quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

As diferenças entre os tamanhos dos campos de futebol pelo Brasil

Com o início dos Campeonatos Estaduais pelo Brasil, a questão que entra em campo junto com os jogadores é o próprio gramado onde rola o espetáculo. As dimensões dos campos de futebol no país é muito grande. É só conferir as dimensões dos principais estádios do Brasil. A Fifa diz que os campos podem variar de tamanho, dentro de certos limites. Para jogos locais, como Estaduais, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, os campos devem ter de 90 a 120 metros de comprimento e de 45 a 90 metros de largura. Alguns times usam como desculpa em uma derrota, por exemplo, que é difícil jogar em tal estádio porque o campo é pequeno, e o adversário se fecha. Mas também têm o contrário, que quando o campo é grande aparecem os espaços.

Pois é, usando estas armas, várias equipes tentam se beneficiar usando destes artifícios em seus respectivos campos, e com os Campeonatos Estaduais isso aumenta consideravelmente, principalmente com times considerados pequenos.

Confira abaixo as medidas dos principais estádios do Brasil e suas diferenças de tamanho. A maior diferença está quando se compara o Serra Dourada com a Arena da Baixada, Engenhão, Olímpico e Parque Antártica. Estes têm 5 metros a menos de comprimento e 10 metros a menos de largura em relação ao estádio goiano.



Ilha do Retiro
Maracanã
Mineirão
São Januário

MEDIDAS: 110 M x 75 M







Vila Belmiro
Aflitos

MEDIDAS: 105 M x 70,5 M





Arena da Baixada
Engenhão
Olímpico
Parque Antártica

MEDIDAS: 110 M x 70 M




Serra Dourada

MEDIDAS: 110 M x 78 M









Beira-Rio
Morumbi

MEDIDAS: 108,2 M x 73 M








Pacaembu

MEDIDAS: 104 M x 76 M

14 comentários:

  1. Você sempre me surpreende com esses temas super legais e sua forma diferenciada de falar em futebol, Sou sua grande fã! *-*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas informações. Estava procurando "medidas de campos de futebol" do Brasil e estava difícil de achar. Até o site da CBF não dá informações.

    ResponderExcluir
  3. O Serra Dourada tem 118 x 80m, conforme seu site oficial.

    ResponderExcluir
  4. Esta medida de 118m X 80m do site oficial do Serra Dourada é da época da inauguração em 1975, em reportagens recentes as dimensões informadas são de 110m X 75m

    ResponderExcluir
  5. o Olimpico tem 105m X 68m...onde tem essas fontes??

    ResponderExcluir
  6. A Arena da Baixada tem 105x68 (medida recomendada pela FIFA) desde a inauguração em 1999

    ResponderExcluir
  7. O que mudou muito foi a bola!

    ResponderExcluir
  8. campo com as dimensões de 105x68....futebol society! especulava-se a pouco tempo a retirada de 1 jogador para cada lado com o propósito de ampliar os espaços...e agora reduzem as dimensões do mineirão, maracanã e etc....piada! Síndrome do micro, isto é, diminuem os públicos nos estádios, a extensão dos campos e com isso a qualidade do futebol. anônimo!

    ResponderExcluir
  9. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir
  10. Tadeu
    Na verdade, todos os gramados (campos de jogo), em todos as arenas e estádios deveriam ser uniformes. Padrão FIFA 105x68,

    ResponderExcluir
  11. a arena corinthians esta parecendo campo society , alem da camera central mal colocada a imagens do jogadores esta desfocada , algo precisa ser feito urgente...anderson ( xó ) sp....

    ResponderExcluir
  12. O estadio de minha cidade ITABUNA tem o mesmo tamanho do MARACANÃ

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito deste post poiis trouxe atona diferenças importantes quanto as medidas dos campos nacionais e europeus.
    Redes de Proteção

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!