quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Resumão da 17ª rodada do Brasileirão e Brasil na final do Mundial sub-20

Neste meio de semana tivemos a realização da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. A quarta e a quinta-feira de futebol pelo país agitou os torcedores e também mexeu com a tabela de classificação. Além do Brasileirão, destacamos também a classificação da seleção brasileira sub-20 a final do Mundial sub-20, na Colômbia.

Primeiramente, destacamos o Campeonato Brasileiro. Vamos começar falando das partidas da quarta-feira, que começaram às 19h30. No Engenhão, o Fluminense passou pelo Figueirense e agora tenta manter uma sequência de bons resultados para encostar no G-4. O destaque da vitória do tricolor foi Rafael Moura, que marcou duas vezes no 3 a 0 dos cariocas. O Figueira, assim como o Flu, segue oscilando muito na tabela, e permanece na zona intermediária. Na Arena da Baixada, o Atlético-PR conseguiu mais uma importantíssimo resultado na briga contra o rebaixamento. Venceu o Cruzeiro por 2 a 1 e abandonou o Z-4. Num jogo brigado, o atleticano Cleber Santana marcou no finalzinho de jogo, garantindo os três pontos ao furacão, que segue sua saga para se afastar da parte de baixo da tabela. O Cruzeiro, depois da vitória por 5 a 0 sobre o Avaí, novamente perdeu e, assim como diversas equipes neste Brasileirão, peca muito pela grande irregularidade. No Presidente Vargas, o Ceará atropelou o Grêmio e complicou ainda mais os gaúchos. Marcelo Nicácio foi o destaque da vitória por 3 a 0, marcando duas vezes.

Muito forte em casa, os cearenses agora tentam melhorar seu desempenho fora de casa para se afastar de vez da zona da degola, coisa que o Grêmio está bem perto. Celso Roth sofreu seu primeiro revés a frente da equipe, que ainda necessita de peças para melhorar suas atuações dentro de campo. Na Ressacada, o Vasco venceu mais uma e continua sua insessante caça sobre os líderes do Brasileirão. Contra o Avaí, o Gigante da Colina encontrou dificuldades, mas, envolvendo o adversário com seu toque de bola, fez 2 a 0 no placar e agora pressiona ainda mais os primeiros colocados. Diego Souza marcou na primeira etapa, e Dedé na segunda, garantindo mais três pontos para o cruzmaltino, que, mesmo com a vaga assegurada na Libertadores do ano que vem, não relaxou e vem forte para a briga pelo título brasileiro. Já o Avaí, com mais uma derrota, permanece na penúltima colocação do Brasileirão. O técnico Alexandre Gallo, antes já ameaçado, balança ainda mais no cargo e pode deixar o clube. O leão da ilha necessita de reforços, pois, com a equipe que está entrando em campo, fugir do Z-4 vai ficar bastante complicado.

Vamos agora falar dos jogos das 21h50. Na Vila Belmiro, o Santos voltou a decepcionar, perdeu de virada para o Coritiba e caiu para a zona de rebaixamento. Depois de estar duas vezes a frente do placar, e nas duas oportunidades marcando com o artilheiro Borges, o peixe não aguentou e permitiu a virada do Coxa, que virou o jogo e venceu sua segunda partida fora de casa, subindo na classificação e ainda sonhando com o G-4. Já o peixe parece não ser mais o mesmo time, cai para a zona de rebaixamento e preocupa pela grande queda neste segundo semestre de temporada. No Beira-Rio, o Internacional voltou a vencer na estreia de Dorival Júnior no comando da equipe. O colorado bateu o Botafogo por 1 a 0 e permanece na briga pelos quatro primeiros lugares. Leandro Damião marcou o único gol da partida, e agora o Inter tenta engrenar de vez na competição, tentando acabar com a irregularidade no Brasileiro. Vamos ver se Dorival Júnior consegue mudar este panorama, porque o colorado possui um grupo muito qualificado. O Botaofogo, que planejava se aproximar dos líderes neste rodada, perdeu e vê seus adversários da frente se afastarem um pouco. Mas o fogão ainda briga pelo G-4, Caio Júnior vem acertando a equipe, e o alvinegro deve permanecer na frente da tabela até o fim da competição, pois melhorou muito seu desempenho.

Pra fechar a quarta-feira de Campeonato Brasileiro, vamos falar do líder, o Corinthians, que, jogando em Ipatinga, venceu de virada o Atlético-MG e garantiu a manutenção da liderança do Brasileirão. Depois de sair perdendo por 2 a 0 no primeiro tempo, o timão, ao seu melhor estilo "guerreiro e sofredor", virou o placar no segundo tempo. Emerson e Alex empataram logo no início da etapa final, coisa que assustou o Atlético, que acabou levando a virada com Liédson. O time do Parque São Jorge mantém a liderança do Brasileirão, agora com 37 pontos. Mesmo com um resultado adverso na primeira etapa, o técnico Tite soube mexer bem na equipe no intervalo e é um dos grandes responsáveis por esta incrível virada do Coringão, que, com Alex como titular ao lado de Danilo e com a volta de Liedson ao comando de ataque, mostrou poder de reação e venceu uma partida fundamental. Já o Atlético-MG segue afundado na crise. Mesmo com Cuca no comando, a equipe parece que não consegue sair da má fase, é o 18ª colocado e corre sério risco. Com um grupo de jogadores e um time bom no papel, o galo não consegue traduzir esta qualidade na prática, ficando muito aquém do esperado, e fazendo a torcida atleticana sofrer. Novas mudanças podem acontecer daqui pra frente.

Na quinta-feira, tivemos mais três partidas que finalizaram esta 17ª rodada do Brasileirão. E, em comum, tivemos os favoritos tropeçando. Começamos falando pelo Palmeiras, que, o Canindé, apenas ficou no empate contra o Bahia. Depois de começar bem, o verdão abriu o placar com Valdívia. Porém, a defesa voltou a falhar e levou o empate, com gol de Titi, de bola parada. O verdão agora ocupa a sexta colocação, mas acabou sendo beneficiado pelos tropeços dos adversários diretos. Nas últimas partidas, o Palmeiras vem mostrando uma oscilação muito grande, principalmente na sua defesam que vem tomando gols bobos. O Bahia permanece na 13ª colocação, tentando se afastar ainda mais do grupo debaixo da tabela. Na Arena do Jacaré, mais um empate por 1 a 1. América-MG e São Paulo ficaram na igualdade, resultado que foi ruim para ambos. Marlos marcou para o tricolor, e Kempes para o coelho, que segue agonizando na lanterna. O time paulista permanece na terceira colocação, ainda está no páreo, mas perdeu a oportunidade de encontar ainda mais na liderança. Pra finalizar a grande rodada do Brasileirão, o resultado mais surprendente desta 17ª rodada: a goleada do Atlético-GO sobre o vice-líder Flamengo. O dragão simplismente atropelou o rubro-negro, que ficou perdido jogando com três zagueiros. Sem Ronaldinho Gaúcho, o Fla perde a invencibilidade no Brasileirão e vê o Corinthians abrir vantagem na primeira colocação. O Atlético-GO, que fez uma partida quase que perfeita, consegue se afastar da zona de rebaixamento.

E, depois de falarmos de Campeonato Brasileiro, vamos destacar a classificação da seleção brasileira sub-20 a final do Mundial da categoria, disputado na Colômbia. Nesta quarta-feira, os meninos brasileiros derrotaram o México e asseguraram a vaga na grande decisão da competição. Mais uma vez jogando em Pereira (palco que já tinha recebido o Brasil na última partida, na vitória pro pênaltis contra a Espanha), a nossa seleção, assim como na última partida, encontrou dificuldades. Na primeira etapa, houve um certo equilíbrio nas ações. O Brasil tinha mais posse de bola e chegava mais pelo meio, principalmente nas investida de Oscar. Phillipe Coutinho também tentava, mas quem chegava com mais perigo quando atacava eram os mexicanos, que fizeram o goleiro Gabriel trabalhar em algumas oportunidades. O Brasil também conseguiu chances, mas não tão claras como a do México, mesmo tendo mais a bola nos pés. Na segunda etapa, o técnico Ney Franco entrou em ação e, assim como no jogo contra a Espanha, mudou completamente a forma da equipe jogar, colocando Negueba e Dudu pelos lados de campo, sacando Phillipe Coutinho e explorando muito os lados de campo, com os alas e as passagens dos leterais, que apareciam de trás.

E, jogando assim, o Brasil encontrou dificuldades no começo, mas foi se adaptando e melhorando na partida. Porém, o México era muito perigoso quando chegava a frente e, assim como fez a Espanha, explorou as costas os laterais brasileiros e também o meio-de-campo, onde existiam espaços. O jogo seguida bastante difícil e equilibrado, mas as cartadas de Ney Franco deram resultado novamente. Foram dos dois alas brasileiros que saíram os gols da classificação, que tiveram um mesmo autor: Henrique. Antes sumido na partida, sendo o centroavante que não recebia bolas, ele aproveitou as chances que teve para liquidar a partida. Primeiro, ele aproveitou cruzamento de Negueba pela direita e antecipou a zaga mexicana para marcar o primeiro. E, depois, apareceu quando Dudu cruzou, também do lado direito, após bela trama do ataque brasileiro. 2 a 0 no placar e classificação garantida para os meninos brasileiros, que, no próximo sábado, encaram a seleção de Portugal na grande final do Mundial.

Assim como no jogo contra a Espanha, o Brasil enfrentou um adversário muito difícil, de forte marcação e ataque perigoso. Mas Ney Franco soube novamente mexer suas peças dentro de campo, não teve medo de mudar completamente o estilo de jogo da equipe e obteve êxito mais uma vez. A defesa brasileira já se saiu melhor nesta partida, mas ainda precisa de ajustes. O ataque com os alas parece ser a melhor opção, com Phillipe Coutinho em baixa. Mas, mesmo com as mudanças de Ney durante a partida, acredito que ele começará o jogo contra os portugueses da mesma forma do que começou contra espanhóis e mexicanos, com dois meias e dois atacantes. As opções existem aos montes, e isso todos já viram. E, dentro de uma seleção brasileira, este fator é muito importante, pois os adversários costumam se retrancar contra a nossa seleção, e, assim, as alternativas devem existir. Então, vamos torcer muito para os nossos meninos brasileiros coroarem a ótima campanha neste Mundial, levando o título pra casa e valorizando esta geração, que tem tudo para dar muitas alegrias ao torcedor brasileiro futuramente.Resumão da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro e Brasil na final do Mundial sub-20

Um comentário:

  1. Belo post Gabriel... Estou sem palavras para distinguir esse resume espetacular!

    Falando do Brasileirão, uma coisa é certa, está esquentando cada vez mais, na parte de baixo e na de cima. Já o Brasil sub-20, mostra aos marmanjos como se deve jogar bola.

    Abração!

    Geano Souza
    voceabolaeeu.blogspot.com

    OBS: Gabriel peço desculpa por não está comentando frequentemente, pois, estou um pouco sem tempo. Em breve... Tudo volta ao normal.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!