quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O meio de semana de Brasileirão, Copa e Recopa Sul-Americana

Neste meio de semana o futebol brasileiro deu uma trégua no Campeonato Brasileiro. As equipes nacionais tiraram (ou pelo menos tentaram tirar) o foco do Brasileirão para se concentrarem em outras competições, que estão acontecendo simultaneamente com o nosso campeonato nacional. Com exceção do jogo entre Santos x Fluminense, partida atrasada do Brasileiro que foi realizado nesta quarta-feira, a Copa e a Recopa Sul-Americana deram suas caras nos campos brasileiros.

Vamos começar falando então do Campeonato Brasileiro, que teve uma única partida na noite de quarta-feira. Santos e Fluminense fizeram partida válida pela 5ª rodada do Brasileirão. E, na Vila Belmiro, deu peixe na cabeça. Num jogo bastante aberto, todos os gol do jogo saíram na primeira etapa. Primeiro, Borges fez de cabeça, completando cruzamento de Elano. Depois de a partida cair um pouco de ritmo, o tricolor empatou a fatura com Rafael Moura, também de cabeça. Porém, o alvinegro praiano voltou a frente do marcador pouco depois, e mais uma vez com Borges, finalizando no canto esquerdo de Diego Cavalieri, agora artilheiro isolado do Brasileirão, com 12 gols. No segundo tempo, o Fluminense até tentou pressionar os donos da casa, mas os santistas imporam uma boa marcação e seguraram a segunda vitória seguida no Brasileirão, resultado que afasta o peixe da zona da degola. Pela primeira vez com a equipe completa, com a volta de algumas peças vindas da seleção brasileira sub-20, o Santos agora tenta engrenar para, quem sabe, chegar as primeiras colocações. Já o Flu precisa ter uma boa sequência de jogos se quiser chegar a algum lugar neste Campeonato Brasileiro.

E, depois de falarmos de Brasileirão, vamos destacar a Copa Sul-Americana, que teve realizada neste meio de semana seus jogos de volta da primeira fase. Depois do Botafogo ter vencido mais uma vez o Atlético-MG e confirmado sua classificação na terça-feira, na quarta mais duas partidas definiram mais dois classificados para a segunda fase. No Morumbi, o São Paulo passou trabalho no primeiro tempo, mas conseguiu furar a retranca do Ceará na segunda etapa e venceu bem. Após terem vencido o primeiro jogo da melhor de duas por 2 a 1, o Ceará se dispôs a apenas se defender no Morumbi. Impôs dificuldades aos donos da casa, que não conseguiram jogar na etapa inicial. Mesmo sem alterações, no entanto, o São Paulo voltou mais ligado e conseguiu marcar na segunda etapa. Precisando apenas de uma vitória simples, a equipe paulista marcou três vezes, com Cícero, Lucas e Dagoberto, e confirmou a classificação. O tricolor agora espera o vencedor do confronto entre Libertad-PAR contra La Equidad-COL ou Juan Aurich-PER, que já se enfrentaram no jogo de ida, vencida pelos peruanos por 2 a 0.

O outro classificado da noite de quarta-feira doi o Flamengo. Depois de vencer o Atlético-PR por 1 a 0 na partida de ida, no Engenhão, o rubro-negro carioca foi até a Arena da Baixada e repetiu o marcador. E, mais uma vez, Ronaldinho Gaúcho teve que entrar em campo para fazer a diferença para o Fla, assim como no jogo do Rio de Janeiro. Com as duas equipes bastante desconfiguradas (o Atlético-PR entrou em campo com a equipe toda reserva, e o Flamengo com um misto quase todo de suplentes), a partida até que foi movimentada na primeira etapa, bastante aberta e com chances para os dois lados. No segundo tempo, após alterações dos dois treinadores, que colocaram jogadores titulares das suas respectivas equipes em campo, a partida seguiu aberta. E coube a Ronaldinho mais uma vez fazer a diferença. Após cobrança de escanteio, ele aproveitou desvio de Renato Abreu para marcar de cabeça o único gol do jogo, decretando a classificação flameguista, que terá como adversário na segunda fase da competição Nacional-URU ou Universidad-CHI.

Na quinta-feira, mais uma classificado para a segunda fase da Copa Sul-Americana foi confirmado. O Vasco, mesmo perdendo por 3 a 1 para o Palmeiras, usou o regulamento para passar de fase. Mesmo não jogando bem, e com um time misto em campo, o cruzmaltino soube usar a vantagem feita no jogo de ida e confirmou a classificação. O Palmeiras bem que tentou estragar a festa dos cariocas. Na primeira etapa, o alviverde se lançou ao ataque e conseguiu inaugurar o marcardor, com gol de Luan. No segundo tempo, logo no início, Kleber voltou a marcar depois de dez jogos de jejum e fez o segundo do time paulista, resultado que levaria a partida para os pênaltis. Porém, um ex-palmeirense foi quem estragou a festa dos donos da casa. Jumar acertou um lindo chute de longe e diminuiu o placar. O Palmeiras até marcou o terceiro gol, com Marcos Assunção, no último lance do jogo, mas o resultado não bastou. Vasco classificado e verdão eliminado. O cruzmaltino agora espera o vencedor do confronto entre Aurora-BOL e Nacional-PAR.

Pra finalizar este meio de semana de futebol pelo país, nada melhor que falarmos de título. O Internacional venceu o Indepiendente por 3 a 1, no Beira-Rio, e conquistou seu segundo título da Recopa Sul-Americana. Depois de perder por 2 a 1 na partida de ida, na Argentina, o colorado, contando mais uma vez com os gols do artilheiro Leandro Damião, conseguiu reverter a situação e garantir a taça. O Inter apostou numa postura bastante ofensiva para conseguir furar a defensiva argentina. Desde os primeiros minutos, o colorado pressionou o adversário, que acuado, sofreu com as investidas dos gaúchos, vindas principalmente com Damião, que não demorou muito para fazer 2 a 0 no marcador. Primeiro, ele fez jogada individual pela direita, entrou na área e contou com a ajuda do goleiro Navarro para marcar. Pouco depois, o mesmo Leandro usou todo seu "porte" para vencer os zagueiros argentinos e fuzilar Navarro, marcando o segundo gol. Porém, logo no início do segundo tempo, Velázquez marcou e diminuiu o placar.

O resultado faria a partida ir para a prorrogação. Depois de sofrer um baque, o Inter voltou com força total e, como na etapa inicial, pressinou o Indepiendente em busca do gol do título. E, de tanto insistir, ele veio já quase no final da partida. Depois de Jô ser derrubado na área, o lateral Kleber converteu penalidade máxima e garantiu a festa no Beira-Rio. Segundo título do Inter na Recopa, e primeira conquista de Dorival Júnior a frente do colorado. O treinador já consegue um título mesmo com o pouco tempo de trabalho, e mostra que o Inter precisava mesmo de um forte comando para engrenar na temporada. Coisa que agora o técnico e a equipe tentarão fazer no restante do Brasileirão, tentando ainda se aproximar dos primeiros colocados. A se destacar também a grande fase de Leandro Damião, que, desde o final do ano passado vem mostrando um excelente futebol e marcando seus gols. Parece que, a cada jogo que passa, ele vai evoluindo ainda mais e melhorando suas características com atacante. Se continuar com sua ótima fase, será muito difícil o Inter conseguir segurá-lo no Brasil, até também pelas convocações para a seleção brasileira. Coisas do nosso futebol.

2 comentários:

  1. ÚLTIMA RODADA DO PRIMEIRO TURNO DO BRASILEIRÃO
    A PARTIR DA PRÓXIMA RODADA, PONTUAÇÃO DO BOLÃO ZERADA! PALPITE: http://britfoot.blogspot.com/2011/08/bolao-do-brasileirao-ultima-rodada-do.html

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!