segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O sub-20 "de maior" da seleção brasileira

A juventude brasileira brilhou novamente. Num jogo eletrizante e emocionante, a seleção brasileira sub-20 venceu a Espanha nos pênaltis e garantiu vaga em uma das semfifinais da competição. Depois do empate no tempo normal e na prorrogação, a estrela do Brasil brilhou na decisão por penalidades máximas, despachou os espanhois de volta para casa e seguem firme em busca do pentacampeonato mundial da categoria. Mostrando uma postura de gente grande, os meninos brasileiros passaram de fase e continuam seu trabalho, não visando só este Mundial, mas também projetos futuros.

Quem viu toda a partida viu um grande equilíbrio entra as duas equipes em todo o tempo de partida, menos nos primeiros 35 minutos da primeira etapa. Nervosa e ansiosa, a seleção brasileira não conseguia dar três toques na bola, não aproveitava o talento individual de seus jogadores e levou uma enorme pressão dos espanhóis, que se imporam e tomaram conta do campo brasileiro. O Brasil, acuado, não jogava com suas laterais e nem com seus homens de criação, e teve suportar as investidas dos europeus. Mesmo jogando mal e com a defesa atrapalhada, a seleção conseguiu segurar o ímpeto espanhol, graças também ao goleiro Gabriel, que teve certo trabalho em algumas bolas perigosas. A seleção só chegava em alguns poucos contra-ataques. E, num destes contra-golpes, e mesmo em um cenário bastante desfavorável, o Brasil abriu o placar. Depois de um chutaço de Henrique, a bola acertou o travessão e sobrou limpa para outro atacante são-paulino, William José, só empurrar para o fundo do gol, abrindo o placar na cidade de Pereira. A partir do gol brasileiro, o jogo foi outro. Os espanhóis sentiram o gol e não conseguiam mais chegar com tanta facilidade como nos primeiros 35 minutos de partida.

Na segunda etapa, a partida melhorou bastante, e o equilíbrio começou a imperar dentro das quatro linhas. O técnico Ney Franco sacou William, que marcara o gol, e pôs o velocista Negueba na partida, deixando o flamenguista aberto pela direita e centralizando mais Henrique. Mais calmo e organizado, o Brasil apostava na velocidade do seu ataque para matar a partida, enquanto os espanhóis, que sentiram bastante o gol, voltaram a jogar bem, como atuaram no primeiro tempo. E foram os europeus que empataram o jogo. Depois de cruzamento, o brasileiro naturalizado Rodrigo se antecipou a marcação e cabeceou sem chances para Gabriel. 1 a 1 no placar, e o jogo seguia muito equilibrado e também muito aberto. A Espanha continuava achando buracos na defesa brasileira, principalmente no meio-de-campo. Já o Brasil continuava apostando na rapidez ofensiva. E este cenário aumentou ainda mais quando Ney Franco colocou Dudu na vaga do apagadíssimo Phillipe Coutinho. Com o cruzeirense pela esquerda, Negueba pela direita e Henrique dentro da área, as jogadas pelas pontas se intensificaram, mas ficaram muito previsíveis. Oscar, que tinha a missão de criação no meio-de-campo, se preocupava mais em marcar do que criar jogadas. Assim, com os espanhóis também tentando o gol, o jogo foi para a prorrogação.

O tempo extra mostrou uma mesma postura de ambas as seleções. Os brasileiros continuavam jogando quase que exclusivamente pelas alas, e as jogadas de meio não saíam. Já os espanhóis tentavam aproveitar os espaços dados no meio-de-campo, já que os volantes brasileiros jogavam bastante recuados, e também tentavam pelos lados, explorando as costas dos laterais do Brasil, que não apoiavam e nem marcavam. Assim, Ney Franco tentou algo diferente. Sacou o cansado Oscar e pôs o vascaíno Allan no jogo, mudando o esquema brasileiro, que passou a jogar num 3-4-3, deslocando Casemiro para a função de líbero, Allan pela direita e Gabriel Silva pela esquerda como alas, apoiando Dudu e Negueba mais a frente, respectivamente. O santista Danilo formou a dupla de volantes com o gremista Fernando, e Henrique permanecia como centroavante. Assim, o Brasil voltou a jogar mais pelo meio, tendo mais possibilidades de jogadas.

E quem levou a melhor diante de toda esta disputa foi a nossa seleção. Em jogada de Dudu pela esquerda, o cruzeirense tabelou com Henrique e chutou cruzado, colocando o Brasil novamente na frente do marcador. Mas, quando se trata de um jogo destes, tão brigado e disputado, qualquer vacilo pode ser fatal. E foi. Em mais uma entre tantas cochiladas da defesa brasileira, o cruzamento vindo da esquerda encontrou Vazquez livre dentro da pequena área para igualar o placar. 2 a 2 e nada definido. O segundo tempo da prorrogação manteve o mesmo panorama. Jogo franco e aberto, com as duas equipes buscando insessantemente o gol. O Brasil foi um pouco melhor, tentou com cruzamentos, jogadas pelas laterais e pelo meio, mas não conseguiu marcar. E, assim como em toda a partida, os espanhóis permaneceram encontrando muitos espaços pelas laterais, nas costas dos brasileiros, que conseguiram melhorar a marcação pelo meio. Mas não teve jeito. Mais uma vez, as penalidades máximas no caminho da seleção brasileira e dos brasileiros.

E todo brasileiro, por mais otimista que seja, se lembrou da fatídica decisão por pênaltis da última Copa América, contra o Paraguai. Porém, os meninos brasileiros mostraram muito mais frieza, controle emocional e categoria para baterem os pênaltis, mesmo sendo ainda bastante jovens. Casemiro, Danilo, Henrique e Dudu converteram as cobranças. 100% de aproveitamento do Brasil, que contou com o excelente e inspirado goleiro Gabriel, que defendeu duas cobranças, para avançar as semifinais do Mundial. Agora, a nossa seleção encara o México, que eliminou a dona da casa Colômbia. A partida acontece na próxima quarta-feira. Num jogo muito brigado e equilibrado, os garotos brasileiros mostraram muita competência e qualidade, como todos nós já sabíamos que esta seleção possuía. O técnico Ney Franco soube muito bem ajeitar a equipe para tentar algo novo, mechendo nas peças e mudando o esquema, e mesmo quando seus principais jogadores não estiveram bem, as alternativas apareceram e fizeram o Brasil jogar. As deficiências existem, é claro, principalmente na defesa e nas laterais.

Mas também existem muitos pontos positivos nesta seleção, que superam os defeitos citados acima. A qualidade individual e coletiva dos jogadores, a frieza e tranquilidade mesmo com apenas 20 anos no máximo para cada atleta, a união, a organização da equipe e também é claro toda a ginga brasileira são destaques da equipe. Como já foi dito, esta geração "colhe" uma safra muito boa, e estes meninos podem levar o Brasil ao pentacampeonato mundial sub-20, porque possuem qualidade para tal. O próximo desafio será contra os mexicanos, na quarta-feira. Mostrando futebol, postura e equilíbrio de gente grande, a seleção brasileira sub-20 segue seu caminho em busca de mais um título mundial da categoria, já visando um trabalho a longo prazo, com as Olimpíadas de 2012 e a Copa do Mundo de 2014. E o trabalho, por enquanto, está sendo muito bem executado.

5 comentários:

  1. Essa seleção da orgulho. A única que torço. Não consigo torcer para a seleção principal.
    Esses meninos dão orgulho para nós. É lindo ver como lutam pela a seleção, coisa que não vemos a tempos na seleção principal, não é?
    Por isso que digo que a seleção tem que ser renovada de verdade. E não essa falsa renovação que está acontecendo.
    Mas vamos ver o que acontece. Vamos torcer pelo título, afinal, eles merecem.

    Beijoos;**

    E você, prefere qual seleção?
    http://ultimoapito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Os meninos estão fazendo muito bonito. Chamando a responsabilidade, encarando de frente uma escola como a da Espanha. Gostei muito do jogo, achei eles bem seguros, apesar de cometerem alguns errinhos bobos que permitiram o empate. Acho que é devido a falta de experiência em grandes competições, né? Foi bacana também o Gabriel pegar os pênaltis, dá mais segurança para ele, que apesar de muito bom ainda tava pecando um pouco nesse fator. Agora o time vai com tudo pra cima do México e tem tudo para ganhar!
    Vamos esperar até quarta!

    Samira
    http://oquedeuerradofc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gabriel,concordo com vc,esta é uma boa safra mesmo e como dá gosto a gente ver a Sel. Brasileira sub-20 jogar,eles são guerreiros,tem raça e mesmo quando perdem é por causa de situações do jogo e não por preguiça,omissão, ou salto alto, e creio que se esses meninos estivessem na Copa América,ao invés da Seleção principal, passaríamos sim pelo Paraguai,poderíamos nem ser campeões mas não seria aquele vexame e até na primeira fase creio que seria mais tranquilo pro Brasil.

    Voltando ao Mundial sub-20 estou apostando todas as fichas na nossa seleção que apesar de ter erros aqui ou ali ela consegue consertar no decorrer da partida e a superação é determinante,já a Sel. perincipal...

    Abraço.
    ________________________________________________

    Quero saber se vc aceita ser o próximo entrevistado do blog Digão Futebol. Nos responda nos comentários ou no nosso email: rodrigocarvalho.go@gmail.com

    ______________________________________________

    Esses são os meus palpites para a próxima rodada do Brasileirão:

    Fluminense 1x1 Figueirense
    Avaí 1x0 Vasco
    Atlético-PR 0x1 Cruzeiro
    Ceará 3x2 Grêmio
    Santos 1x0 Coritiba
    Internacional 1x3 Botafogo
    Atlético -MG 1x4 Corinthians
    Palmeiras 1x0 Bahia
    Flamengo 3x1 Atlético -GO
    América -MG 1x3 São Paulo

    http://www.digaofutebol.com

    ResponderExcluir
  4. Essa seleção está dando o exemplo, tanto como jogar com raça, vontade, honrar a camisa... E acima de tudo, a bater pênalti! haha

    Abraço

    ||| { SANGUE AZUL } |||
    ------------------------------------
    ---> Em sua 4ª passagem pelo Grêmio, Roth completará 200 jogos
    ---> "Realizo um sonho", diz Julio César em sua apresentação oficial no Grêmio
    ---> Grêmio com difícil sequência de jogos

    ResponderExcluir
  5. Os garotinhos mostrando a seleção principal como é que se joga!

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!