quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Resumão da quarta-feira do Brasileirão

Nesta quarta-feira tivemos a abertura da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, com sete partidas. Vamos começar falando do líder Corinthians, que sofreu, mas venceu o América-MG no Pacaembu e garantiu a manutenção da liderança. Com gols de Jorge Henrique e Paulinho, o timão teve que buscar seu gol da vitória na segunda etapa, depois de começar o jogo bem, mas decair demais. Jogando mal, o alvinegro construiu o placar de 2 a 1 e se recuperou depois de duas derrotas seguidas. Mas o alerta corintiano já ascende. No gol, Renan falhou novamente. A defesa ainda não voltou a se encaixar, e o ataque sente muito a falta de Liedson. Já o América-MG permanece na lanterna, e tentará se recuperar no próximo domingo, com a chegada do novo técnico Givanildo de Oliveira. No Presidente Vargas, o Avaí conseguiu mais uma vitória e dá sinais de vida no Brasileirão. Venceu muito bem o Ceará por 3 a 0, com gols de Rafael Coelho, William e Cleverson, e mostra que está vivo na competição. O vozão, que mais uma vez não fez o resultado dentro de casa, perde mais uma, e faz o leão se recuperar. Porém, mesmo com a vitória, o Avaí segue no Z-4.

No Olímpico, confronto de duas grandes equipes que ocupam a parte debaixo da tabela. E o jogo ficou mesmo aparente com a situação de ambos os times. Grêmio e Atlético-MG fizeram um partida de muitos erros, que acabou empatada em 2 a 2. Leandro e Fábio Rochemback, pelo lado gremista, e André e Leonardo Silva pelo lado mineiro, marcaram os gols do empate, que acabou sendo ruim para ambos, e deixa os dois clubes ainda em situação perigosa na tabela. O Grêmio, que parece não conseguir engrenar neste Brasileirão, ainda corre atrás de bons reforços para melhorar a equipe. Já o galo aposta no trabalho de Dorival Júnior, que aos poucos vai tentando acertar o time. No Orlando Scarpelli, o Figueirense quebrou seu jejum sem vitórias, venceu o Botafogo e se recuperou na tabela. Os 2 a 0 foram construídos no primeiro tempo, com gols de Edson e Júlio César, e fizeram o time catarinense subir para a oitava colocação. Já o Botafogo, com a derrota, se afasta dos líderes e, com as vitórias de seus rivais, vê sua situação ficar um pouco mais complicada. Mesmo com o domínio do jogo, o fogão não fez uma boa partida e acabou sendo castigado. Caio Júnior já está bastante questionado.

No Couto Pereira, Coritiba e Palmeiras ficaram no empate por 1 a 1. Os dois gols saíram na primeira etapa. O zagueiro Jéci abriu o placar para o time coxa-branca, mas Marcos Assunção, em cobrança de falta, igualou o placar. O time paulista ainda encarou o empate como lucro, pois, no final de jogo, Thiago Heleno acabou sendo expulso e a equipe teve que segurar a pressão dos paranaenses, que tentaram, mas não conseguiram o gol da vitória. O empate faz o Coritiba seguir no meio da tabela, e o Palmeiras perder a oportunidade de se manter encostado nos líderes. Mais uma vez, o verdão dependeu de uma bola parada de Marcos Assunção para chegar ao gol, e a equipe ainda busca uma regularidade, para não deixar os times de cima escaparem. Na Arena do Jacaré, o Flamengo venceu mais uma e segue colado no líder Corinthians, e ainda por cima aumentou ainda mais a pressão pra cima do Cruzeiro. Mesmo jogando fora de casa, o Fla conseguiu se impor na partida, pressionou a raposa e conseguiu seu gol ainda no primeiro tempo, com Deivid, Depois de bela jogada do ataque rubro-negro. A vitória mantém os cariocas muito bem na tabela. Luxa ganhou os reforços que precisava e está conseguindo montar a equipe, que ainda necessita de algumas peças. Se elas chegaram, o time pode melhorar ainda mais.

E, se por um lado o Flamengo se mantém muito bem, o Cruzeiro sofreu a terceira derrota consecutiva, e Joel Santana, que já estava sendo questionado pela torcida, deixa seu cargo ainda mais em risco. O time celeste, que havia conseguido engrenar uma boa sequência, agora já se afasta do grupo da frente. Pra fechar, em São Januário, o Vasco venceu mais uma e continua na saga em busca dos líderes do Brasileiro. O time da Colina derrotou mais uma equipe paulista, desta vez o Santos, construindo seu placar ainda no primeiro tempo. Depois de um belo gol de Diego Souza, Dedé (aliás, os dois foram os melhores jogadores em campo) ampliou o marcador. No segundo tempo, o Santos tentou pressionar, mas encontrou um Vasco muito bem postado atrás, e não conseguiu reverter o placar. O resultado mostra mais uma vez que o cruzmaltino está mesmo disposto a brigar pelo título brasileiro, e tem elenco pra isso. Os três setores da equipe estão muito bem compactados, o toque de bola do time melhorou demais, e os principais jogadores vem se destacando. Já o Santos sofre seu terceiro revés seguido, permanece no Z-4, e ainda não conseguiu se encaixar no Brasileirão. Está faltando principalmente a parte coletiva para a equipe, porque os talentos individuais o time possui de sobra. Vamos ver se Muricy Ramalho consegue arrumar este problema do peixe.

Um comentário:

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!