terça-feira, 9 de agosto de 2011

Curtinhas do meio de semana

Depois de um final de semana bastante agitado se falando de Campeonato Brasileiro e tudo mais, neste meio de semana damos uma "trégua" do Brasileirão 2011 e abordamos alguns assuntos relevantes, que foram e serão destaques neste meio de semana. Ou melhor, começaremos falando ainda de Campeonato Brasileiro, mas ao longo do post outros temas serão abordados. Vamos lá:

- Padronização dos jogos do Brasileirão

Depois de intermináveis mudanças em relação aos horários das partidas do Brasileirão, a CBF finalmente criou um "padrão" para fixar de vez os horários das partidas, tanto no meio como nos finais de semana. Os horários ficaram definidos assim: Nas quartas-feiras, jogos às 20h30 e às 21h50 (infelizmente a nossa confederação não consegue antecipar os horários dos jogos por causa da "toda poderosa"); às quintas-feiras, partidas somente às 20h30; aos sábados, jogos às 18h; e aos domingos partidas às 16h e as 18h. Mudanças mínimas, que não influenciaram muita coisa para as equipes, mas serve para nós, torcedores, nos programarmos melhor pra acompanharmos nosso time do coração, sem muitas confusões.

- Dança dos técnicos

Ainda falando de Campeonato Brasileiro, a "dança das cadeiras", com as trocas de treinadores de diversas equipes, ganhou destaque novamente nesta semana, e agora dentro de dois grandes clubes. Depois do Grêmio, que demitiu seu técnico interino e contratou Celso Roth, foi a vez do rival Internacional e do Atlético-MG também efetuarem suas mudanças. Diferentemente do seu rival, o colorado ainda corre atrás de um treinador. Vários nomes estão na mira, mas a diretoria está preferindo um técnico brasileiro que está atualmente fora do país. O mais cotado seria Paulo Autuori, que estaria tentando a liberação de seu clube nos Emirados Árabes para pousar no Beira-Rio. Técnico bastante rodado, com vasta experiência, o que o Inter está buscando para finalmente engrenar e acabar com sua irregularidade neste Brasileirão. O Atlético-MG já escolheu seu novo comandante: Cuca, que a mais ou menos um mês foi demitido do Cruzeiro, assumi o galo numa situação bastante complicada. Beirando a zona de rebaixamento, o alvinegro mineiro aposta no treinador para se recuperar, e Cuca espera ter sucesso com o ex-rival.

- Velho Lobo oitentão

Nesta terça-feira uma lenda do nosso futebol assoprou pela 80ª vez as velinhas. Mário Jorge Lobo Zagallo completou 80 anos de vida, ainda com toda sua plenitude, bom humor e superstição habituais, o velho lobo pra sempre será lembrado como um dos maiores nomes se tratando de seleção brasileira. Com 48 anos de carreira dentro da nossa seleção, ele foi um dos únicos atletas que foram campeões mundiais como jogador (1958 e 1962) e treinador (1970 e 1994, este último como auxiliar). Ao todo, Zagallo foi tetracampeão mundial, coisa que jamais outro conseguiu em frente a seleção brasileira. Como jogador, fez parte do grande esquadrão do Botafogo nos anos 50 e 60, juntamente com o gênio Garrincha e outros craques. Deixou Pepe na reserva no Mundial de 62, jogando ao lado de Pelé. Em 70, comandou a inesquecível seleção tricampeã do mundo. Já como treinador, esteve como auxiliar-técnico de Parreira na Copa e 1994 e foi vice-campeão em 1998. Dono de declarações emblemáticas, como "vocês vão ter que me engolir!" e da mania do número 13, Zagallo merece todas as homenagens. Parabéns ao velho lobo, que eternamente ficará marcado na história da seleção brasileira.

- Meninos do Brasil

Nesta quarta-feira a seleção brasileira sub-20 entra em campo para disputar uma vaga nas quartas-de-final do Mundial da categoria, que está sendo disputado na Colômbia. O time de Ney Franco, que na primeira fase classificou-se na primeira colocação do seu grupo, com um empate e duas boas vitórias, enfrenta a Árabia Saudita tentando seguir em frente na competição. A equipe, mesmo sem Neymar e Lucas, as duas principais estrelas brasileiras na categoria atualmente, possui um grupo muito qualificado, contado com uma ótima geração, liderada neste Mundial pelo ex-vascaíno Phillipe Coutinho, e tendo em campo muitos jogadores que já são titulares em times brasileiros. Mano Menezes já confirmou que, se o Brasil passar de fase, viajará até a Colômbia acompanhar a equipe nos próximos jogos, até para observar alguns possíveis atletas para os Jogos Olímpicos do ano que vem, que buscaram a inédita medalha de ouro em Londres. Boa sorte aos meninos brasileiros, e aposto que esta geração ainda irá muito longe.

- Em busca da reconfiança

Além da seleção sub-20, também nesta quarta-feira a seleção brasileira principal entrará em campo para mais um amistoso, o primeiro depois do fracasso na Copa América. O adversário será a forte equipe da Alemanha. Mano Menezes, com apenas três novidades no elenco em relação a competição, ainda aposta no grupo que tem em maõs, mesmo este não tendo apresentado um bom futebol na Copa América que se passou. O time será praticamente o mesmo, tanto na defesa, como no meio-de-campo e no ataque. Ganso continua como camisa 10 e Neymar como a estrela. Principalmente neste jogo poderemos ver realmente se a falta de experiência vem atrapalhando a nossa seleção, como atrapalhou na fatídica disputa de pênaltis contra o Paraguai. O grupo ainda é muito jovem, o que é normal quando se trata de uma renovação. Só que este processo já está sendo feito a um ano, e os resultados precisam aparecer, ou ao contrário a situação de Mano ficará bastante complicada em frente a a equipe. A Alemanha se vê num momento inverso. Também bastante renovada, mas tendo resultados mais expressivos e mostrando um melhor futebol, complicará bastante a vida do Brasil, que, neste era Mano Menezes, vem sofrendo nas mãos das grandes seleções.

- Copa Sul-Americana

E neste meio de semana teremos a abertura de mais uma edição da Copa Sul-Americana para os times brasileiros. Continuando no formato habitual, onde os times brasileiros se enfrentam no início, a competição vale uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem. E, mais uma vez, os clubes brasileiros não devem dar muita bola para o torneio. Primeiramente, porque o Campeonato Brasileiro está rolando a todo valor, e os times nacionais darão muito mais valor ao Brasileirão do que para a Copa. Segundo, porque o expremido calendário brasileiro não permiti que os times disputem as duas competições com sua força máxima. E, terceiro, porque o torneio, mesmo valendo vaga na Libertadores, ainda não possui muita tradição e importância dentro do futebol brasileiro, e não caiu no gosto do torcedor. São por esses e outros motivos que a Copa Sul-Americana não deve ser tão levada a sério e nem disputada com toda sua força aqui no Brasil. Melhor para argentinos, uruguaios e paraguaios, que provavelmente terão o caminho facilitado sem muitos clubes brasileiros pelo caminho.

7 comentários:

  1. Muitos temas importantes neste meio de semana: destaque para a surpreendente (no meu modo de ver) unificação dos horários do Campeonato Brasileiro. E na Copa Sul-Americana, São Paulo, Palmeiras e Flamengo são as grandes esperanças brasileiras na competição.

    Vou aproveitar também a deixa....

    Tabelas 2011/2012 para download dos Campeonatos Inglês (Premier League), Espanhol (La Liga), Italiano (Lega Calcio), Alemão (Bundesliga), Francês (Ligue 1) e Holandês (Eredivisie).
    Além de gols e resultados das grandes competições de futebol pelo continente europeu !!!!

    http://loucurapelofut.blogspot.com/

    http://loucurapelofut.blogspot.com/

    Abraço, Gabriel !!

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, gostei muito desta padronização dos jogos, muito bom.

    Abraço

    ||| { SANGUE AZUL } |||
    ------------------------------------
    ---> Grêmio contrata zagueiro Edcarlos
    ---> WALLPAPER SANGUE AZUL
    ---> Estudo para defender pênaltis

    ResponderExcluir
  3. Belo post Gabriel, como sempre. Não perco um só post seu, sempre bem elaborados. Continue assim!

    Sobre as "Curtinhas do meio de semana", acho que o destaque ficou por conta da "Padronização dos jogos do Brasileirão", a CBF muda-muda, e não chega a onde quer.

    Abração!

    Geano Souza
    voceabolaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Grande Zagallo. :) Acho a Sul Americana sem utilidade. E finalmente um padrão nos horários dos jogos, né não?

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Postei nesta 4ª feira a coluna Blogueiros Respondem -6ª edição.

    Blogueiros opinaram sobre a Copa Bridgstone Sul-Americana 2011,confira:

    http://www.digaofutebol.com/2011/08/blogueiros-respondem-copa-sul-americana.html


    Abraço.

    http://www.digaofutebol.com

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A padronização dos horários foi boa.
    E eu acho que o horário de 21:50 tem que continuar. Na europa tb é assim e ninguem reclama.
    Nos E.U.A os jogos da NBA são as 22h e ninguém reclama. É só aqui.

    Jady Rastoldo
    http://ultimoapito.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!