para os torcedores brasileiros. O Campeonato Brasileiro teve a abertura de mais uma rodada, a 18ª da competição. E a seleção brasileira sub-20 se sagrou pentacampeã mundial da categoria, na Colômbia, vencendo um jogo emocionante contra Portugal.

Vamos começar falando de Brasileirão, que teve a abertura de sua 18ª rodada neste sábado, com três partidas. No Parque do Sabiá, o Cruzeiro, mesmo não jogando bem, venceu o Ceará e ainda tenta se aproximar das primeiras colocações. Depois dos visitantes criarem as melhores chances de gol, tanto na primeira como na segunda etapa, a raposa conseguiu ser mais eficiente e marcou o único gol da vitória com Montillo, cobrando pênalti, depois de Wellington Paulista ser derrubado dentro da área. Com o resultado, o time celeste sobe para a 11ª colocação, e tenta agora uma sequência de bons resultados para subir na tabela. Já o Ceará aparece uma posição abaixo da raposa, e permanece no meio da tabela. No Engenhão, o Botafogo venceu bem o Atlético-MG e segue na parte de cima da tabela de classificação. Sem precisar fazer muito esforço, o time de Caio Júnior marcou dois gols na primeira etapa, com Elkesson e Filipe Menezes. Na segunda etapa, Filipe Menezes ampliou, e André ainda diminuiu nos acréscimos. Vitória tranquila e maiúscula do fogão, que permanece na quinta colocação, e pressiona os adversários diretos do G-4. Já o Atlético-MG segue afundado na crise e na zona de rebaixamento. Com um bom time no papel, mas um elenco fraco, o galo necessita de reforços. Mesmo com a troca de Dorival Júnior por Cuca, a diretoria alvinegra precisa perceber que o problema não está no treinador, mais sim no grupo de jogadores.

No Pacaembu, o líder Corinthians foi surpreendido e foi derrotado pelo Figueirense. O timão encontrou muitas dificuldades contra a forte marcação dos catarinense, que aproveitaram os contra-ataques criado para vencerem a partida. No primeiro tempo, o Corinthians ficou preso na marcação do Figueira, que diminuía os espaços e complicava a criação das jogadas do adversário. Ainda tentando se adaptar ao novo esquema de Tite, com dois meias de criação e dois atacantes mais enfiados, o time do Parque São Jorge trocou seu estilo de jogo. A velocidade deu lugar a um toque de bola mais cadenciado, que ficou preso na marcação dos catarinenses, que, ainda na primeira etapa, marcaram seu primeiro gol. Depois de jogada pela direita, Wellington Nem foi mais rápido que a defesa corintiana e abriu o placar. No segundo tempo, Tite promoveu as entradas de Emerson e Willian, voltando ao esquema com três atacantes, com o próprio Willian e Jorge Henrique pelas pontas, esquema que deu certo no início do Brasileirão. A partir daí, o jogo virou um treino de ataque contra defesa. O Corinthians tentou, mas não conseguiu o empate. Pior, levou o segundo já nos acréscimos, com gol de Wilson Pittoni. O resultado ainda deixa o timão líder do campeonato, mas a derrota dá brechas para os adversários encostarem no término desta rodada. O Figueirense, com a vitória, sobe para a oitava colocação, e começa a sonhar com o G-4.

Depois de falarmos de Brasilerão, vamos destacar agora mais uma grande conquista do futebol brasileiro. Neste sábado, a seleção brasileira sub-20 conquistou o pentacampeonato mundial da categoria. A competição foi disputada na Colômbia, e os meninos brasileiros, mais uma vez, enfrentaram um duro adversário para chegar ao título. Depois de passarem por Espanha e México, o Brasil tinha Portugal pela frente, seleção que aliás não havia sofrido nenhum gol até o momento na competição. Melhor ataque contra a melhor defesa. Promessa de um grande jogo, o que acabou se confirmando dentro das quatro linhas. E a seleção brasileira logo conseguiu furar a forte defesa portuguesa. Aos cinco minutos, Oscar cruzou bola na área, a bola desviou no defensor português e entrou. Porém, a alegria brasileira durou pouco. Aos nove minutos, em jogada pela linha de fundo, Alex aproveitou cruzamento, se antecipou a marcação canarinha e igualou o placar. Depois de um começo alucinante, a partida caiu um pouco de velocidade, e qualidade técnica não era muito boa. As duas equipes tentavam chegar, mas encontravam poucos espaços. E o placar ficou no empate ao término do primeiro tempo.

Na volta para a segunda etapa, o técnico Ney Franco repetiu o que já havia feito contra o México nas semifinais. Sacou William José e colocou Negueba, além de Allan na vaga de Gabriel Silva. Assim, Casemiro foi recuado para a função de terceiro zagueiro, Juan foi fazer a lateral-esquerda e Allan o lado direito, deslocando Danilo para o meio. Porém, diferentemente da última partida, as mudanças não surtiram o efeito esperado, e o Brasil seguia com dificuldades para chegar a frente. Pior: acabou levando a virada em um contra-ataque, em uma falha infantil da defesa e do goleiro Gabriel, que viu Nelson Oliveira escapar pela direita e, quase sem nenhum ângulo, bater rasteiro e virar o marcador para os portugueses. Após o gol, Ney Fracno sacou o apagadíssimo Phillipe Coutinho e colocou o amuleto Dudu na partida. A partir daí, Portugal se fechou, e a seleção brasileira tentava de todas as formas chegar ao empate, principalmente pelos lados de campo. E foi o talismã brasileiro que mais uma vez decidiu. Aos 33 minutos, Dudu rodou pra cima da marcação portuguesa e cruzou. O goleirão rebateu para dentro da área, e Oscar deu uma de centroavante e empatou o jogo. 2 a 2 e mais uma vez a prorrogação no caminho brasileiro na competição.

No tempo extra, o jogo se abriu. O Brasil atacava, mas também sofria com as investidas portuguesas. A partida seguiu aberta. Gabriel se agigantou na frente dos atacantes adversários, e os jogadores de linha brasileiros também buscavam o gol. Porém, o iluminado da noite era Oscar. No segundo tempo da prorrogação, o meia foi tentar cruzar bola, buscando Henrique na área, mas acabou encobrindo o goleiro português Mika e marcando o gol do título do Brasil. Portugal tentou pressionar no fim, mas o título ficou mesmo nas mãos dos meninos brasileiros. Com todos os méritos, a seleção brasileira conquista o pentacampeonato mundial sub-20, e reascende a esperança do torcedor brasileiro sobre a tão necessária renovação, visando a seleção principal. Ney Franco com certeza é um dos grandes responsáveis por esta conquista. Montou um elenco com muita qualidade, que não possuía apenas um time com 11 jogadores, mas também ótimas peças no banco de reservas. O técnico também não exitou quando viu que a equipe não estava bem, mudou várias vezes o estilo de jogo da seleção e foi premiado pela ousadia. Parabéns também para o resto da comissão técnica brasileira, que também tem parcela nesta conquista.

O grupo de jogadores brasileiros mostraram muita frieza e experiência nos momentos decisivos da competição, apesar da pouca idade de todos. Principalmente no jogo contra a Espanha, vencido nos pênaltis, a seleção soube lidar com a pressão e, com categoria, enfrentou as dificuldades e venceu. Alguns jogadores se destacaram mais do que outros (como Dudu, Henrique, Oscar e Negueba), mas a grande força desta seleção foi todo o grupo de jogadores, sem nenhuma exceção. Como uma seleção brasileira deve ser. Então, fica de lição estes princípios. A nossa seleção principal ainda não conseguiu formar um grupo fechado de jogadores, coisa que aina é considerado normal. Mas esperamos que o Brasil principal consiga se espelhar neste sub-20, que agora, assim como a principal, possui cinco títulos mundiais. E, quem sabe, esta seleção tenha ainda muito sucesso. O próximo desafio será os Jogos Olímpico do ano que vem, em Londres, onde provavelmente alguns dos jogadores que conquistaram este mundial vão estar presentes, para quem sabe, daqui a três anos, aqui mesmo no Brasil, estarem disputando a Copa do Mundo, tentando mais uma conquista de expressão mundial. Parabéns aos meninos brasileiros.

5 comentários:

  1. http://videosdamaquinatricolor.blogspot.com/ gostei vamos fazer parceria

    ResponderExcluir
  2. Oscar simplesmente destruiu a defesa portuguesa com passes verticais, além dos 3 belos gols. Já o Timão insiste em dar graça ao campeonato. Melhor pra todos. Sem tirar o mérito do bom time do Figueira.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  3. O Ney Franco merecia o título. E claro fico feliz do Oscar ter jogado muito! E do melhor em campo ao meu ver ser o gremista Fernando, jogou muito, foi o melhor ao meu ver (mesmo sem os comentários do Neto e do Luciano do Vale).

    maniadegremista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É, essa mulecada do Brasil está ótima! Principalmente esse Oscar Ex- São Paulo, agora no Inter de Porta Alegre!

    blogimperiofutebol.blogspot.com Acc fazer parceria?

    ResponderExcluir
  5. o Brasil sub - 20 joga 1000 vezes melhor que a seleção principal que só perde gols e perde jogos shaha mas enfim espero que tudo de certo em 2014.
    E para quem quiser acompanhar um pouco mais de futebol acessem www.omaisdisputado.blogspot.com vlw pessoal.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!